Pular para o conteúdo principal

TV Record associa games ao atirador de Realengo; usuários reagem


O programa Domingo Especular, da TV Record, apresentou hoje uma reportagem que associa os games violentos a assassinos como o atirador que matou 12 adolescentes de uma escola de Realengo, no Rio.

No Twitter, por intermédio da hashtag #GamerscontraR7, a reação dos usuários de games ocorreu antes mesmo de a reportagem ter ido ar. O R7 -- portal da Record – já tinha anunciado que o game seria um dos assuntos do programa.

A reportagem ressaltou que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador, passava horas no computador entretido com jogos de violência, de tiros. Lembrou de outro assassino, o estudante Matheus da Costa Meira, que em 1999 disparou uma metralhadora contra uma plateia de um cinema em São Paulo, matando três pessoas. O filme que passava era Clube da Luta, de um livro com o mesmo nome que inspirou alguns games.

O programa ouviu uma psiquiatra segundo a qual o game não altera só o comportamento de pessoas com transtornos mentais como o caso dos dois exemplos citados. Segundo ela, qualquer jovem que se vicia em game passa a agir de maneira agressiva na escola e na rua. O programa entrevistou uma mãe que teve problema com o filho por causa disso.

Embora o tema seja polêmico, Domingo Especular não entrevistou ninguém com o ponto de vista de que esse tipo de jogos ajudam a descarregar uma agressão que poderia extravasar no mundo real.

No Twitter, os usuários negaram que os games estimulam a violência. “Eu deveria ser um serial killer, [porque] minha infância foi baseada em jogos violentos e com sangue”, argumentou, por exemplo, o twitteiro  Christopher Marcel .

Outros argumentaram que os jogos, assim como os programas de TVs, são classificados por faixas etárias. O programa deu essa informação, mas acrescentou que não há fiscalização.

Alguns twitteiros informaram que já esperavam essa abordagem dos games pela  “TV dos crentes”, numa referência à Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, que é o dono da emissora. "Claro que é de total interesse da Record desvincular o atirador de Realengo do fanatismo religioso”, escreveu um deles.

"O perigo dos games violentos"


Videogame não transforma usuário em assassino, conclui pesquisa.
maio de 2008

Filho esfaqueia pai por causa do game Fifa 2009.
janeiro de 2010

Games polêmicos.     Caso do atirador de Realengo.

Comentários

Anônimo disse…
Bom meu amigo só para te informar. A Dra. Soraya Hissa de Carvalho não é Psicóloga ele é psicanalista. nem todo psicanilista é psicóloga, ela é médica. Antes de meterem o pau nela, vocês devem prestar atenção em uma coisa. eu vi a matéria varias vezes eu acho que muita coisa foi editata. Isso é muito comum em entrevistas com profissionais de saude. Isso faz com que pareça que ela confirma tudo que a matéria está tentando apoiar. Agora meu segundo ponto, eu garanto para você e para todos os internautas que videogame não é causa da violencia e de mal comportamento. Uma coisa as pessoas precisam aprender não existe causa e efeito e sim contrução de valores que temos ao longo de nossas vidas. Os videogames não ao responsáveis pelo assassino de realengo e sim a educação que ele recebeu, a vida pertubarda que ele levou. eu estudei bastante sobre o assunto e digo com total certeza videogames não criam assassinos a sociedade sim.
juliano disse…
isso depende da mente em questão
eu jogo e gosto de games sangrentos e violentos desde meus 14 anos (hj tenho 31 e somado a isso sou ateu) e nem por isso vou matar alguém ou cometer massacre pois não possuo nenhum problema mental para fazer isso
agora o que a tv quer fazer é pegar um esquizofrenico que jogava e apontar isso como a grande causa
e prefiro jogar no pc do que ver tv, até porque a tv brasileira é um lixo
Mas qual a surpresa? Videogames, internet, a mídia não precisa correr muito pra achar os "culpados". Aliás, a mídia no caso Realengo foi de uma escatologia ímpar!

http://www.tsavkko.com.br/2011/04/o-massacre-de-realengo-e-falencia-do.html
Anônimo disse…
Clube da Luta é baseado em um livro.
tuta disse…
As televisões perdem muita audiência para a internet e os games. Então está explicado esse show dado pelas emissoras...
Anônimo disse…
O "doidão" que fez o massacre em realengo só falava em religião, deixou a barba crecer tipo talibâ, foi zuado a vida toda....mas a culpa e dos games! ahhhh tá.

Essa reportagem é pra tirar a culpa da religião.
Anônimo disse…
E alguem encontrou um videogame na casa do assassino ?

É obvio que a TV dos crentes quer dissociar o assassino do fanatismo religioso...
Anônimo disse…
O problema está na formação. Jovens que ficam horas jogando perdem a noção da realidade e seja qual for o jogo, não aceitam mais interferências. Onde encontrar tempo para esportes, leituras e, principalmente, sociabilização? Se já não respeitam nem as normas de sua casa, por que respeitar as da sociedade?
Olha, eu até posso concordar que o excesso de jogos possa levar alguém a ficar seriamente pirado — não estou afirmando isso, porém. O problema é que nesse caso nem sequer se tem notícia de que o cara jogasse! Mas há muita evidência de que rezava muito, lia Bíblia e Alcorão, etc.

Dizer que foram os jogos é como culpar a asinha de galinha pela indigestão depois do churrasco de sábado.
Anônimo disse…
estou a ponto de matar...mais um inimigo no Medal of Honor. Show de game. fuck you TV
Junior disse…
É verdade, as pessoas fazem as coisas no videogame pra treinar e depois fazer no mundo real. Eu mesmo, depois que fui jogar Assassin's Creed comecei a sair escalando prédio por aí, nem quero mais saber de elevador, eu subo pela parede mesmo. Quando eu jogava GTA San Andreas então, eu quase fui preso, porque eu não podia ver um carro parado no sinal que eu abria a porta, arrancava o motorista de dentro do carro e levava embora. Desde pequeno eu sou assim, na época do Super Mario eu fui expulso do jardim zoológico porque eu vi uma tartaruga e pulei em cima dela. Videogames são mesmo um perigo pra sociedade!
Vinícius disse…
Tá bom! Sempre joguei Super Mario Bros desde a época do Atari e vou passar a pular sobre cogumelos a rodo e entrar em canos gigantes imaginando ter mundos mágios paralelos ao final deles... Que bitolação! Também sempre joguei Street Fighter, DOOM, Blood, Shadow Warrior, Phantasy Star, Neverwinter Nights, Diablo... e nunca saí por aí fazendo maldades, matando pessoas nas ruas, agredindo meus pais e avós, tentando fazer magias absurdas... Sempre tive minha cabeça no lugar, e assim sempre será! Esse papo de "bitolação por causa de games" não cola comigo! Jogo estes games por gostar deles, e não me deixo influenciar, nem hoje, amanhã, nem nunca, por nada isso! Comigo não, violão!
Anônimo disse…
sou tao viciado em games que uqando estou sem grana dou socos em tijolos em busca de moedas
Jogador disse…
Um jogo de video-game de tiro com visão de 1º pessoa funciona como treinamento militar, agora para aplicar esse treinamento numa situação real só faltam os motivos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Professor sugere república de ateus para conter intolerância

O professor Renato Lessa (foto), titular de teoria política da UFF (Universidade Federal Fluminense),  escreveu um artigo dizendo que “uma república de ateus é não só viável, mas pode ser uma condição necessária” para garantir a laicidade do Estado e proteger a sociedade da intolerância religiosa.

Valdemiro e sua mulher obtêm passaporte diplomático

Franciléia e Valdemiro passam a ter tratamento diferenciado nos aeroportos O chefe da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago (foto), e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira (foto), sua mulher, obtiveram passaporte diplomático, como se fossem representantes do Brasil em suas viagens ao Exterior. Assinada pelo ministro interino Ruy Nunes Pinto Nogueira (Relações Exteriores), a decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje (14). O Itamaraty informou que a medida tem como base o artigo 6º do Decreto 5.978/2006 segundo o qual o documento especial pode ser concedido “às pessoas em função do interesse do país”. Desfrutam do mesmo privilégio os cardeais da Igreja Católica, Edir Macedo e sua mulher (da Universal) e R.R. Soares e sua mulher (da Igreja Internacional da Graça).  Os três pastores evangélicos (incluindo Valdemiro) têm aviões com autonomia de voos internacionais. A legalidade desse agrado do governo aos religiosos é questionável, porque não fica claro qual o interesse...