Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica da Alemanha vai fechar 75 paróquias em 7 anos

Igrejas estão ficando vazias, e
 falta dinheiro para sustentá-las
A Igreja Católica da Alemanha vai fechar 75 paróquias ao noroeste do país, reduzindo-as a 30, por falta de fiéis e, consequentemente, de dinheiro para mantê-las. A informação, agora divulgada pela imprensa, foi comunicada em dezembro de 2012 aos fiéis pelo arcebispo Rainer Maria Woelki, da Arquidiocese de Berlim.

Woelki afirmou que a extinção das paróquias é necessária para que a arquidiocese consiga uma “estrutura sustentável” diante da “redução da população”.

Ele acrescentou que não se trata apenas de uma “reforma administrativa, mas também espiritual”.

A média de fiéis por paróquia atualmente é de 3.810. Com a nova estrutura, a média subirá para 13.300, na estimativa da arquidiocese.

Na Alemanha, existe o imposto eclesiástico, que é cobrado automaticamente uma vez por ano dos fiéis.

Nos últimos anos, tem sido significativo o número de alemães que comunicam ao órgão governamental responsável pela arrecadação que deixaram de ser católicos. Tanto que em 2012 a Conferência Episcopal da Alemanha baixou decreto determinando que quem deixou de pagar o imposto não poderá se casar na Igreja e batizar filhos. A Igreja só não negará a dar a extrema-unção.

O declínio da Igreja alemã se deve ao avanço na Europa da secularização, que, na Alemanha, foi impulsionada nos últimos dois anos pelos casos de pedofilia cometidos por padres e acobertados pela hierarquia católica.

Para a Igreja, contudo, o que há no país é uma “catolicofobia”, o que, de acordo com cardeal de Joachim Meisner, de Colônia, tem se refletido no noticiário.

O mais recente caso de repercussão na Alemanha envolvendo a Igreja foi o dos dois hospitais católicos que se recusaram a socorrer uma mulher estuprada, para não ter de receitar a pílula do dia seguinte.





Com informação do Vatican Today, entre outras fontes.

Por falta de fiéis, acelera-se na França venda de igrejas católicas
fevereiro de 2013

Igreja sofre perseguição igual à contra judeus, diz arcebispo
fevereiro de 2013


Comentários

Filho de Odin disse…
No Lugar de Igrejas católicas, serão abertos templos pagãos.GLÓRIA AOS DEUSES!

VIVA O NEOPAGANISMO!
Anônimo disse…
Este fato deve ter contribuido na decisão da renuncia.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil, vai demorar um pouquinho ainda a começar fechar as Igrejas, é que o povo daqui é a costumado com sacanagens, da para ver só pela política do Pais.
Anônimo disse…
Deviam começar vendendo as igrejas históricas, já que se dependesse da igreja católica, elas já teriam caído há muito tempo!! E´o governo que mantem aqueles templos de pé!! Ou então, que estatizem aqueles terrenos e os transformem em museu!! Chega de previlégios!!!
Allan Santana disse…
Papa alemão decadente, igreja alemã decadente. Simples!
Anônimo disse…
aqui se um dia começar a fechar o governo banca tudo com dinheiro público. Aqui na minha cidade quase exoneraram o prefeito porque ele não queria gastar dinheiro público com restauração de obras artísticas da igreja.
satanás disse…
isso significa: mais bibliotecas, cafeterias, pistas de skate indoor, museus, etc. sria tão bom se o brasil seguisse o exemplo.
Anônimo disse…
Se no Brasil houvesse uma escola, mesmo que pequena, ou uma creche, em cada igreja e templo evangélico, faltaria professor. Mesmo assim seria um excelente começo.
Miriam, católica de valores disse…
fico muito triste quando vejo o povo abandonando a fé desse jeito

é por isso que o mundo ta como ta
Almir Ferreira disse…
"O declínio da Igreja alemã se deve ao avanço na Europa da secularização". Mas para eu ter plena convicção que este também é o caso alemão, eu gostaria de ver dados sobre a igreja protestante, pra saber se ela também está em queda. Porque os católicos alemães são franca minoria naquele país, e o predomínio da igreja protestante é imenso. Se a Igreja católica diminui e a protestante aumenta, como é o caso no Brasil, então trocamos 6 por meia dúzia.


Paulo Lopes disse…
Procure se informar melhor, Almir. Porque os católicos alemães são tantos quantos os protestantes. Pelo menos eram, de acordo com o último censo.
O-Sábio disse…
Glória à Dawkins! Ainda há uma esperança!
LucasChaves disse…
Salve o Santo Pontífice Dawkins, o único e verdadeiro vigário de Deus, mas pera ai...ele é Ateu! FAILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Filho de Odin disse…
Não se esqueça de novos templos pagãos no lugares das igrejas dos Cristãos, pois muitas igrejas europeias foram construidas em cima de antigos templos domilidos pelos medievais católicos.
Anônimo disse…
É, tipo quando a fé tava em alta e rolavam altos massacres promovidos pela Icar?, tipo Cruzadas e Inquisição, entre outras.

(ironia On) É, o mundo na época que a Icar tinha poder era mais pacifico (Ironia off).
Anônimo disse…
Gloria a Odin e aos Aesir.
Anônimo disse…
"aqui se um dia começar a fechar o governo banca tudo com dinheiro público." [2]
Anônimo disse…
Assino em baixo! Sem privilégios!
Anônimo disse…
Bibliotecas e/ou cafeterias é uma excelente idéia! Ponto para os holandeses!!!
Anônimo disse…
Sim, é por isso que o mundo tá evoluindo e se afastando do obscurantismo!

Chora mais, crentalhona!
Anônimo disse…
Obrigado pela informação!
Se não for pedir demais, poderia postar um link com estes dados? Não estou duvidando de sua palavra, mas seria bom ter uma fonte pra calar a boca de certos falaciosos!

Novamente, agradeço!
Anônimo disse…
é por isso que o mundo ta como ta

O que ocasionam coisas ruins no mundo são mentalidades iguais a sua!
Anônimo disse…
O que acontece na Alemanha é a PROVA de que a religião NÃO RESISTE ao ENSINO de QUALIDADE. Dê educação de qualidade ao povo e será o fim das religiões, não só da católica.
Anônimo disse…
Se acontecesse isso no nosso país, nos tornaríamos os mais cultos (cultos de cultura, fise-se bem...) do mundo. Afinal, igreja, por aqui, concorre com boteco: tem uma dúzia em cada bairro (enquanto que bibliotecas...).

Ruggero

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...