Pular para o conteúdo principal

CNBB diz haver resistência à Igreja em conselhos do governo

dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB
Dom Steiner queixou-se do
segundo escalão do governo
Dom Leonardo Steiner (foto), secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros), disse que a Igreja Católica tem tido bom relacionamento com a presidente Dilma Rousseff, mas ele se queixou da “resistência” contra a participação da entidade em conselhos dos ministérios.

“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou

Dom Steiner não quis revelar que conselhos são esses, mas excluiu deles o do Ministério da Saúde, que com o qual tem havido bom relacionamento.

Na entrevista, ele questionou os dados do IBGE segundo os quais a fuga de fiéis da Igreja Católica se acelerou nos últimos anos. Disse desconhecer o método da pesquisa do instituto. “Precisamos de mais elementos para fazer uma boa análise.”

Falou que a Arquidiocese do Rio tem contado com o apoio dos governos municipal e estadual na preparação da 28º Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em 2013 no Rio com a participação do papa Bento 16. Deixou subentendido que até agora não houve a liberação de verba do governo federal para a montagem da infraestrutura do evento.





Com informação da TV UOL.

Na Rio+20, Brasil se dobra ao Vaticano e limita direitos da mulher
junho de 2012

Deputados do Rio liberam R$ 5 mi para evento católico
dezembro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
"“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou"


Mas é obvio! que velho teimoso! estado laico poxa! velho irritante
\m/arcio disse…
É bom ver o Estado laico, er, sendo laico...
Anônimo disse…
Que vergonha!
As declarações de Dom Steiner deixam claro que a CNBB anda muito mal acostumada com os históricos privilégios que, parece, estão sendo postos em xeque.
É uma ótima notícia, porém é vergonhoso saber que a ICAR ainda se acha no direito de meter o bedelho no governo.
Foi dito tudo tão abertamente que não dá pra acreditar na cara-de-pau deste senhor.

Winston Smith
Anônimo disse…
a icar e nenhuma religião deve se intrometer em questões estatais , como disse um ministro do stf ¨nenhum dógma de fé , pode determinar o conteúdo dos atos estatais¨,viva o estado laico !
Anônimo disse…
É um palhaço né.
Quer influênciar orgãos de cupula do Estado e dinheiro público para financiar seus eventos religiosos.
Nega o resultado de pesquisas no qual diminui sua 'justificativa' para meter o dedo no Estado quando diz que estão representando a maioria do povo brasileiro. Não é só pq a maioria é católica não quer dizer q eles também não defendam o Estado Laico e seja contra esses ratos que protegem pedofilos e quer mama nas tetas do Estado além de já estar mamando nas tetas dos seus seguidores e disseminando ignorância e preconceito.
Buchmann disse…
O Rio de Janeiro (estado) e o Rio de Janeiro (municipio) estão colaborando! O governo federal ainda não liberou verba para o evento! Verba federal para a visita do papa? Ou este senhor ou eu : um está ficando doido.
Anônimo disse…
Graças a Deus néh kkkkkk
Cláudio disse…
Mais um parasita tentando sugar o povo através dos governantes. O último parágrafo mostra bem isso. Esses vermes acham que é com o dinheiro dos impostos e taxas que pago que vão sustentar suas festas de mentiras pra enganar o povo burro e desesperado.
Esses canalhas precisam não apenas tomar vergonha na cara, mas bofetadas na cara-de-pau deslavadas deles. Patifes!
Anônimo disse…
Putz... nem pra dizer "nem sempre podemos dar nossa contribuição, nossa análise, nossa visão, bla bla bla"... é "NOSSA PREGAÇÃO" mesmo, na cara dura.

Seria cômico, se não fosse trágico.
Ryoko Hakubi disse…
dom só se for da máfia, kkkkkk
Anônimo disse…
Adoro ver esses pulhas fazendo beicinho tristinho!
Anônimo disse…
Ele reclamou que ainda não recebeu o dinheiro dos preparativo do evento, pô pede para o vaticano ha.ha.ha
Anônimo disse…
Com todo dinheiro que essa Igreja tem, o que eles querem, esse dinheiro tem que ser investido em educação e não nessa palhaçada dessa festa para esse Papa sem vergonha que esconde os podres dessa igreja, o povo não esta mais na idade média para se deixar levar por eles, ja era para vc´s. O que esse velho da reclamando, somos um estado laico, sem blábláblá da igreja.
Anônimo disse…
Vamos fazer um evento especial sobre combate a pedofilia e concerteza vamos chamar todas as igrejas catolicas e evengelicas (abuso de crianças por parte de ambas as igrejas lideram Hanking de abusos sexuais de crianças)tenho certeza que elas vão adorar, TOPÃO Igrejas Chatolicas e EVanjeguicas?
Anônimo disse…
Festa da pedofilia 2012, bacanda pelo dinheiro do povo.
Anônimo disse…
esqueceram que a igreja católica é madrinha do PT? mais que isso, quem construiu a civilizaçao ocidental?
não sou cristão, mas aconselho a leitura do livro de Thomas E. Woods sobre esse assunto, ou pelo menos dar um olhada em suas palestras:
http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU
Anônimo disse…
Leonardo Steiner, é seguidor ferrenho da teologia da libertação.

Quando esse comunista de lixo diz que ter mais participação, traduza que esse senhor e o lixo marxista da CNB do B quer que tenha mais espaço para o populacho esquerdista.

Para quem dúvida que esse bispeco é comunista, veja como ele recebeu de sorriso aberto a falsa igreja católica (criada pelo partido comunista da China), na sede da CNB do B:

http://fratresinunum.com/2011/07/15/cnbb-recebe-dirigentes-de-sua-co-irma-comunista-separada-associacao-patriotica-catolica-chinesa/

http://fratresinunum.com/2011/07/16/dois-dias-apos-cnbb-receber-sorridente-os-carrascos-dos-catolicos-papa-volta-a-expressar-sua-dor-pelas-sagracoes-ilicitas-na-china-novo-bispo-excomungado/
Anônimo disse…
Anônimo de 19:41, não foi a Igreja Católica que criou o PT, foi a CNB do B e os teólogos da libertação.

O único objetivo da CNB do B é a destruição do pouco de catolicismo que ainda existe no Brasil.
Anônimo disse…
EL GOBIERNO NO PUEDE UNIRSE CON LA RELIGIÓN COMO UN HOMBRE RELIGION dormido, DEJE QUE EL IGNORANTE
Anônimo disse…
“Precisamos de mais elementos para fazer uma boa análise.” AI ESTA OS ELEMENTOS PROTEGEATUSHIJOS.COM
Igor disse…
E a Igreja Católica não construiu a civilização ocidental. Ela participou do processo evolutivo, e nem ao menos foi o marco inicial.

O discurso de fundamental para a civilização ocidental é engodo para incautos ou má-fé dos que agem com ideologia cristã por trás. O Cognite Tute refutou muito bem esse sofisma!
Anônimo disse…
É isso mesmo Anônimo de 20:08: proteja as crianças dos teólogos da libertação.

Esses são os mais verdadeiros abusadores de crianças.
JP disse…
cabô essa história de disfarçar, a coisa tá tão descarada q falam na cara dura, sem temer nenhuma consequência legal.
Felipe... disse…
“Nem sempre nós [CNBB] estamos lá [nesses conselhos] para fazer nossa pregação”, disse Steiner em entrevista ao portal UOL. “Existe uma espécie de resistência” com o argumento de que não se trata de “uma tarefa religiosa”, afirmou

Vo fingi que acredito.
Anônimo disse…
Indiano é preso após “trancar” vagina de esposa com cadeado
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/indiano-%C3%A9-preso-ap%C3%B3s-trancar-vagina-esposa-com-210156145.html
Michelle disse…
>> "Deixou subentendido que até agora não houve a liberação de verba do governo federal para a montagem da infraestrutura do evento."

Pq a ICAR - tadinha - não tem condições financeiras pra bancar o evento, gente! #sarcasmo

Em vez de a ICAR querer mamar nas tetinhas do governo, pq ela nao pega dinheiro emprestado com o banco do Vaticano?
Italo disse…
"Foi dito tudo tão abertamente que não dá pra acreditar na cara-de-pau deste senhor."

Não poderia concordar mais com o comentário, em especial o treco acima citado.

O Estado brasileiro tem falhas em sua laicidade, vide os comentários desse cara em relação ao Ministério da Saúde e da Prefeitura do Rio, mas quando ela funciona os líderes religiosos se veem em condição de criticar? Eles tem é de aprender o papel deles na sociedade atual (ou seja, se trancarem nas Igrejas deles e morrerem de fome), não interferir na política.

Pra finalizar... Winston Smith? 1984?
Italo disse…
Hmm... aprende português antes. É "topam", não "topão" e "rankings", com "r".

E Igreja não é sinônimo de pedofilia. Sim, alguns escondem o crime de outros, mas não generalize. Tem muito podre na Igreja, mas denunciar a entidade como um todo por alguns membros não é correto.
Italo disse…
Vejo mais problema em ele ser padre do que ser comunista, pra falar a verdade.
Mello disse…
Eu nao gosto deste governo de esquerda para otarios, mas a parte laica, quando existe, esta correta.
Fico com muita peninha desta padrecada quando nao conseguem dinheiro para vender suas ilusoes a um povo imbecilizado como o nosso.
Anônimo disse…
Eita! tão desesperados. A casa tá caindo. Pena que vão-se os dedos ficam os anéis. O que vai ficar fará os mesmos estragos ou mais. Os evangélicos vão se entusiasmar, aí já viu né. Fodeu!!!
Anônimo disse…
falou tudo !
Anônimo disse…
Obvio... pena a CNBB nao ter encontrado muita resistencia.. se preocupem com as suas igrejas, e deixem o governo fazer o seu papel sem interrupcoes desnecessarias.
SIDNEI RODRIGUES disse…
Dom Leonardo Steiner precisa dar uma olhada no calendário e ver que não estamos mais nos séculos dezoito ou dezenove, quando os DONS ( olha só a confusão entre Estado e Igreja. Membros do Clero usavam o mesmo título de Imperadores ) davam as cartas. O Estado é laico, Eminência, e igreja pode, quando muito, dar seus palpites informalmente. E, o mais importante, as opiniões da igreja são apenas opiniões. Deixaram de ser lei há muito tempo.Nem mesmo católicos praticantes seguem todas as ordens da igreja, mas ela insiste em ser professoral e universal.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e