Pular para o conteúdo principal

TV Record associa games ao atirador de Realengo; usuários reagem


O programa Domingo Especular, da TV Record, apresentou hoje uma reportagem que associa os games violentos a assassinos como o atirador que matou 12 adolescentes de uma escola de Realengo, no Rio.

No Twitter, por intermédio da hashtag #GamerscontraR7, a reação dos usuários de games ocorreu antes mesmo de a reportagem ter ido ar. O R7 -- portal da Record – já tinha anunciado que o game seria um dos assuntos do programa.

A reportagem ressaltou que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador, passava horas no computador entretido com jogos de violência, de tiros. Lembrou de outro assassino, o estudante Matheus da Costa Meira, que em 1999 disparou uma metralhadora contra uma plateia de um cinema em São Paulo, matando três pessoas. O filme que passava era Clube da Luta, de um livro com o mesmo nome que inspirou alguns games.

O programa ouviu uma psiquiatra segundo a qual o game não altera só o comportamento de pessoas com transtornos mentais como o caso dos dois exemplos citados. Segundo ela, qualquer jovem que se vicia em game passa a agir de maneira agressiva na escola e na rua. O programa entrevistou uma mãe que teve problema com o filho por causa disso.

Embora o tema seja polêmico, Domingo Especular não entrevistou ninguém com o ponto de vista de que esse tipo de jogos ajudam a descarregar uma agressão que poderia extravasar no mundo real.

No Twitter, os usuários negaram que os games estimulam a violência. “Eu deveria ser um serial killer, [porque] minha infância foi baseada em jogos violentos e com sangue”, argumentou, por exemplo, o twitteiro  Christopher Marcel .

Outros argumentaram que os jogos, assim como os programas de TVs, são classificados por faixas etárias. O programa deu essa informação, mas acrescentou que não há fiscalização.

Alguns twitteiros informaram que já esperavam essa abordagem dos games pela  “TV dos crentes”, numa referência à Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, que é o dono da emissora. "Claro que é de total interesse da Record desvincular o atirador de Realengo do fanatismo religioso”, escreveu um deles.

"O perigo dos games violentos"


Videogame não transforma usuário em assassino, conclui pesquisa.
maio de 2008

Filho esfaqueia pai por causa do game Fifa 2009.
janeiro de 2010

Games polêmicos.     Caso do atirador de Realengo.

Comentários

Anônimo disse…
Bom meu amigo só para te informar. A Dra. Soraya Hissa de Carvalho não é Psicóloga ele é psicanalista. nem todo psicanilista é psicóloga, ela é médica. Antes de meterem o pau nela, vocês devem prestar atenção em uma coisa. eu vi a matéria varias vezes eu acho que muita coisa foi editata. Isso é muito comum em entrevistas com profissionais de saude. Isso faz com que pareça que ela confirma tudo que a matéria está tentando apoiar. Agora meu segundo ponto, eu garanto para você e para todos os internautas que videogame não é causa da violencia e de mal comportamento. Uma coisa as pessoas precisam aprender não existe causa e efeito e sim contrução de valores que temos ao longo de nossas vidas. Os videogames não ao responsáveis pelo assassino de realengo e sim a educação que ele recebeu, a vida pertubarda que ele levou. eu estudei bastante sobre o assunto e digo com total certeza videogames não criam assassinos a sociedade sim.
juliano disse…
isso depende da mente em questão
eu jogo e gosto de games sangrentos e violentos desde meus 14 anos (hj tenho 31 e somado a isso sou ateu) e nem por isso vou matar alguém ou cometer massacre pois não possuo nenhum problema mental para fazer isso
agora o que a tv quer fazer é pegar um esquizofrenico que jogava e apontar isso como a grande causa
e prefiro jogar no pc do que ver tv, até porque a tv brasileira é um lixo
Mas qual a surpresa? Videogames, internet, a mídia não precisa correr muito pra achar os "culpados". Aliás, a mídia no caso Realengo foi de uma escatologia ímpar!

http://www.tsavkko.com.br/2011/04/o-massacre-de-realengo-e-falencia-do.html
Anônimo disse…
Clube da Luta é baseado em um livro.
tuta disse…
As televisões perdem muita audiência para a internet e os games. Então está explicado esse show dado pelas emissoras...
Anônimo disse…
O "doidão" que fez o massacre em realengo só falava em religião, deixou a barba crecer tipo talibâ, foi zuado a vida toda....mas a culpa e dos games! ahhhh tá.

Essa reportagem é pra tirar a culpa da religião.
Anônimo disse…
E alguem encontrou um videogame na casa do assassino ?

É obvio que a TV dos crentes quer dissociar o assassino do fanatismo religioso...
Anônimo disse…
O problema está na formação. Jovens que ficam horas jogando perdem a noção da realidade e seja qual for o jogo, não aceitam mais interferências. Onde encontrar tempo para esportes, leituras e, principalmente, sociabilização? Se já não respeitam nem as normas de sua casa, por que respeitar as da sociedade?
Olha, eu até posso concordar que o excesso de jogos possa levar alguém a ficar seriamente pirado — não estou afirmando isso, porém. O problema é que nesse caso nem sequer se tem notícia de que o cara jogasse! Mas há muita evidência de que rezava muito, lia Bíblia e Alcorão, etc.

Dizer que foram os jogos é como culpar a asinha de galinha pela indigestão depois do churrasco de sábado.
Anônimo disse…
estou a ponto de matar...mais um inimigo no Medal of Honor. Show de game. fuck you TV
Junior disse…
É verdade, as pessoas fazem as coisas no videogame pra treinar e depois fazer no mundo real. Eu mesmo, depois que fui jogar Assassin's Creed comecei a sair escalando prédio por aí, nem quero mais saber de elevador, eu subo pela parede mesmo. Quando eu jogava GTA San Andreas então, eu quase fui preso, porque eu não podia ver um carro parado no sinal que eu abria a porta, arrancava o motorista de dentro do carro e levava embora. Desde pequeno eu sou assim, na época do Super Mario eu fui expulso do jardim zoológico porque eu vi uma tartaruga e pulei em cima dela. Videogames são mesmo um perigo pra sociedade!
Vinícius disse…
Tá bom! Sempre joguei Super Mario Bros desde a época do Atari e vou passar a pular sobre cogumelos a rodo e entrar em canos gigantes imaginando ter mundos mágios paralelos ao final deles... Que bitolação! Também sempre joguei Street Fighter, DOOM, Blood, Shadow Warrior, Phantasy Star, Neverwinter Nights, Diablo... e nunca saí por aí fazendo maldades, matando pessoas nas ruas, agredindo meus pais e avós, tentando fazer magias absurdas... Sempre tive minha cabeça no lugar, e assim sempre será! Esse papo de "bitolação por causa de games" não cola comigo! Jogo estes games por gostar deles, e não me deixo influenciar, nem hoje, amanhã, nem nunca, por nada isso! Comigo não, violão!
Anônimo disse…
sou tao viciado em games que uqando estou sem grana dou socos em tijolos em busca de moedas
Jogador disse…
Um jogo de video-game de tiro com visão de 1º pessoa funciona como treinamento militar, agora para aplicar esse treinamento numa situação real só faltam os motivos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...