Pular para o conteúdo principal

Drauzio Varella começou a se assumir como ateu aos 10 anos

O médico diz que respeita todas as religiões, mas nem sempre a sua descrença merece a mesma consideração


Aos 10 anos, Drauzio Varella (foto) desafiou a recomendação da professora de catecismo segundo a qual não se podia morder a hóstia porque dela sairia o sangue de Cristo, a exemplo do que tinha havido com um garoto na França.

Na missa de bodas de prata de um tio, Varella desobedeceu à professora e mordeu a hóstia, e dela não saiu sangue. Foi quando ele concluiu não fazer sentido a existência de um Deus. Fazia uma ou duas semanas após sua primeira comunhão

Médico combate
a expansão das
pseudociência

Varella nasceu em São Paulo no dia 1º de janeiro de 1943. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo e se especializou em oncologia.

Em paralelo à carreira de médico, ele tem sido divulgador da medicina no rádio, TV e jornal. É um combatente ao tabagismo.

O seu livro "Estação Carandiru", lançado em 1999, ele conta sua experiência como médico no maior complexo presidiário da América Latina. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “não ficção”. Em 2003, o livro virou filme.

Varella diz que respeita todas as crenças, mas lamenta não ter igual consideração da parte dos crentes. “Quando digo que não tenho religião, eles chamam que sou imoral”, afirma. “É como se eu tivesse parte com o diabo.”

Em algumas de suas crônicas na Folha de S.Paulo, Varella tem feito críticas contundentes à Igreja Católica, como em março de 2009, por ocasião da tentativa de dom José Cardoso Sobrinho de impedir o aborto de menina de 9 anos que corria risco de morte por ter sido engravidada pelo padrasto.

O então arcebispo de Olinda e Recife (Pernambuco) excomungou os médicos que fizeram o aborto e a mãe da menina, mas poupou o estuprador.

Varela escreveu: “Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos? Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?”

Em abril de 2011, ao ser entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, Varella criticou os religiosos por interferirem em assuntos de saúde, inibindo, por exemplo, a distribuição de camisinhas pelos prefeitos das pequenas cidades. “Eles [os religiosos) são autoritários.”

> Com informação do site do Varella e Folha de S.Paulo, entre outras fontes.

Comentários

Anônimo disse…
Dráuzio Varella mordeu uma hóstia e, porque não saiu sangue dela, chegou à brilhante conclusão de que não faz sentido a existência de Deus.

Essa é a mente "científica" e "racional" do incensado médico e militante ateu Dráuzio Varella.

Se ele morder um pedaço de chouriço, pode chegar à conclusão oposta!

Gênio!

:)
Douglas disse…
Genial é pensar que um ser invisível fica ovservando todas as suas ações, porque um suposto carinha que foi pregado e ressucitou disse isso. Genial.
Caruê disse…
Segundo a Igreja católica a hóstia é carne de cristo, se existisse algum milagre ou algum sinal de Deus aquela bolacha deveria ter algo de carne humana. Talvez a lógica de uma criança de 10 anos seja demais para a cabeça de muitos.
Anônimo disse…
A infantilidade de alguns cristãos só se compara a sua agressividade.

Charles
Anônimo disse…
É mesmo né, só é inteligente quem acredita no deus que não consegue mudar nada dos fato sem morte de animais e humano ,este deus é o deus das macumba ,dos laços que não podem serem desfeitos sem sacrificios e dor , este deus é um insano que se tornou vitima de sua propria criação, e acreditar nisto, nossa é muito inteligente parabéns boa sorte com teu deus ridículo.
Anônimo disse…
Além de ser um pedaço de miolo de pão ridículo que fica grudado no céu da boca,aquela coisinha fica grudada no aparelho e é um saco pra tirar,receber a hóstia pode-se dizer é canibalismo
Anônimo disse…
Gênio sim! Se vc com 10 anos ouve da sua professora de catecismo que a hóstia é o corpo de cristo e que se você morde-la saíra sangue dela, é bem assustador! Mas como toda criança inteligente e curiosa ela vai querer saber se aquilo é verdade. Aí você morde e tcharãããã!!! Nada acontece!
Nada mais natural e lógico do que pensar: mentiram pra mim!

Se uma criança descobre que algo tão sério como a comunhão é uma mentira, o que resta de verdade nessa religião?
Genial mesmo deve ser um adulto pensar que uma bolacha cream cracker dessas tem sangue dentro, por isso não pode morder, né?

Gênial mesmo é pensar que fazer uma pessoa admiravelmente inocente sangrar até a morte para servir como brecha para as leis imorais de deus e tornar o mau em bom seria algo moralmente aprovável e a maior prova de amor que a humanidade já viu, né?

Genial mesmo é acreditar num ser invisível todo poderoso que criou tudo e é tudo, que mora nos céus e assiste a vida de 7 bilhões de pessoas e não faz nada enquanto muitos morrem de fome, pestes e desastres naturais, mesmo tendo poder para acabar com isso, né?

Porra, você é foda, cara! Deve ser o Mestre Yoda!
Anônimo disse…
Um menino de 10 anos que desde os 0 ano de vida ouvia falar tantas coisas sobre Deus, entre elas a de que se mordesse na hóstia ela sangraria pois era o corpo de Cristo. Ao constatar a mentira, chegou a "genial" conclusão que as demais histórias também poderia ser falsas, as demais conclusões veio com o tempo, essa foi apenas a primeira das muitas constatações para ele, acho que foi isso. Fatima
Anônimo disse…
Acho que o que o torna "genio" = 2-Altíssimo grau de capacidade mental criadora em qualquer sentido (Aurélio)- É o fato de não conhecermos muitos ou quase nenhum que pode questionar as coisas que nos foram transmitidas desde o nosso nascimento pela família, escola e sociedade. Por isso já disse que não concordo quando dizem que "é fácil ser ateu até uma pedra é" Você tem que lutar contra tudo que você conheceu e dizer "não" a tudo isso, (pense nisso feito a anos atrás, e por uma criança de 10 anos)isso hoje, é possível em alguns Estados, pois antes você você era discriminado e assassinado como ainda é em muitos Estados. Quem consegue dizer não, a todas aquelas histórias, que todos seguem e repassam de geração à geração por milênios, é no mínimo um gênio e livre, ele pode pensar por si mesmo. Fatima.
Anônimo disse…
redundância. Correção: pode pensar por si. Fatima
FISBLOG disse…
@Anonimo (05/01/12 01:53)

É mesmo, gênio? Alguém dá chouriço na missa, Einstein?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Filósofo disse…
Hóstia não jorra sangue, então Deus não existe.

"Lógica" ateísta de menino de 10 anos, amplamente compartilhada por ateus retardados mais velhinhos.
Anônimo disse…
ah..esses ateus são dignos de muita pena
Anônimo disse…
Anta é esse povo q passa fome e dá dinheiro pras igrejas... No catecismo foi qdo confirmei a não existência de deus!Realmente é qdo vc aprende que são mitos para assustar as pessoas para q vivam com a mentira de que se não seguir as regras serão condenados. Já estão condenados, pois são incapazes de agir apenas para receber as consequências reais de seus atos e são fracos e covardes incapazes de sobreviver se não tiverem algo mágico pra acreditar
Anônimo disse…
Pois é, o bom é q não temos pena dos crentes e religiosos q se entregam a uma fé fraca e incapazes de sobreviver se não acharem q tem algo mais forte do que eles. Mas aceito doações tb, afinal, vcs não precisam de dinheiro, certo???
Anônimo disse…
Gênio mesmo é crer que do acaso, caos e bagunça, tudo ficou ordenado e perfeito. Gênio mesmo é acreditar que evoluímos do macaco, mas q os macacos q hj existem não evoluem mais. É preciso ser gênio e ter muita fé para crer em algo que o próprio autor da teoria admite não ter provas para tal.. hahaha
Anônimo disse…
Já que você não crer na ciência querido ,quando ficar doente não tome nenhum remédio e não procure nenhum medico e fique rezando e esperando ele te curar .Ae vamos ver quem é que tem o "poder maior" .
crentes hipócritas !
Anônimo disse…
olá drauzio,escrevo de helsinki na finlandia,onde é permitido ser ateu,muito estudo e produtividade.
simples assim...bj grande


ps.com 10 anos tive um acesso de risos nervosos sendo obrigada a me vestir de freira na primeira comunhao,naquele tempo lembro que pensei,que show é esse?
guardarei para sempre aquela sensacao de impotencia.
hj em dia sou livre de religiao,e costumo dizer para quem por acaso me pergunta qual'é a minha religiao,veja bem,estudo todas até encontrar alguma que me convenca,até agora nao posso responder...eu acredito na mente humana e nas suas potencialidades,eu sou a minha deusa,a minha santa,a minha protetora,sou eu quem me castigo,só eu sei o que pensa a minha mente.
Andre Rodrigues disse…
Pq "crentes" lêem sites de ateus? naum entendo, passo longe de qualquer site religioso, sabe pq? Pq pra mim tudo é mentira, alienação e enganação então pra quê vou perder meu tempo? Além do quê não vou desrrespeitar mentes "brilhantes".
Anônimo disse…
Respeitem-se....
respeito esse é o segredo!
Amem o próximo,façam bem ao próximo...
isso basta!
Anônimo disse…
Apenas a conclusão de uma criança de 10 anos que se opôs a sua professora de catecismo que educa através do medo( se morder a óstia vai sair sangue, se não fizer o que está na biblia vai pro inferno....e assim vai).
Xinicolas disse…
1ºNada é ordenado e perfeito, conforme o tempo passa as coisas se adaptam. isso não quer dizer que tudo é perfeito e ordenado.

2ºNão viemos do macaco, mas sim de um ancestral em comum.

3ºÁ evolução é constante, não só dos macacos mas sim de tudo que é vivo, o que acontece é que essa evolução é tão lenta que não é perceptível.

4ºEle não virou ateu unicamente por não ter saído sangue da hóstia,
o que diz no post é que "Foi quando" e não "Foi por causa".Isso esta apenas datando a desizão dele com referencia a bodas do tio

Abraço á todos que não souberão interpretar o post.
e desculpa pelos erros de portugues.
Anônimo disse…
Vc que se diz anônimo, por estar escondendo sua identidade,suponha-se dever algo a justiça!
Criticar um homem , sem lhe dar a chace de olhar nos seus olhos, é covardia!
Por isso vc sempre será um anônimo !!
Anônimo disse…
Vc anônimo se esconde atrás do anonimato para criticar. Deve a justiça?
Só devendo a justiça para não se identificar!
Está se dirigindo a um intelectual de prestígio no Brasil e fora !
Quanto a vc,continuará anônimo!!!
Anônimo disse…
Observei que algumas reportagens desse site são muito tendenciosas, preconceituosas e até intolerantes.parece até são direcionadas a ateus ou protestantes, parece até que tem por finalidade atacar a igreja catolica...será algum discípulo recalcado e mal resolvido do demônio?
Unknown disse…
Eu tmbm ja mastiguei e comi uma ostia ,estava com fome.
abner disse…
Também passei por esta experiência. Aos 11 anos de idade, na família comentaram que uma tia minha "conversava com Deus todos os dias com algumas amigas suas". Ao visitá-la perguntei: "Tia .. também posso conversar com ele!!!!". "Claro". Ela respondeu. Venha à tardinha. Lá fui eu à tardinha para a casa dela, vestindo minha melhor roupa para aquele evento que deveria ser o maior de minha vida (era no meio rural). Reuniram-se todas. Distribuiram caroços de milho e ajoelharam em cima e começaram a orar fervorosamente. Também procedi assim. E ficava olhando ansiosamente pela porta para ver a hora em que ele chegaria. Olhava também para as janelas (talvez ele viesse voando). O tempo passou e os caroços de milho começaram a provocar uma DOR INSUPORTÁVEL NOS JOELHOS. Comecei a suar frio. Então quebrei o silêncio e perguntei: "Tia ... ele demora muito para chegar????". Ela respondeu rispidamete: "Cala a boca menino, não vê que estou conversando com Deus".... Sem entender e não aguentando mais a dor, saí a francesa.... A partir de então , sempre que alguém crente comenta sobre Deus comigo, respondo rispidamente: se você o conhece, diga a ele para me dirigir algumas palavras por uns meros 5 segundos. Estou esperando pelos 5 segundos até hoje !!!!
Unknown disse…
Quem não acredita em Deus não tem salvação
Unknown disse…
Veja milagres eucaristicos , é aprovado pela ciência....
Anônimo disse…
O vaticano foi o primeiro a fechar as portas com a chegada
do covid, puro e simples, os chefes do vaticano são todos ateus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...