Pular para o conteúdo principal

Drauzio Varella começou a se assumir como ateu aos 10 anos

O médico diz que respeita todas as religiões, mas nem sempre a sua descrença merece a mesma consideração


Aos 10 anos, Drauzio Varella (foto) desafiou a recomendação da professora de catecismo segundo a qual não se podia morder a hóstia porque dela sairia o sangue de Cristo, a exemplo do que tinha havido com um garoto na França.

Na missa de bodas de prata de um tio, Varella desobedeceu à professora e mordeu a hóstia, e dela não saiu sangue. Foi quando ele concluiu não fazer sentido a existência de um Deus. Fazia uma ou duas semanas após sua primeira comunhão

Médico combate
a expansão das
pseudociência

Varella nasceu em São Paulo no dia 1º de janeiro de 1943. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo e se especializou em oncologia.

Em paralelo à carreira de médico, ele tem sido divulgador da medicina no rádio, TV e jornal. É um combatente ao tabagismo.

O seu livro "Estação Carandiru", lançado em 1999, ele conta sua experiência como médico no maior complexo presidiário da América Latina. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “não ficção”. Em 2003, o livro virou filme.

Varella diz que respeita todas as crenças, mas lamenta não ter igual consideração da parte dos crentes. “Quando digo que não tenho religião, eles chamam que sou imoral”, afirma. “É como se eu tivesse parte com o diabo.”

Em algumas de suas crônicas na Folha de S.Paulo, Varella tem feito críticas contundentes à Igreja Católica, como em março de 2009, por ocasião da tentativa de dom José Cardoso Sobrinho de impedir o aborto de menina de 9 anos que corria risco de morte por ter sido engravidada pelo padrasto.

O então arcebispo de Olinda e Recife (Pernambuco) excomungou os médicos que fizeram o aborto e a mãe da menina, mas poupou o estuprador.

Varela escreveu: “Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos? Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?”

Em abril de 2011, ao ser entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, Varella criticou os religiosos por interferirem em assuntos de saúde, inibindo, por exemplo, a distribuição de camisinhas pelos prefeitos das pequenas cidades. “Eles [os religiosos) são autoritários.”

> Com informação do site do Varella e Folha de S.Paulo, entre outras fontes.

Comentários

Anônimo disse…
Dráuzio Varella mordeu uma hóstia e, porque não saiu sangue dela, chegou à brilhante conclusão de que não faz sentido a existência de Deus.

Essa é a mente "científica" e "racional" do incensado médico e militante ateu Dráuzio Varella.

Se ele morder um pedaço de chouriço, pode chegar à conclusão oposta!

Gênio!

:)
Douglas disse…
Genial é pensar que um ser invisível fica ovservando todas as suas ações, porque um suposto carinha que foi pregado e ressucitou disse isso. Genial.
Caruê disse…
Segundo a Igreja católica a hóstia é carne de cristo, se existisse algum milagre ou algum sinal de Deus aquela bolacha deveria ter algo de carne humana. Talvez a lógica de uma criança de 10 anos seja demais para a cabeça de muitos.
Anônimo disse…
A infantilidade de alguns cristãos só se compara a sua agressividade.

Charles
Anônimo disse…
É mesmo né, só é inteligente quem acredita no deus que não consegue mudar nada dos fato sem morte de animais e humano ,este deus é o deus das macumba ,dos laços que não podem serem desfeitos sem sacrificios e dor , este deus é um insano que se tornou vitima de sua propria criação, e acreditar nisto, nossa é muito inteligente parabéns boa sorte com teu deus ridículo.
Anônimo disse…
Além de ser um pedaço de miolo de pão ridículo que fica grudado no céu da boca,aquela coisinha fica grudada no aparelho e é um saco pra tirar,receber a hóstia pode-se dizer é canibalismo
Anônimo disse…
Gênio sim! Se vc com 10 anos ouve da sua professora de catecismo que a hóstia é o corpo de cristo e que se você morde-la saíra sangue dela, é bem assustador! Mas como toda criança inteligente e curiosa ela vai querer saber se aquilo é verdade. Aí você morde e tcharãããã!!! Nada acontece!
Nada mais natural e lógico do que pensar: mentiram pra mim!

Se uma criança descobre que algo tão sério como a comunhão é uma mentira, o que resta de verdade nessa religião?
Genial mesmo deve ser um adulto pensar que uma bolacha cream cracker dessas tem sangue dentro, por isso não pode morder, né?

Gênial mesmo é pensar que fazer uma pessoa admiravelmente inocente sangrar até a morte para servir como brecha para as leis imorais de deus e tornar o mau em bom seria algo moralmente aprovável e a maior prova de amor que a humanidade já viu, né?

Genial mesmo é acreditar num ser invisível todo poderoso que criou tudo e é tudo, que mora nos céus e assiste a vida de 7 bilhões de pessoas e não faz nada enquanto muitos morrem de fome, pestes e desastres naturais, mesmo tendo poder para acabar com isso, né?

Porra, você é foda, cara! Deve ser o Mestre Yoda!
Anônimo disse…
Um menino de 10 anos que desde os 0 ano de vida ouvia falar tantas coisas sobre Deus, entre elas a de que se mordesse na hóstia ela sangraria pois era o corpo de Cristo. Ao constatar a mentira, chegou a "genial" conclusão que as demais histórias também poderia ser falsas, as demais conclusões veio com o tempo, essa foi apenas a primeira das muitas constatações para ele, acho que foi isso. Fatima
Anônimo disse…
Acho que o que o torna "genio" = 2-Altíssimo grau de capacidade mental criadora em qualquer sentido (Aurélio)- É o fato de não conhecermos muitos ou quase nenhum que pode questionar as coisas que nos foram transmitidas desde o nosso nascimento pela família, escola e sociedade. Por isso já disse que não concordo quando dizem que "é fácil ser ateu até uma pedra é" Você tem que lutar contra tudo que você conheceu e dizer "não" a tudo isso, (pense nisso feito a anos atrás, e por uma criança de 10 anos)isso hoje, é possível em alguns Estados, pois antes você você era discriminado e assassinado como ainda é em muitos Estados. Quem consegue dizer não, a todas aquelas histórias, que todos seguem e repassam de geração à geração por milênios, é no mínimo um gênio e livre, ele pode pensar por si mesmo. Fatima.
Anônimo disse…
redundância. Correção: pode pensar por si. Fatima
FISBLOG disse…
@Anonimo (05/01/12 01:53)

É mesmo, gênio? Alguém dá chouriço na missa, Einstein?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Filósofo disse…
Hóstia não jorra sangue, então Deus não existe.

"Lógica" ateísta de menino de 10 anos, amplamente compartilhada por ateus retardados mais velhinhos.
Anônimo disse…
ah..esses ateus são dignos de muita pena
Anônimo disse…
Anta é esse povo q passa fome e dá dinheiro pras igrejas... No catecismo foi qdo confirmei a não existência de deus!Realmente é qdo vc aprende que são mitos para assustar as pessoas para q vivam com a mentira de que se não seguir as regras serão condenados. Já estão condenados, pois são incapazes de agir apenas para receber as consequências reais de seus atos e são fracos e covardes incapazes de sobreviver se não tiverem algo mágico pra acreditar
Anônimo disse…
Pois é, o bom é q não temos pena dos crentes e religiosos q se entregam a uma fé fraca e incapazes de sobreviver se não acharem q tem algo mais forte do que eles. Mas aceito doações tb, afinal, vcs não precisam de dinheiro, certo???
Anônimo disse…
Gênio mesmo é crer que do acaso, caos e bagunça, tudo ficou ordenado e perfeito. Gênio mesmo é acreditar que evoluímos do macaco, mas q os macacos q hj existem não evoluem mais. É preciso ser gênio e ter muita fé para crer em algo que o próprio autor da teoria admite não ter provas para tal.. hahaha
Anônimo disse…
Já que você não crer na ciência querido ,quando ficar doente não tome nenhum remédio e não procure nenhum medico e fique rezando e esperando ele te curar .Ae vamos ver quem é que tem o "poder maior" .
crentes hipócritas !
Anônimo disse…
olá drauzio,escrevo de helsinki na finlandia,onde é permitido ser ateu,muito estudo e produtividade.
simples assim...bj grande


ps.com 10 anos tive um acesso de risos nervosos sendo obrigada a me vestir de freira na primeira comunhao,naquele tempo lembro que pensei,que show é esse?
guardarei para sempre aquela sensacao de impotencia.
hj em dia sou livre de religiao,e costumo dizer para quem por acaso me pergunta qual'é a minha religiao,veja bem,estudo todas até encontrar alguma que me convenca,até agora nao posso responder...eu acredito na mente humana e nas suas potencialidades,eu sou a minha deusa,a minha santa,a minha protetora,sou eu quem me castigo,só eu sei o que pensa a minha mente.
Andre Rodrigues disse…
Pq "crentes" lêem sites de ateus? naum entendo, passo longe de qualquer site religioso, sabe pq? Pq pra mim tudo é mentira, alienação e enganação então pra quê vou perder meu tempo? Além do quê não vou desrrespeitar mentes "brilhantes".
Anônimo disse…
Respeitem-se....
respeito esse é o segredo!
Amem o próximo,façam bem ao próximo...
isso basta!
Anônimo disse…
Apenas a conclusão de uma criança de 10 anos que se opôs a sua professora de catecismo que educa através do medo( se morder a óstia vai sair sangue, se não fizer o que está na biblia vai pro inferno....e assim vai).
Xinicolas disse…
1ºNada é ordenado e perfeito, conforme o tempo passa as coisas se adaptam. isso não quer dizer que tudo é perfeito e ordenado.

2ºNão viemos do macaco, mas sim de um ancestral em comum.

3ºÁ evolução é constante, não só dos macacos mas sim de tudo que é vivo, o que acontece é que essa evolução é tão lenta que não é perceptível.

4ºEle não virou ateu unicamente por não ter saído sangue da hóstia,
o que diz no post é que "Foi quando" e não "Foi por causa".Isso esta apenas datando a desizão dele com referencia a bodas do tio

Abraço á todos que não souberão interpretar o post.
e desculpa pelos erros de portugues.
Unknown disse…
Vc que se diz anônimo, por estar escondendo sua identidade,suponha-se dever algo a justiça!
Criticar um homem , sem lhe dar a chace de olhar nos seus olhos, é covardia!
Por isso vc sempre será um anônimo !!
Unknown disse…
Vc anônimo se esconde atrás do anonimato para criticar. Deve a justiça?
Só devendo a justiça para não se identificar!
Está se dirigindo a um intelectual de prestígio no Brasil e fora !
Quanto a vc,continuará anônimo!!!
Anônimo disse…
Observei que algumas reportagens desse site são muito tendenciosas, preconceituosas e até intolerantes.parece até são direcionadas a ateus ou protestantes, parece até que tem por finalidade atacar a igreja catolica...será algum discípulo recalcado e mal resolvido do demônio?
Unknown disse…
Eu tmbm ja mastiguei e comi uma ostia ,estava com fome.
abner disse…
Também passei por esta experiência. Aos 11 anos de idade, na família comentaram que uma tia minha "conversava com Deus todos os dias com algumas amigas suas". Ao visitá-la perguntei: "Tia .. também posso conversar com ele!!!!". "Claro". Ela respondeu. Venha à tardinha. Lá fui eu à tardinha para a casa dela, vestindo minha melhor roupa para aquele evento que deveria ser o maior de minha vida (era no meio rural). Reuniram-se todas. Distribuiram caroços de milho e ajoelharam em cima e começaram a orar fervorosamente. Também procedi assim. E ficava olhando ansiosamente pela porta para ver a hora em que ele chegaria. Olhava também para as janelas (talvez ele viesse voando). O tempo passou e os caroços de milho começaram a provocar uma DOR INSUPORTÁVEL NOS JOELHOS. Comecei a suar frio. Então quebrei o silêncio e perguntei: "Tia ... ele demora muito para chegar????". Ela respondeu rispidamete: "Cala a boca menino, não vê que estou conversando com Deus".... Sem entender e não aguentando mais a dor, saí a francesa.... A partir de então , sempre que alguém crente comenta sobre Deus comigo, respondo rispidamente: se você o conhece, diga a ele para me dirigir algumas palavras por uns meros 5 segundos. Estou esperando pelos 5 segundos até hoje !!!!
Unknown disse…
Quem não acredita em Deus não tem salvação
Unknown disse…
Veja milagres eucaristicos , é aprovado pela ciência....
Anônimo disse…
O vaticano foi o primeiro a fechar as portas com a chegada
do covid, puro e simples, os chefes do vaticano são todos ateus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih