Pular para o conteúdo principal

Como é possível Deus ter criado a existência se Ele já existia?

 Austin Cline, do About.com
Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus os céus e a terra.”

No primeiro versículo do Gênesis, Deus cria o céu e a terra. Os cristãos acreditam que esse é o começo de toda a existência, a origem de tudo. Mas como isso é possível se, antes, Deus já existia? 

Para os cristãos, Deus já existia na inexistência, ou seja, antes de tudo existir. Isso não faz sentido.

A nossa noção de “existência”pressupõe "existir" em um lugar e não em outro, em determinado tempo e não em outro, e em determinações condições e não em outras. Mesmo assim os cristãos acreditam na existência desde sempre de seu Deus, embora tal existência  não faça sentido pelo significado de “existir”.

Os cristãos argumentam que a existência de Deus ocorre em condições sobrenaturais no sentido de que Ele está fora do tempo do espaço. Mas quando criou a existência, tudo, Ele precisou estar em um lugar e em algum ponto do tempo, que são referências da natureza. Então, como Deus pode ser descrito como “sobrenatural” ?

Outra questão é saber o que Deus estava fazendo antes de criar o universo. Estava cochilando ou planejando a “existência”, incluindo a Dele próprio?

Muitos cristãos podem tentar insistir que as respostas a essas perguntas são mistérios e que acreditar, nesse caso, trata-se de uma questão de fé. Mas a falta de qualquer explicação razoável torna tudo isso difícil de engolir. Principalmente quando os cristãos tentam vender isso como mais razoável do que as explicações da ciência, como se a história bíblica da criação pudesse ser comparada com a precisão empírica e a razoabilidade científica.

Quem criou
Deus? E quem
criou o criador
de Deus? E...


Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia








Comentários

D(ex)crente disse…
Como podem os físicos acreditarem que de um ponto de matéria extremamente densa e compacta surgiu o universo? Eu não sei explicar.

No entanto os cientistas afirmam isso e eu acredito porque é a teoria que dá uma boa explicação sobre a minha existência e, dentre todas, é a que mais me convence.

Big Bang é igual a Gênesis 1:1.

Não pergunto pela finalidade - se há um sentido intencional ou moral a priori para a minha vida (creio que não; eu dou a ela o sentido e a finalidade que me convêm, quando consigo) ou se haverá um fim para toda essa matéria (como ela se consumirá? quem jogará fora a lata de lixo do universo?)

A minha maior dúvida é outra: como surgiu essa matéria densa? De um condensamento de matéria anterior? Mas esse ciclo - de condensamento, explosão, expansão e retração até um novo condensamento - como começou?

Como afirmar que essa minha "crença" é "mais lógica" do que a outra se nosso problema é o mesmo?

Se havia alguma coisa antes de Deus (ou da matéria densa), o que era?
Anônimo disse…
Antes de criar o mundo "Ele" era um inútil sem idólatras.

Hoje "Ele" já tem com o que se ocupar:

http://www.humorateu.com.br/ns-encontramos-ele
AlyneS2 disse…
A origem, a existência...o começo de tudo é algo que eu e as pessoas nunca irão descobrir. É impossível entender Deus, é difícil entender a ciência. Mas ela busca sempre o conhecimento enquanto a religião se mantem parada acreditando apenas nos mesmos argumentos. Mas o primeiro comentário me mostrou...que talvez...religião e ciência acreditam na mesma coisa...uma coisa desconhecida. Acho que temos a mesma curiosidade no final de tudo^^
Abbadon disse…
Big Bang é igual a Gênesis 1:1.

---> Nao, nao é. É o que chamamos de pirotecnia religiosa para tentar uma explicacao fajuta que justifique as suas mitologias.
Anônimo disse…
Como podem os físicos acreditarem
que de um ponto de matéria
extremamente densa e compacta
surgiu o universo? Eu não sei
explicar.

Eles não acreditam nisto o ignorante, eles tem a ciencia pra isto, não foi um palpite ou teoria de um maluco. Quer saber mais vai estudar e deixa de ser ignorante

No entanto os cientistas afirmam
isso e eu acredito porque é a teoria
que dá uma boa explicação sobre a
minha existência e, dentre todas, é a
que mais me convence.


Nao acredite não, formule uma nova teoria e vai estudar quem sabe voce tem mais capacidade que os cientistas.

Big Bang é igual a Gênesis 1:1.


Voce esta drogado??


Não pergunto pela finalidade - se há
um sentido intencional ou moral a
priori para a minha vida (creio que
não; eu dou a ela o sentido e a
finalidade que me convêm, quando
consigo) ou se haverá um fim para
toda essa matéria (como ela se
consumirá? quem jogará fora a lata
de lixo do universo?)

Esta foi a coisa mais idiota que ja li em toda minha vida.


A minha maior dúvida é outra: como
surgiu essa matéria densa? De um
condensamento de matéria
anterior? Mas esse ciclo - de
condensamento, explosão, expansão
e retração até um novo
condensamento - como começou?

Estuda amigo e deixa de ser ignorante, teus escrito e surreal coisa de louco de um delirante, voce se apresentou como um ex cristao, eu te digo volta a ser cristao e a acreditar no teus conto de fada.


Como afirmar que essa minha
"crença" é "mais lógica" do que a
outra se nosso problema é o
mesmo?
Se havia alguma coisa antes de Deus
(ou da matéria densa), o que era?

Vai estudar ,parece que a ignorancia tomou conta da tua cabeca, que ainda vive cheia de contos de fada,
Fernando disse…
Somos muito pequenos, vivemos num pequeno planeta e temos um tempo pequeno de vida, por isso no tocante á muitos mistérios "ainda" não temos resposta para tudo. Mas Deus nos revela pelo seu Espírito muitas coisas e pela fé entendemos e cremos. É facil para nós cristãos entendermos de que a "criação universal" e o próprio Deus remonta á tempos infinitos e que seria loucura tentarmos compreender todas as coisa neste momento. O que voces me dizem sobre o que Paulo o apostolo diz:............................................"Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão(Cristo) em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor 1 Corintios 15."............................................................................................"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 1 Coríntios 13:12".......................................................................................... Querem realmente conhecer a Deus? Em primeiro lugar amem. Porque amar é uma decisão sábia. Deus é amor, e quem ama está em Deus e Deus nele.
Anônimo disse…
os mortos ressucitarao??
a noite dos mortos vivos ...
Santo Troll
Eu sinceramente não sei porque isso ainda está sendo discutido. Pra mim, a existência ou inexistência de Deus é algo tão banal quanto a origem do Universo. Não vai mudar em nada nas nossas vidas, não vai mudar a nossa verdade: de que não somos imortais.
Anônimo disse…
Seria o mesmo que dizer se deus era todo bom onipresente , onisciente, como que sua criatura mais linda um anjo um luz se tornou num diabo maligno, de onde veio sua malignidade de deus?
E se foi de deus entao ele mesmo criou o bem o mal na sua criatura, nao podendo cobrar nada do mesmo, nem bem nem mal, pois ele como onisciente ja sabia de tudo e do uso que suas criatura faria tanto do bem como do mal.
Ou deus foi muito burro ou deu alguma coisa errada?
Anônimo disse…
Este Blog deveria mudar o nome para ateismo.com.br, pois de 100% das notícias, 101% são sobre ateísmo e assuntos afins!!!
Anônimo disse…
vivemos
num pequeno planeta e temos um
tempo pequeno de vida, por isso no
tocante á muitos mistérios "ainda"
não temos resposta para tudo.

Resposta para mentes doentes irracionais nao tem mesmo, como explicar a natureza dos gnomos

Mas
Deus nos revela pelo seu Espírito
muitas coisas

A TÁ poderia explicar pelo menos uma coisa dessas?

pela fé entendemos
e cremos.

A entendi não pode explicar porque é pelo delirio da mente que entende estas coisas, tipico de religiosos

É facil para nós cristãos
entendermos de que a "criação
universal" e o próprio Deus remonta
á tempos infinitos

Ops como soube disso hã não entendi

e que seria
loucura tentarmos compreender
todas as coisa neste momento.

Compreender o que ??? Pirou na batatinha ?? Haha

O
que voces me dizem sobre o que Paulo o apostolo
diz:

Um falastrão alucinogeno. Sorry
Anônimo disse…
"Somos muito pequenos, vivemos num pequeno planeta e temos um tempo pequeno de vida, por isso no tocante á muitos mistérios "ainda" não temos resposta para tudo"

Eu concordo com isso. Nosso tempo de vida é curto, podemos morrer a qualquer momento. Por isso não perco meu tempo com religião. Eu procuro estudar e não ficar recitando trechos da bíblia pois pelo menos buscando conhecimento eu posso começar entender muitos desses "mistérios" que a religião não explica ( E nunca vai conseguir explicar )

Gabriel
Caruê disse…
Quando tinha 6 anos perguntei ao meu Pai onde Deus pisava antes de criar o mundo. É basicamente a mesma pergunta.
Pessoal, é o seguinte. Todo mundo sabe que o sr. Cristão-Fernando não passa de um filhote de troll da net. Já aprendi que respondê-lo só vai incentivá-lo a continuar vomitando na nossa cara ainda mais, então, vamos fazer o seguinte: Deixa ele escrever o que ele quiser, mas vamos ignorá-lo, como se ele fosse uma bactéria. Um troll da net só quer aparecer, e a pior coisa pra ele é ser ignorado. Então, vamos tratar o sr. Cristão-Fernando como ele realmente é: um zé-ninguém!
Anônimo disse…
Sim.É possível.
Quem criou tudo foi o espertalhão do Valdemiro Santiago, o Vardo, como nós, mais íntimos, aqui da Carneiro Leão, o tratamos.
Ele é o chefe de Jesus. Tudo o que ele "pede"(manda) Jesus faz (opera).
Ei Vardo, você que sempre apresenta testemunhos de pessoas dizendo que após sua oração se surpreenderam ao verificar que a enorme dívida para com o banco havia simplesmente sumido; por favor ore pra sumir a dívida que o nosso condomínio (esse de frente) que fechou sua igrejola tenha a dívida existente com a Sabesp extinta.
Obrigado DEUS vardomiro...
Anônimo disse…
Apoiado Luan Cunha

Gabriel
Headbanger Ateu disse…
Como era de se esperar, há sempre UM crente tentando aliar o Big Bang a "crença".

Vou ser curto e grosso, ao mais headbanger dos estilos, assim como é ciência para aqueles que não a entendem ou os que pela "força do livre-arbítrio" querem permanecer ignorantes ao conhecimento.

Ciência - conjunto de conhecimentos que visam explicar como funciona a realidade. A ciência não "prova nada" (como pensa-se in vulgo), e sim, explica fatos. Ainda estando sujeita a constantes alterações, tornando-se uma eterna hipótese (o que deixa 95% da população mundial na "necessidade" de algum respaldo religioso).

Teoria - conjunto de idéias e conhecimentos de ordem racional que visam explicar um fenômeno ou um conjunto de fenômenos. Teoria científica não se prova. É-se contradita ou corroborada. Sendo essa a razão a qual ciência não "prova nada".

Método científico - conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes.

Crença - Condição psicológica que se define pela sensação de veracidade relativa a uma determinada ideia a despeito de sua procedência ou possibilidade de verificação objetiva. Logo pode não ser fidedigna à realidade e representa o elemento subjetivo do conhecimento. Pode também ser entendida como sinônimo de fé e, assim como qualquer manifestação de fé, acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual.


Vale lembrar que a ciência não exclui crenças ou religiões. Mas há mecanismos científicos que automaticamente excluem as teorias menos condizentes com a realidade (uma delas é a Navalha de Occam, ferramenta lógica do método científico).

Enfim, em nosso país, desconhece-se básicos conceitos de educação (o que é trágico), principalmente o que é ciência e como se faz ciência. Problemas esses não só de nosso país, posso afirmar com seguridade que ocorre worldwide.


Seguem abaixo, aos menos preguiçosos intelectualmente, links para básica leitura (links estes de onde elaborei este post). Acho que a certos agnósticos - que a meu ver, mestres do ignóbil "não sei" - devo dedicar especial recomendação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico
Headbanger Ateu disse…
Ah, faltou o link para a definição de "crença":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cren%C3%A7a


\m/
Anônimo disse…
Incautos, vão aprender ler a Bíblia dentro de seu contexto... vejam nem o que diz o versículo isolado que você cita, que para mim versículo isolado sempre é prato um prato cheio para o ceticismo, mas vamos lá leiam de novo:Gênesis 1:1: “No princípio
Por favor, se não compreenderam ainda use o dicionário e procure pelo significado da palavra princípio... bah ..
Anônimo disse…
O "santo" deus das lacunas; haja paciência...
D(ex)crente disse…
AlyneS2, leio seu comentário como um elogio. Fico feliz por ter conseguido lhe comunicar o que penso. Obrigado.

Luan, se você não gosta do assunto, não precisa discutir, oras! Ninguém está te obrigando a isso. Abraços.

Headbanger Ateu (tive que copiar seu nome e colar), o que veio primeiro: a religião ou a filosofia? A perplexidade com os fenômenos naturais ou o método científico? Os homens da idade da pedra ou os internautas?
Obrigado pelas dicas dos sites, mas apesar de eu usá-los bastante, ainda não confio muito em wikipedias.

Finalmente, a todos, não sou "crente", não me lembro de ter informado que fui ou sou cristão nem responderei as ofensas emanadas de pessoas que se escondem atrás do nick "Anônimo".

E, pensando bem, o versículo citado no texto (Gn 1:1) não menciona a palavra existência, mas os céus e a terra. O que, considerando-a como uma afirmação alegórica, pode significar qualquer coisa (até a "existência", que Austin Cline cita).

Se a intenção do redator (?) de Gênesis era mesmo escrever apenas essas palavras ("céus" e "terra"), a "existência" poderia estar naquele momento em outro suporte. Em Deus, por exemplo. A teoria das cordas não possibilita a existência de outras dimensões que ainda não conhecemos?

Acreditem que eu realmente descreio de tudo isso. Mas também não suporto má vontade intelectual. Talvez por isso eu não tenha gostado do texto de Cline, que pecou pela implicância.
Anônimo disse…
Para D(ex)crente

Ele só está levantando uma das contradições da bíblia. Como você disse para o Luan, se você não gosta, não comenta. Se sente-se irritado, sinta-se a vontade para despejar seus argumentos contra tal coisa. Sinto que você ainda não deixou de ser crente. Muito aspecto da para notar em suas palavras.

Gabriel
D(ex) crente

Eu não disse que não queria discutir o assunto, só expressei minha opinião.

Como agnóstico, acredito que a questão de se Deus existe ou não nunca será resolvida pela lógica, por isso acho inútil.
Mujica disse…
Depois da aula do Headbanger...
Só me resta chover no molhado...
Mas, vamos lá...
...
Muitos não acreditam na ciência...
Aceitam um atestado de incompetência divino...
Tem até quem não admite que o homem pisou na lua...
Ignoram a biologia, a física, e a química...
A nossa base cientifica...
...
Basta olharmos para o passado...
Para percebermos o quanto evoluímos...
Naturalmente enfrentamos problemas...
Que tendem a aumentar...
Mas como sempre, a ciência trará respostas...
...
Os programas espaciais ficaram limitados...
Dificultado a obtenção de mais informações...
Avanços maiores, somente em espaçonaves não tripuladas...
Estamos diante de uma barreira aparentemente intransponível...
A barreira do tempo, da distância, da velocidade...
...
Se dependêssemos da fé... Estagnaríamos...
Pois dirão que são coisas de deus...
Cientistas são guerreiros, e não deixarão de buscar uma resposta...
A realidade de hoje, já foi ficção no passado.
...
Muitas perguntas serão respondidas e outras surgirão...
O passado e futuro são infinitos...
Qualquer pergunta sobre nossa origem...
Assim que for respondida, virá outra, e outra, e outra...
...
A ciência coloca em ordem o que foi descoberto...
Para baseados nela compreendermos melhor o universo...
...
Problemas como superpopulação...
Desequilíbrio entre presas e predadores...
Derretimento das calotas polares...
Inexistem para aqueles que aguardam ansiosamente o juízo final...
Fernando disse…
D(Ex) crente Disse... "A teoria das cordas não possibilita a existência de outras dimensões que ainda não conhecemos?" Existe outras dimensões além das terrestres? Sim existe. Por isso disse, somos pequenos, vivemos em um pequeno planeta, temos um tempo pequeno de vida, e gostaria de acrescentar, temos uma inteligência limitada ao extremo.........................................Paulo o Apostolo disse: "Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."..................................... Isto prova que há um além que o homem natural não conhece e nem pode conhecer. Talvez um dia esse mesmo homem se recolha a sua insignificância e aí sim, poderá ver alguma coisa.
Fernando disse…
Mujica Disse: "Problemas como superpopulação...
Desequilíbrio entre presas e predadores...
Derretimento das calotas polares...
Inexistem para aqueles que aguardam ansiosamente o juízo final..." Mujica, o papel "principal" da Igreja de Cristo é o sacerdócio, este é o nosso legado principal, interceder por todos os homens. Não podemos nos dedicar ao sacerdócio e a ciência, por isso nos dedicamos ao sacerdócio e deixamos a parte material para os cientistas. Não sabes tu, que a ciência para o bem vem de Deus? Não sabes tu que as boas idéias dos bons cientistas vem de Deus para o bem? Sem o sacerdócio, não haverá ciência que poderá salvar o homem(raça humana)........................................."Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17"........................................... "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9" Que Deus possa te abençoar.
Desculpe, mas fundamentar um discurso na alegação de que "isso não faz sentido" é a mesma que acreditar em mutação por "tudo leva a crer". Ambos são fundamentados no acreditar que... Um discurso VERDADEIRAMENTE coerente deve ser baseado em "pois constata-se que".
Vale a reflexão.
Marcos disse…
Mas Genesis 1:1 fala necessariamente da criação da existência enquanto conceito filosófico? Ou seja, antes nada existia e de repente passou a existir. Se pensarmos dessa maneira, é realmente ilógico pensar que algo já existia.

Mas, será que Gênesis não fala de outro tipo de existência? Creio que Gênesis fala da "criação" (Como alguém disse aí em cima, é igualzinho a teoria do Big Bang...) da Terra, o que não impede que já existissem outros planetas e outras formas de vida em outros planetas, como bactérias, vírus, fungos, e sabe-se lá mais o quê.

É impossível para o homem entender Deus plenamente. De onde veio, para onde vai, porque faz as coisas que faz, e nunca será possível ter certeza da sua existência porque crer N'ele é algo que perpassa a fé.

Crer no átomo, na matéria condensada também é um ato de fé, porque por mais que se tenha "evidências científicas", qualquer um que estude ciencia sabe que uma evidência científica nada mais é do que uma hipótese testada dentro de uma variabilidade limitada de condições, que não condiz, necessariamente com a realidade observada no momento do fato. Entende-se hoje que a Gênese foi pela questão da matéria condensada, porque supõe-se que as condições X, Y e Z proporcionaram um ambiente em que isso poderia ocorrer, mas amanhã pode-se descobrir uma condição W que mude nossa percepção em relação a isso. Crer na ciência ou crer na religião é fé. Do mesmo jeito. Só que em coisas diferentes. Nietzsche já disse isso há séculos atrás.
Anônimo disse…
A solução é mais simples do que parece: O HOMEM CRIOU DEUS.

Jamais se viu deus algum fora dos miolos dos crentes, é apenas uma ideia estúpida de gente estúpida.
Anônimo disse…
Marcos disse: "Crer na ciência ou crer na religião é fé."

Só que há uma diferença fundamental que faz toda a diferença: A CIÊNCIA FUNCIONA.

1 - SE ACORDARMOS AMANHÃ SEM A CIÊNCIA ESTARIAMOS NA IDADE DAS CAVERNAS.

2 - SE ACORDARMOS AMANHÃ SEM A RELIGIÃO NEM NOTARIAMOS A DIFERENÇA, EXCETO PELA AUSÊNCIA DE CONFLITOS RELIGIOSOS.
Anônimo disse…
A defesa da religião só se admitie daqueles que dela sobrevivem, os parasitas religiosos, já o crente defende a religião de otário, pois é apenas o burro de carga dos religiosos, o macaquinho de circo, o marionete manipulado, o gravador com pernas a repetir o que mandam.
Anônimo disse…
Este texto explica muito bem esses problemas para a existência de deus e principalmente suas ações improváveis:

DEUS NÃO EXISTE:
http://pt.scribd.com/doc/51961441/DEUS-NAO-EXISTE-JL
Fernando disse…
Anônimo 5:47. CIÊNCIA SEM DEUS? kkkkk. SEM DEUS NÃO HÁ PLANETA E NEM SOL, o que a ciênciazinha dos homens poderá fazer?.........................................................................................."Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;
Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3.
Anônimo disse…
Cristão-Fernando-Wellington-Breivik bota uma coisa nessa sua cabeça dura:DEUS NÃO EXISTE!!!
Anônimo disse…
O que é engraçado nos crentes é que eles querem que a gente acredite que eles sabem alguma coisa de deus, quando são apenas garavadores com pernas repetindo ladainhas pregadas por religiosos parasitas interessados apenas no dinheiro deles.

Onde está o crente que tem conhecimento de causa para falar de deus?

Onde está o crente com autorização de deus para falar em nome dele?

Onde está o crente que sabe o que é o deus de que fala?

Esses crentes não existem, jamais existiram e jamais existirão, o que existe é um monte de trouxas ignorantes manipulados por religiosos.

DEUSES SÃO MITOS E NÃO COMO MUDAR ISSO.
Glória disse…
Comecei a duvidar da existência desse deus quando na minha adolescência fiz uma pergunta à freira que dava aulas de religião na minha escola e ela falava da origem do filho de deus. A pergunta que fiz foi a seguinte: E deus era filho de quem? Resposta: não faça pergunta boba. Isso só serviu para aguçar ainda mais a minha curiosidade, então fui adiante e hoje sou ateia e feliz.
Filósofo Bíblico disse…
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18(Deus já sabia que não é bom estar só, porque o próprio Deus era sozinho no Universo)(Quem está só não tem ninguém para falar)
Estudante Bíblico disse…
Deus existe como condição lógica, não como condição cronológica. Logicamente é necessário haver um Deus que crie todas as coisas. No raciocínio lógico, não existe tempo inicial e nem tempo final.
Anônimo disse…
Tolo é o homem q acredita apenas na existência q pode ser tocada e visualizada nosso existir não pode jamais ser comparado ao existir de Deus.
Anônimo disse…
alguem aihh falou sobre o anjo do Senhor q virou demonio e disse q ou deu algo errado ou Deus criou o bem e o mal. Deus nao criou o mal. Assim como as leis da fisica,o frio nao existe o q sentimos eh ausencia de calor,nao existe escuridao,ela eh ausencia de luz e assim com o frio e a escuridao eh a msm coisa do mal. Deus nao criou o mal,o mal eh resultado de homens como vcs q nao tem o amor Deus em seus coracoes.. E nao importa o q todos esses ateus acham e dizem. No momento mais dificieis de suas vidas, como, por exemplo, na doenca ou no leito de morte clamam o Senhor por vida. Pessoas q proximo de perder ente querido suplica numa oracao dizendo: se Deus existe,salva essa pessoa... E se isso nao aconteceu, ainda vai acontecer. Outra coisa Religiao nao salva,o q salva eh a fe.
Daniela disse…
Gloria queridinha, tbm tive uma adolescencia de duvidas,tenho irmaos ateu q adoram falar de suas descrencas e pais catolicos nao praticante. mas msm assim, ao contrario de vc q continuou a regredir,eu fui adiante e hj sou feliz crendo no Senhor. Pois senti Ele falar comigo e aceitei o proposito dele em minha vida e hj sou mt feliz...
Ichthys disse…
"Para os cristãos, Deus já existia na inexistência, ou seja, antes de tudo existir. Isso não faz sentido"???
Faz sentido, pois Deus não apenas existe Ele é.Se Deus um ser supremo tivesse inicio quem o teria criado??
"Outra questão é saber o que Deus estava fazendo antes de criar o universo. Estava cochilando ou planejando a “existência”, incluindo a Dele próprio?"
Se a propria ciencia concorda que com o Big Bang o universo e o tempo surgiram, como voce quer saber o que Deus fazia "antes" se não existia antes ou depois, antes do tempo???
As unicas contradicoes que vejo são desse artigo e não na biblia...=P
Anônimo disse…
É morrer e descobrir.
Quem se candidata.......
Anônimo disse…
esse texto esta tão cheio de contradições filosóficas e metafisicas que nem vou me dar ao trabalho de refutar todas as colocações uma por uma , apenas peço que a classe que se interessa pelo assunto e postulantes a intelectuais que estudem de verdade os melhores e mais confiáveis argumentos e não dêem ouvidos a pensadores de buteco que assaltam as suas próprias razões e nem se dão conta disso.
Anônimo disse…
Deus é eterno causa inicial e causa final a proposta é que Deus deu origem as demais causas não sendo efeito de uma causa anterior , estude o argumento teleológico o motor imóvel de aristóteles fazem muito sentido dado o fato de que o universo apresenta uma finitude temporal de acordo com o big bang pesquise a apologética cristã.
Mujica disse…
Você mora no planeta terra...?
Onde aprendeu nossa linguagem...?
LOL disse…
Big Bang é igual a Gênesis 1:1. OMFG

Não é pq você não tem as respostas que elas não existem, só falta um pouco de pesquisa e estudo da sua parte...
Anônimo disse…
Jura?
Nem tínhamos percebido
Anônimo disse…
O mundo espiritual é diferente do mundo fisico Deus criou o mundo fisico depois
Unknown disse…
cambada de idiotas, o homem criou Deus e a porra toda pelo simples fato de temer a morte, todas as mitologias existentes falam sobre a mesma coisa e tem seu participantes semelhancas de poder e personalidade. O triste é que pessoas com alto grau de instrucao tem medo de falar e contestar essa mitologia crista, é uma pena
Unknown disse…
cambada de idiotas, o homem criou Deus e a porra toda pelo simples fato de temer a morte, todas as mitologias existentes falam sobre a mesma coisa e tem seu participantes semelhancas de poder e personalidade. O triste é que pessoas com alto grau de instrucao tem medo de falar e contestar essa mitologia crista, é uma pena
Anônimo disse…
Precisamente porque Deus já existia, é que criou tudo.
Não seria possível criar, se não existisse
Nosferatuzod disse…
Perguntar-se oi que havia antes, ou que levou a partícula básica da existência vir a existir, é bobagem.

O próprio tempo não existia antes disso. Portanto não havia o "antes."

Se deus existir ele passou a ser algo nesse momento também. Ponto.
Anônimo disse…
deus só passou a existir depios que o ser humano cogitou a sua existência. Ele continua "inútil" em mtos lugares.
Henrique disse…
Eu entendi o que você quis dizer com Gênesis ser muito parecido à teoria do Big Bang. Uma das diferenças é que na teoria do Big Bang se houver alguma coisa que contradiga todo o raciocínio lógico da ideia, toda ela é jogada fora. Isso já não acontece no Gênesis. Existem, de fato, grandes dúvidas sobre como tudo era antes do Big Bang, o que iniciou o Big Bang e como será após o Big Crunch (retração). Aliás, o que existe mesmo é uma grande ignorância em relação a tudo isso. Mas a grande diferença é que a teoria do Big Bang pode ser colocada em questão e até mesmo provar o contrário. Já o Gênesis, foi totalmente provado que é uma estorinha para boi dormir e mesmo assim tem gente que, à luz do conhecimento, prefere acreditar nisso.
Anônimo disse…
O mais engraçado são argumentos que tentam convencer a existência de deus. Não se convence a exitência de algo somente através da dialética. Argumento idiota e mediocre qdo diz que ar não vemos e existe, querendo dizer que deus eh msm coisa. O ar é material, eh real, pode ocupar espaço, pode se tornar ventos... nem tem como discutir com uma mentalidade mediocre de quem pensa assim.
Maycon disse…
deus ou qualquer outra entidade sobrenatural é apenas uma ideia humana cuja a externalização material ainda é impossível.
Anônimo disse…
Segundo algumas teorias (me desculpem os especialistas e conhecidos no assunto... sou apenas um mero curioso e me corrijam se eu falar bobagem)
O "antes do universo era apenas um mar de energia, sem tempo/espaço...então o bosson de highs começou a reunir energia em volta dele começou a formar-se as particulas de matéria... só q ao mesmo tempo formava-se uma particyla de antimatéria... uma anulava a outra e tudo voltava a ser energia de novo... só q por algum motivo ainda n descoberto/estudado, começou a sobrar mais materia do q antimatéria... essa matéria começou a se concentrar em um unico e minusculo ponto, até q veio o big bang... q ao contrario do os religiosos gostam de afirmar não é uma "explosão".... é uma expansão...

outra curiosidade que eu sempre tive é: se o universo começou do big bang, o "unico ponto" no caso seria o "centro do universo"??? do mesmo jeito que os cientistas descobriram q o universo ainda se expande, é possivel encontrar então esse local?? o que será que ainda tem lá...??

como vê a ciência ainda n responde todas as perguntas... mas isso não quer dizer que a religião seja a resposta...
Anônimo disse…
o Big Bang criou o universo, mas o que criou o Big bang? porque sempre deve ter um predecessor de algo?. Se deus pode vir do nada, o Big Bang também pode. O buraco negro em que no seu centro, pela fortíssima gravidade, no existe tempo. Antes do Big Bang não existia tempo, então o universo originou-se no centro de um buraco negro? ou, o universo esteja dentro de um buraco negro, são teorias plausíveis. Porque não pode ser aceito o que deu origem no Big Bang possa sempre ter existido? o que pode se chama de "nada", mas o nada sempre é alguma coisa.

somente um raciocino... se não pode criar algo do nada, como deus pode ter criado o universo a partir do nada. me expliquem. já que nao pode se criar do nada, como deus pode exixtir.

José Pinto disse…
O nada por definição é nada, é a não existência de coisa alguma, por isso o nosso universo não surgiu do nada, teve que haver algo que deu origem a alguma coisa! Os cientistas chamam-lhe BIG-BANG, os crentes e religiosos reclamam que foi DEUS! Ambos são apenas nomes, palavras soltas criadas por nós para justificarmos o porquê e como surgiu tudo isto!
Unknown disse…
Posso não entender muito de evolução, ciência, teorias da existência e até mesmo tecnologia. Mas de uma coisa tenho certeza nada do que disserem sobre a inexistência de Deus abalaria a minha fé. Só quem teve um encontro com Deus sabe o que essa fé representa. Nos apegar a fatos científicos ou até mesmo teorias paralelas é opcional. Assim como acreditar em um Deus que não podemos ver também é opcional. Só que diferente de qualquer ciência ou tecnologia Jesus é conosco a todo tem e sua existência, a criação da humanidade têm um objetivo que é salvar a humanidade. Embora ainda não conseguimos entender algumas coisas temos que nos manter firmes de que Jesus irá retornar para buscar seus escolhidos e se não fosse essa certeza nada disso faria sentido. Deus sabia que haveria essas dúvidas e é nesse momento que Ele prova nossa fé. Acreditar na evolução, que surgindo através de uma explosão entre outras teorias é muito mais fácil do que acreditar em Deus? Acha mesmo que surgindo do acaso? Que o amor um sentimento tão forte que sentimos pelos nossos pais, namorado, familiares e amigos surgiu em nós por acaso? Se acham ilusão o fato dos cristãos acreditarem em Deus através de um simples livro como comentaram, eu prefiro me manter iludida nesse Deus grandioso e tão maravilhoso. É Ele quem me guia, me protege, me abençoa e me guarda. Sem Ele nada sou, se Ele tudo que eu tenho não têm valor. É Ele quem dá sentido a minha vida em meio a tantas catástrofes que assolam o mundo. Deixo pra vocês uma pergunta para que reflitam e se tudo que vocês aprenderam e/ou pesquisaram e ensinaram estiver errado e se Jesus existir, estiver vivo e voltasse hoje. Quem perderia mais Eu por acreditar e ter certeza da existência de um Deus que não podemos ver ou vocês que passaram a vida inteira tentando provar que Ele não existe? Que a paz do Senhor Jesus seja com todos!
Unknown disse…
Jesus vive e Reina.
Anônimo disse…
Nem Ateus, nem evangélicos, nem católicos, nem etc. O problema sempre será essa eterna disputa. Ninguém pode denegrir o Big Bang, é a teoria mais bem aceita, bem como a que mais faz sentido junto a Bíblia. Ninguém pode afirmar Deus cientificamente, bem como não podem denegrir Deus. Seria mais fácil para quem não acredita em Deus, aceitar que seria o nome dado ao que antecede o Big Bang e ainda coexiste. Bem como seguidores bíblicos podem aceitar que o Big Bang pode ter sido a maneira a qual Deus utilizou para formar o que conhecemos. Até que cheguemos a fronteira do cosmos, batamos na porta para atravessar para fora dele, não podemos dizer que não possa existir um Deus do "outro lado", bem como não podemos afirmar. Não sei se tenho religião... Pois o que percebo é uma cegueira do povo cristão a aceitar a ciência. Mas também não gosto de Atouas que querem apenas negar a possibilidade da existência de um Deus. Verdadeiro ateus racionais, tem minha admiração, por não acreditarem em Deus por falta de provas, mas dando a oportunidade da possibilidade de sua existência, caso surjam provas. Eu busco na ciência, validar a Bíblia, bem como remover dela os trechos alterados pela igreja católica e influencia persa, fraudando a real intensão do Deus descrito. Bem como sou uma das poucas pessoas a realmente ter uma experiencia com Deus e não poder negá-lo. Mas minha proximidade com Ele só me deixa cada dia mais próximo da ciência. Eu diria, talvez erroneamente, mas, tentando expressar meu sentimento, que Deus está mais perto da ciência do que a Bíblia está de Deus. Aos evangélicos de plantão, sugiro que estudem primeiro antes de criticar as teorias cientificas, pois não foram 8 anos de estudos para chegar nestas teorias e tão pouco ler a bíblia 3 vezes. São vários e vários anos e vários cientistas pesquisando. A igreja deveria se preocupar em reformar a bíblia primeiro, arrumar a casa para depois palpitar na casa dos outros. A ciência vai bem obrigado, enquanto a igreja caminha cega na escuridão. Quando você lê algo querendo acreditar, você só dá atenção ao que quer. Os erros são chamados de mistérios... E para ateus: Ninguém, a não ser vocês mesmos, poderão conhecer Deus ou experimentar do seu conhecimento, a não ser pelo próprio Deus, sua vontade e através do pedido individual de vocês diretamente a Ele e quando Ele quiser. Até lá, não faz diferença não acreditarem, até entendo. Mas desejo a todos que possam "conhecê-lo", quando possível.
djalma cassiano disse…
O mundo sempre existiu, antes e depois de Deus. O universo è dinâmico e consciente por si mesmo. Em todas as coisas existentes, hà diferentes graus ou nìveis de consciência.
Miquels7 disse…
Leiam os textos do meu blog e vc irão ter respostas para muitas coisas. A narrativa da criação de Gênesis 1 não se trata de uma criação do mundo por Deus. Trata-se da narrativa dos fenômenos que ocorreram na transição da Terra na última Era Glacial. O Deus Todo-Poderoso também não existe. E o Universo é a única coisa que sempre existiu com toda sua massa e energia.
https://miquels777.wordpress.com
Miquels7 disse…
Deus Todo-Poderoso não existe. Leia os textos do meu blog e saiba por que.
https://miquels777.wordpress.com
Miquels7 disse…
Humm, sabidão! De que planeta vc veio?
Leia os textos do meu blog e seu cérebro vai virar do avesso.
https://miquels777.wordpress.com
Unknown disse…
O interessante que ateus não crê em Deus por não vê lo porém estão em uma quarentena dentro de casa por vírus que também não se vê,estranho isto né?
Roberto Neves disse…
Ateus vivem dizendoQdizendo que sãoesão racionaisdracionais, masDmas para criticar a Bíblia precisam mentir! Em nenhum momento a Bíblia Do izaiz queeque Deus criou a existência!a Diz somente que ele criou o mundo em que vivemos!
Anônimo disse…
Antes de Deus era vamos dar nomes para ficar mais fácil a compreensão , auras Índigo & Cristal mais isso muito, muito , inimagináveis tempos atrás , aí essas vamos chamar de auras Índigos & Cristais , "criaram" Deus enfim é um papo extremamente difícil , de conversar procurem sobre Índigo & Cristal pelas buscas da web da vida ...
Anônimo disse…
A existência é Índigo & Cristal é antes de Deus , enfim mais sobre Índigo & Cristal tem na internet se virem
Anônimo disse…
Meu amigo religião dos donos do mundo é Kabbalah e Índigo & Cristal , essas m* de Deus , Jesus os cambal fica prós , ralé os peão , pessoas comuns ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová