Pular para o conteúdo principal

CNBB diz haver resistência à Igreja em conselhos do governo

dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB
Dom Steiner queixou-se do
segundo escalão do governo
Dom Leonardo Steiner (foto), secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros), disse que a Igreja Católica tem tido bom relacionamento com a presidente Dilma Rousseff, mas ele se queixou da “resistência” contra a participação da entidade em conselhos dos ministérios.

“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou

Dom Steiner não quis revelar que conselhos são esses, mas excluiu deles o do Ministério da Saúde, que com o qual tem havido bom relacionamento.

Na entrevista, ele questionou os dados do IBGE segundo os quais a fuga de fiéis da Igreja Católica se acelerou nos últimos anos. Disse desconhecer o método da pesquisa do instituto. “Precisamos de mais elementos para fazer uma boa análise.”

Falou que a Arquidiocese do Rio tem contado com o apoio dos governos municipal e estadual na preparação da 28º Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em 2013 no Rio com a participação do papa Bento 16. Deixou subentendido que até agora não houve a liberação de verba do governo federal para a montagem da infraestrutura do evento.





Com informação da TV UOL.

Na Rio+20, Brasil se dobra ao Vaticano e limita direitos da mulher
junho de 2012

Deputados do Rio liberam R$ 5 mi para evento católico
dezembro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
"“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou"


Mas é obvio! que velho teimoso! estado laico poxa! velho irritante
\m/arcio disse…
É bom ver o Estado laico, er, sendo laico...
Anônimo disse…
Que vergonha!
As declarações de Dom Steiner deixam claro que a CNBB anda muito mal acostumada com os históricos privilégios que, parece, estão sendo postos em xeque.
É uma ótima notícia, porém é vergonhoso saber que a ICAR ainda se acha no direito de meter o bedelho no governo.
Foi dito tudo tão abertamente que não dá pra acreditar na cara-de-pau deste senhor.

Winston Smith
Anônimo disse…
a icar e nenhuma religião deve se intrometer em questões estatais , como disse um ministro do stf ¨nenhum dógma de fé , pode determinar o conteúdo dos atos estatais¨,viva o estado laico !
Anônimo disse…
É um palhaço né.
Quer influênciar orgãos de cupula do Estado e dinheiro público para financiar seus eventos religiosos.
Nega o resultado de pesquisas no qual diminui sua 'justificativa' para meter o dedo no Estado quando diz que estão representando a maioria do povo brasileiro. Não é só pq a maioria é católica não quer dizer q eles também não defendam o Estado Laico e seja contra esses ratos que protegem pedofilos e quer mama nas tetas do Estado além de já estar mamando nas tetas dos seus seguidores e disseminando ignorância e preconceito.
Buchmann disse…
O Rio de Janeiro (estado) e o Rio de Janeiro (municipio) estão colaborando! O governo federal ainda não liberou verba para o evento! Verba federal para a visita do papa? Ou este senhor ou eu : um está ficando doido.
Anônimo disse…
Graças a Deus néh kkkkkk
Cláudio disse…
Mais um parasita tentando sugar o povo através dos governantes. O último parágrafo mostra bem isso. Esses vermes acham que é com o dinheiro dos impostos e taxas que pago que vão sustentar suas festas de mentiras pra enganar o povo burro e desesperado.
Esses canalhas precisam não apenas tomar vergonha na cara, mas bofetadas na cara-de-pau deslavadas deles. Patifes!
Anônimo disse…
Putz... nem pra dizer "nem sempre podemos dar nossa contribuição, nossa análise, nossa visão, bla bla bla"... é "NOSSA PREGAÇÃO" mesmo, na cara dura.

Seria cômico, se não fosse trágico.
Ryoko Hakubi disse…
dom só se for da máfia, kkkkkk
Anônimo disse…
Adoro ver esses pulhas fazendo beicinho tristinho!
Anônimo disse…
Ele reclamou que ainda não recebeu o dinheiro dos preparativo do evento, pô pede para o vaticano ha.ha.ha
Anônimo disse…
Com todo dinheiro que essa Igreja tem, o que eles querem, esse dinheiro tem que ser investido em educação e não nessa palhaçada dessa festa para esse Papa sem vergonha que esconde os podres dessa igreja, o povo não esta mais na idade média para se deixar levar por eles, ja era para vc´s. O que esse velho da reclamando, somos um estado laico, sem blábláblá da igreja.
Anônimo disse…
Vamos fazer um evento especial sobre combate a pedofilia e concerteza vamos chamar todas as igrejas catolicas e evengelicas (abuso de crianças por parte de ambas as igrejas lideram Hanking de abusos sexuais de crianças)tenho certeza que elas vão adorar, TOPÃO Igrejas Chatolicas e EVanjeguicas?
Anônimo disse…
Festa da pedofilia 2012, bacanda pelo dinheiro do povo.
Anônimo disse…
esqueceram que a igreja católica é madrinha do PT? mais que isso, quem construiu a civilizaçao ocidental?
não sou cristão, mas aconselho a leitura do livro de Thomas E. Woods sobre esse assunto, ou pelo menos dar um olhada em suas palestras:
http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU
Anônimo disse…
Leonardo Steiner, é seguidor ferrenho da teologia da libertação.

Quando esse comunista de lixo diz que ter mais participação, traduza que esse senhor e o lixo marxista da CNB do B quer que tenha mais espaço para o populacho esquerdista.

Para quem dúvida que esse bispeco é comunista, veja como ele recebeu de sorriso aberto a falsa igreja católica (criada pelo partido comunista da China), na sede da CNB do B:

http://fratresinunum.com/2011/07/15/cnbb-recebe-dirigentes-de-sua-co-irma-comunista-separada-associacao-patriotica-catolica-chinesa/

http://fratresinunum.com/2011/07/16/dois-dias-apos-cnbb-receber-sorridente-os-carrascos-dos-catolicos-papa-volta-a-expressar-sua-dor-pelas-sagracoes-ilicitas-na-china-novo-bispo-excomungado/
Anônimo disse…
Anônimo de 19:41, não foi a Igreja Católica que criou o PT, foi a CNB do B e os teólogos da libertação.

O único objetivo da CNB do B é a destruição do pouco de catolicismo que ainda existe no Brasil.
Anônimo disse…
EL GOBIERNO NO PUEDE UNIRSE CON LA RELIGIÓN COMO UN HOMBRE RELIGION dormido, DEJE QUE EL IGNORANTE
Anônimo disse…
“Precisamos de mais elementos para fazer uma boa análise.” AI ESTA OS ELEMENTOS PROTEGEATUSHIJOS.COM
Igor disse…
E a Igreja Católica não construiu a civilização ocidental. Ela participou do processo evolutivo, e nem ao menos foi o marco inicial.

O discurso de fundamental para a civilização ocidental é engodo para incautos ou má-fé dos que agem com ideologia cristã por trás. O Cognite Tute refutou muito bem esse sofisma!
Anônimo disse…
É isso mesmo Anônimo de 20:08: proteja as crianças dos teólogos da libertação.

Esses são os mais verdadeiros abusadores de crianças.
JP disse…
cabô essa história de disfarçar, a coisa tá tão descarada q falam na cara dura, sem temer nenhuma consequência legal.
Felipe... disse…
“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou

Vo fingi que acredito.
Anônimo disse…
Indiano é preso após “trancar” vagina de esposa com cadeado
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/indiano-%C3%A9-preso-ap%C3%B3s-trancar-vagina-esposa-com-210156145.html
Michelle disse…
>> "Deixou subentendido que até agora não houve a liberação de verba do governo federal para a montagem da infraestrutura do evento."

Pq a ICAR - tadinha - não tem condições financeiras pra bancar o evento, gente! #sarcasmo

Em vez de a ICAR querer mamar nas tetinhas do governo, pq ela nao pega dinheiro emprestado com o banco do Vaticano?
Italo disse…
"Foi dito tudo tão abertamente que não dá pra acreditar na cara-de-pau deste senhor."

Não poderia concordar mais com o comentário, em especial o treco acima citado.

O Estado brasileiro tem falhas em sua laicidade, vide os comentários desse cara em relação ao Ministério da Saúde e da Prefeitura do Rio, mas quando ela funciona os líderes religiosos se veem em condição de criticar? Eles tem é de aprender o papel deles na sociedade atual (ou seja, se trancarem nas Igrejas deles e morrerem de fome), não interferir na política.

Pra finalizar... Winston Smith? 1984?
Italo disse…
Hmm... aprende português antes. É "topam", não "topão" e "rankings", com "r".

E Igreja não é sinônimo de pedofilia. Sim, alguns escondem o crime de outros, mas não generalize. Tem muito podre na Igreja, mas denunciar a entidade como um todo por alguns membros não é correto.
Italo disse…
Vejo mais problema em ele ser padre do que ser comunista, pra falar a verdade.
Mello disse…
Eu nao gosto deste governo de esquerda para otarios, mas a parte laica, quando existe, esta correta.
Fico com muita peninha desta padrecada quando nao conseguem dinheiro para vender suas ilusoes a um povo imbecilizado como o nosso.
Anônimo disse…
Eita! tão desesperados. A casa tá caindo. Pena que vão-se os dedos ficam os anéis. O que vai ficar fará os mesmos estragos ou mais. Os evangélicos vão se entusiasmar, aí já viu né. Fodeu!!!
Anônimo disse…
falou tudo !
Anônimo disse…
Obvio... pena a CNBB nao ter encontrado muita resistencia.. se preocupem com as suas igrejas, e deixem o governo fazer o seu papel sem interrupcoes desnecessarias.
SIDNEI RODRIGUES disse…
Dom Leonardo Steiner precisa dar uma olhada no calendário e ver que não estamos mais nos séculos dezoito ou dezenove, quando os DONS ( olha só a confusão entre Estado e Igreja. Membros do Clero usavam o mesmo título de Imperadores ) davam as cartas. O Estado é laico, Eminência, e igreja pode, quando muito, dar seus palpites informalmente. E, o mais importante, as opiniões da igreja são apenas opiniões. Deixaram de ser lei há muito tempo.Nem mesmo católicos praticantes seguem todas as ordens da igreja, mas ela insiste em ser professoral e universal.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...