Pular para o conteúdo principal

Deputado da Universal quer investigar Universidades Paulistas

por Maria Fernanda Guimarães 

Vinculado à Igreja Universal,
deputado do PRB
quer investigar "aparelhamento
das Universidades Paulistas"

Ligado à Igreja Universal, o deputado Wellington Moura (PRB) foi eleito presidente da CPI da Universidades Paulistas. Sem qualquer motivação objetiva e nenhuma “real irregularidade” apontada, como requer a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) , as estaduais Unicamp, Unesp e USP serão investigadas.

De fato, ao jornal O Estado de S. Paulo, o deputado disse que queria "analisar como as questões ideológicas estão implicando no orçamento das universidades".

Ao jornal O Globo, o deputado não escondeu suas reais intenções: " A gente sabe hoje que muitas universidades têm o pensamento esquerdista. Até onde isso fere a questão dos alunos aprenderem alguma coisa? E se o pensamento ideológico atrapalhar as universidades? Vamos entrar nessa questão."

Vício de origem

A deputada estadual paulista Isa Penna (PSOL), que não integra a CPI das Universidades questiona se os reais objetivos dessa CPI, que podem ser "perseguição política, religiosa ou cerceamento de liberdade de pesquisa e ideias".

Para a deputada, “essa CPI tem um vício de origem. O objeto da justificativa é o repasse de verbas públicas. Mas, publicamente, diversos membros da CPI mencionaram a investigação de um suposto aparelhamento ideológico”, disse a parlamentar.

A deputada Isa Penna (PSOL)
teme perseguições a
ideias e pensamentos dentro
das universidades paulistas 


Reitoria e Orçamento

O que a CPI quer, de verdade é promover mudanças na escolha de reitores, de maneira que o Estado    possa  escolher de forma direta reitores mais identificados com a agenda conservadora, menos desvinculados da educação e da pesquisa independente.

Também se busca com essa CPI reduzir a dotação orçamentária para as universidades estaduais e  manipular a  forma como o Estado repassa recursos às instituições, ambas garantidas atualmente pela denominada  "autonomia universitária".

Essa autonomia é garantida  pela Constituição Federal de 1988 no que toca a currículos, programas, coordenadores, linhas de pesquisa, dirigentes, gestores, colegiados etc. Contudo, em São Paulo, essa autonomia foi financeiramente garantida por um  decreto de 1989  do então governador Orestes Quércia que  vinculou recursos do ICMS (hoje em 9,57%) para USP, Unicamp e  Unesp  e a total autonomia dos reitores para geri-los.

Não por acaso, as o sistema universidades paulistas responde por 1/3 de toda a produção intelectual do Brasil. E aí somam-se 198 Universidades, sejam públicas ou privadas.

Universidades Paulistas

Embora o deputado da IURD tenha  mirado apenas nas celebradas Usp-Unicamp-Unesp, o sistema de ensino superior do Estado de São  Paulo ainda é integrado pela  Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), exclusiva de ensino à distância (EAD). 

E ainda  e pelas  Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e as seguintes escolas isoladas: a Faculdade de Medicina de Marília (Famema),  a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). 

O deputado Wellington Moura  (PRB)  é vice-líder do governo João Doria (PSDB) e foi o parlamentar que propôs a CPI.

Projetos irrelevantes

Moura é também um dos deputados que cria projetos de lei absolutamente irrelevantes. Um exemplo (no que foi pareado com outros deputados da quadra: Milton Vieira, Gilmaci Santos, Sebastião Santos) é  o projeto “Dia Estadual do Obreiro Universal”.

Trata-se de um dia para celebrar a importância dos acólitos da Igreja Universal, data  que é comemorada, anualmente  no terceiro domingo do mês de agosto.   O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa, sancionado pelo então governador Geraldo Alckmin  e transformado na Lei nº 16.078, de 22/12/2015.

No seu projeto de proibição de "ideologia de gênero" encontram-se pérolas linguísticas. Como "orientação sexual de cunho ideológico e seus respectivos derivados". Como orientação sexual é algo pessoal e intransferível, não se sabe o que pode denotar a expressão "cunho ideológico" neste contexto. Imagine-se então o que significariam os termos "os seus respectivos derivados".

Sem Diploma

Moura nunca ingressou em uma Universidade — pública ou particular.  Nem conhece o sistema de ensino superior do Estado, pelo que se depreende do seu foco.  Ele é  portador apenas de um diploma do ensino médio.

Mesmo assim, com essas credenciais, será o presidente por 120 dias  dessa CPI das Universidades Paulistas e  também é presidente da permanente Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento na legislatura 2019-23.


Com Estado, O Globo, site da Alesp e outras fontes







Universidade de Lavras faz proselitismo religioso

Universidade de Londrina proíbe celebração de missa em sua capela

Paleontólogo descobre fóssil de pterossauro de 200 milhões de anos

Cientistas descobrem na Rússia fóssil de mamute com tecido mole



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

Anônimo disse…
Mais um evanjegue atravancando o progresso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...