Pular para o conteúdo principal

ONG salva animais de sacrifício de rituais religiosos



Desde agosto de 2010, quando foi criado, o projeto “Bicho Sagrado”, da ONG SOS Aves & Cia., impediu que 2.648 animais fossem sacrificados por motivos religiosos.

Paulo Maia, presidente da ONG, afirmou não ter “nada contra a religião de ninguém”, mas todos precisam saber que torturar animais é crime tipificado na lei.

A lei 9.605, em seu capítulo cinco, determina que só é  permitido matar animais para saciar a fome ou para proteger lavouras e ainda no caso de o bicho ser nocivo para os humanos. Os infratores são punidos com multas.

“É preciso saber o que é religiosidade e o que crime de maus-tratos”, afirmou Maia.

Marcelo Monteiro, que sacerdote de Ogum (ele é, portanto, o responsável pela realização de sacrifícios), negou que os animais sofram muito. Argumentou que, no Candomblé, os animais são mortos rapidamente, de modo que sintam pouca dor.

Disse também que a lei é respeitada, porque “a carne dos animais serve para nos alimentar, o couro serve para a produção de materiais, e assim por diante”.

Ele afirmou a Clarissa Pains Silva, do jornal “O Globo”, que muitas das oferendas encontradas em ruas e encruzilhadas são feitas por pessoas que não pertencem a um grupo de Candomblé. Essas pessoas seriam “independentes”.

Monteiro disse que o Estado laico garante o sacrifício de animais em rituais religiosos. “Tentar proibi-lo é intolerância religiosa e desrespeito para com as tradições africanas."

A ONG adota alguns dos animais os quais salvam do sacrifício, enviando-os para um de seus dois abrigos, um em Saquarema e outro em Itaipava.

Um exemplo recente de adoção é o da galinha Beta. Ela foi resgatada em um despacho em Niterói após uma de suas asas ser amputada.

Maia contou que em 2010 salvou um bode próximo a um cemitério que tinha sete facas na cabeça. O animal conseguiu sobreviver e foi o primeiro a ser adotado.
Com informação de O Globo



Artigo: Sacrifício de animais esconde o fundamento espúrio das religiões

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes