Pular para o conteúdo principal

Religião separa até pessoas com afinidades entre si, diz cineasta



O cineasta Matthew Chapman (foto abaixo), disse que a religião mais separa do que une, o que ocorre até mesmo entre pessoas que têm entre si muitas coisas em comum, como judeus e árabes. “Eles comem a mesma comida, vivem na mesma terra, dividem em grande parte os mesmos mares, são mães e pais, têm filhos, e a única coisa a dividi-los é a religião e, em decorrência dela, a disputa por um território”.

Chapman é um britânico radicado há 20 anos nos Estados Unidos. Dirigiu cinco filmes. O mais recente deles, “A Tentação”, que acaba de ser lançado no Brasil, é um thriller filosófico que conta a história de um embate entre um ateu e um cristão fundamentalista.

 Matthew Chapman
Chapman é tataraneto
de Charles Darwin
Casado com a atriz brasileira Denise Dumont, Chapman aparece com frequência ao Rio de Janeiro, onde tem uma casa. Ele afirmou que a tentativa da Rosinha Matheus, quando foi governadora, de implantar o ensino do criacionismo nas escolas públicas serve de um aviso aos brasileiros para que estejam atentos de modo a impedir o avanço do fanatismo religioso no país.

Chapman é tataraneto de Charles Darwin (1809-1882), biólogo que formulou a teoria da evolução.

Ele falou que, no seu tempo de colégio, não se interessa muito pelo seu descendente ilustre porque na Europa a teoria da evolução é aceita praticamente por todos, algo normal.

O cineasta contou que teve de falar de Darwin quando se mudou para os Estados Unidos, onde há “pessoas dizendo ter a Terra 10 mil anos de idade, que Deus criou Adão e Eva e os animais e que houve uma arca de Noé”. “Isso é inacreditável num país sofisticado.”

Chapman disse que dedica parte do seu tempo ao estudo das crenças religiosas e à divulgação da ciência.

No momento, o seu empenho é para que Barack Obama introduza assuntos sobre ciência em seu discurso da campanha de reeleição.



Com informação do G1.

Cineasta faz advertência sobre fanatismo evangélico no Brasil

Comentários

Anônimo disse…
Religião mais de 5 mil anos disseminando ódios e preconceitos, é cristãos que mataram mulçumanos é mulçumanos que matam cristão, ateus tem que se esconder que são ateus pra não ser discriminado na sociedade, gays que podem ser atacado a qualquer momento por religiosos raivosos.. Graças a racionalidade ainda somos um país neo-laico ,caso contrario a minoria estaria lascada, nas maõs desses crentes . E eles iriam criar as leis mais absurdas e o livro de leis Seria o Levitico, deus me livre dos evangélicos católicos protestantes etc.
Anônimo disse…
Paz entre religiosos de diferentes crenças não existe os dogmas não permite.,eles não estão se decladiando porque aqui ainda existe um pouco de ordem...mais deixa virar uma teocracia que esses religiosos faz o Brasil um Lugar horrível pra se viver.
O cara tá certo. Fora o exemplo que deu, o cristianismo é o maior exemplo de religião completamente fragmentada e desunida. Possui inúmeras congregações (católicos, protestantes, pentecostais e etc.), uma se achando melhor do que a outra. Parece que se esqueceram que adoram o mesmo deus e o mesmo profeta, originados do mesmo livro "sagrado" que adoram, que possui as mesmas doutrinas que seguem.

É simplesmente risível.
romulo disse…
"Ele falou que, no seu tempo de colégio, não se interessa muito pelo seu descendente ilustre porque na Europa a teoria da evolução é aceita praticamente por todos, algo normal."

Não seria "interessaVA" e "ascendente"?
Abraço por trás disse…
Gostei desse cara.
Ono disse…
Esse Chapman é aquele demente que matou o John Lennon à queima-roupa!
Anônimo disse…
http://networkedblogs.com/BcprB
romulo disse…
Mark Chapman!
Anônimo disse…
Este cara tem razão temos de impedir a implantação de leis que implemente qualquer tema religioso nas escolas. Nós brasileiros não somos obrigados a ter de conhecer seja qual religião for. Se quisermos saber de religião então que se estude teologia nas faculdades mas nos ensinos fundamentais e médios seria intolerável este tipo de coisas. Pois se as pessoas fecharem os olhos, logo logo o Brasil se tornará um país fanático e mais ignorante. Pois claro que os políticos apoiam a religião pois ela torna as pessoas mais cegas e ignorantes a ponto de votar neste tipo de gente.
Por favor, pessoas inteligentes que defendam a liberdade e a ciência temos de defender o nosso laicismo. Pois se continuarmos parados, estes religiosos tomarão conta do poder e regrediremos. Nem a 500 anos atrás o Brasil era tão atrasado religiosamente o quanto é hoje.
Maycon disse…
E pensar que não pude namorar com uma menina cuja eu era super apaixonado, quando eu tinha 21 anos caro Luan pq nós não éramos da mesma igreja. Ela gostava muito de mim e eu dela. Mas quando chegou nos pais da moça. Achavam q eu não servia. Pq o pai dela era líder de uma igreja q nem templo tinha e dizia ele que eram a verdadeira igreja de cristo. Blá blá blá...resolvi deixar a paixão pra lá...ela sofreu muito pq tb gostava muito de mim. Hj com 28 ano, ateu e ela com 24 anos ainda religiosa. Q tristeza. Este é só mais um pequeno caso para as pessoas sobre o mal que a religião faz. Mas para mim marcou. Abraço!
Guilherme disse…
Sim, também poderia ter usado o termo "ancestral"
Anônimo disse…
Título da postagem: "Religião separa até pessoas que têm muita coisa em comum."

E a política também...

E ai, vamos montar um blog visando a destruição da política assim como esse blog visa a destruição da religião?
Mãos à obra disse…
Não posso falar pelo Paulopes, mas creio que este blog não visa à destruição da religião. Até porque a própria religião é que caminha - célere - para a autodestruição.

Aqui aparentemente é apenas um camarote VIP, de onde podemos assistir a este espetáculo de uma posição privilegiada, comendo canapés e bebendo vinho.

A propósito, em vez de tentar pautar o Paulopes, por que você mesmo não monta um blog para "destruir a política" (ou, quem sabe, para "destruir o ateísmo")?

Vou te sugerir algumas ferramentas disponíveis na web:

wordpress.org
posterous.com
joomla.org
livejournal.com
tumblr.com
blogger.com
sites.google.com

Enjoy it!
Apologia numa hora dessas? disse…
^^^^ "Apologética Cristã Reformada"... Eu ri!

Nem percam tempo lendo essa besteira. Esse Ruy Marinho é doente de dar até medo.
Unknown disse…
Oh no!
Anônimo disse…
Cara, assim:
Eu não tenho nada contra existir "aulas sobre religiões" na grade escolar. Mas, sempre levando pro lado Histórico e Cultural da Coisa, não pelo lado evangelizador.

Prefiro muito mais ouvir e conhecer os pontos de vista(cristão, mulçumano, indigenas de várias etinias, budistas, xintoistas, hindus, nordicos, egípcios e, porque não, ateus), conhecer seus preceitos, suas semelhanças e diferenças em um comparativo, sua cronologia...
Até mesmo fazer trabalhos sobre isso...

Do que ser obrigado a arrancar o boné e rezar o pai nosso ou qualquer shit do tipo com toda a turma.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro minis...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...