Pular para o conteúdo principal

Juiz converte união estável no primeiro casamento civil gay do país

Souza e Moresi
O juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, no Vale do Paraíba, converteu hoje (27) uma união estável registrada em maio no primeiro casamento civil de homossexuais registrado em cartório, com direito à certidão, que será expedida amanhã.

Para formalizar o casamento entre José Sérgio Souza Moresi e Luiz André Souza Moresi, o juiz tomou como base a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que aprovou a união estável e uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU segundo a qual os seres humanos têm os mesmo direitos, sem distinção de orientação sexual.

O casal adotou o sobrenome de cada um dos cônjuge, Souza e Moresi. Eles vivem juntos há 8 aos.

Na sentença, ele também citou o artigo 226 da Constituição Federal que estabelece a família como a base da sociedade e o Estado deve protegê-la.

No dia 17, o juiz juiz Jeronymo Pedro Villas Boas, da 1º Vara da Fazenda Municipal e de Registros de Goiânia (GO), se ateve à Constituição quando afirma que a família é constituída a partir de um homem e uma mulher para anular uma união estável de gays. A sua decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça de Goiás.

Com informação das agências.

junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Pela decisão do STF isso não está previsto.Vamos aguardar os desdobramentos.
Daniel Martins disse…
Anônimo 21:55, A constituição diz o seguinte sobre o casamento:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 1º - O casamento é civil e gratuita a celebração.
...
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

§ 4º - Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

§ 5º - Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Esse é o texto legal.
Primeiramente, esclarecer a mudançaO STF, frente a inoperância do Congresso e diversos outros fatores, reinterpretou a carta magna brasileira, baseado em decisões de outros países que também assinaram a declaração universal dos direitos humanos que designaram que duas pessoas maiores de idade podem emitir consenso legal para união estável(antes podia apenas homem e mulher). Os parágrafos quatro e cinco reforçam a decisão da mudança, visto que homens e mulheres tem direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher(os dois, então, tem todos os direitos e deveres de amparo legal quanto a união estável e casamento, logo quando em consenso, sem discriminação racial, podem se unir estavelmente). O parágrafo 4 reforça que não é preciso pai E mãe para constituir unidade familiar, mãe ou pai divorciados podem constituir família. Juntando isso, o parágrafo 3º não se torna absoluto para interpretação legal.
Bem, essa é só uma interpretação do porque a mudança é válida, quanto ao casamento em si, caso do teu comentário e da pstagem do blog. Como diz o mesmo parágrafo 3º, "devendo a lei facilitar sua conversão em casamento", a ocorrência de uma união estável deve ter amparo legal e facilitação legítima quando convertida em casamento. Então, visto que um casal homossexual é em termos de lei portador do direito de formação de união estável, o casamento é totalmente legítimo.
Se quiser conferir o texto Legal na íntegra, peguei daqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm fica no capítulo VII: "Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso"
AlyneS2 disse…
Nhaa, espero que eles sejam felizes^^
Estão bem animados na foto S2
Vou mandar minha coleção de ursinhos carinhosos
( não liguem não, é minha frescura )
Anônimo disse…
E a crentaiada?Vão rogar pragas em ôcês!!
Anônimo disse…
Praga de crente, eu despacho todas no meu ebó. Duvido que UM SÓ tenha coragem de botar o nome completo aqui, pra eu colocar junto com as oferendas pra Exu no meu despacho.
Anônimo disse…
Praga...de crente?
Redundância?

Pleonasmo?

Se crente JÁ É uma praga!kkkkkkkk
Anônimo disse…
Realmente não pode haver praga pior do que crente.
Anônimo disse…
Claro que há...outro crente. Pior ainda que um crente, são dois crentes. Três já é o inferno, por isso o ditado...coisa de três foi o cão que fez. Quer saber a desgraça que é um crente? More vizinho a um crente.
Anônimo disse…
Preconceito leva a preconceito.Se os crentes discriminam e execram os gays ou outros(ateus,agnósticos,por exemplo)a resposta a isso é serem discriminados também em contrapartida.
Anônimo disse…
Sinceramente, não sei qual é o pior. Tive um vizinho ptboy que só acertávamos nosso relógio, pela passagem diária dele com o cão às cinco. Nunca vi esse rapaz com amigo, ou namorada, só o cachorro. Daí se pode avaliar o grau de neurose dele. Tive uma vizinha carismática da renovação católica. Uma louca. Fanática, vivia pedindo dinheiro pra sustentar a tal Canção Nova. Depois veio um carcamano, casado com uma(não se pode dizer, pois é crime) e funcionária da mais antiga das profissões; e agora por último, o pior de todos, que é o crente afobado. O homem é um pé no saco do quarteirão inteiro, os filhos são mal-educados, a mulher é arruaceira, e vivem escutando aqueles gospels horrorosos em volume máximo. Sinceramente, rezo pedindo que o próximo seja um travestis ou um transexuado.
Anônimo disse…
Lutem para que esse país não vire uma crentolândia.
Anônimo disse…
Já ocorreram várias decisões semelhantes em todo país.Que progresso!.Porém,há muito a ser conquistado.E que prevaleça a justiça!
Anônimo disse…
Pergunto uma coisa; Para quê casar? Se eles já tem o direito civil, tá bom demais. Não sei para quê imitar um costume heterosexual.
Jonas potialves@ig.com.br
Izual disse…
Isso é Bizarro ... sinceramente não tem coisa melhor que uma boa mulher :) , esse negocio de homem x homem é muita viadagem
Anônimo disse…
KKKKKK
Anônimo disse…
KKKKKKKKKK
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
¬¬'' comentário deprimente...
Anônimo disse…
Quem disse que ser chamado de crente é sofre algum tipo de preconceito, pelo contrário é uma honra servir à Deus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...