Pular para o conteúdo principal

Ironia é a arma dos ateus na revolução secular, afirma Christopher Hitchens

Hitchens (1949-2011):
tratamento contra câncer
derruba cabelos

Christopher Hitchens (foto) enviou uma carta a um congresso de ateus americanos no qual conclama que se mantenham unidos para continuar a “revolução secular”. Afirmou que as armas dos ateus contra a literalidade dos religiosos devem ser o “espírito irônico”, a mente aberta e a corajosa busca da verdade "contra essas forças temíveis e abjetas".

Hitchens é um dos principais pensadores do chamado "novo ateísmo". Escreveu vários livros, entre os quais “Deus não é Grande – como as religiões envenenam tudo”, traduzido em vários idiomas, incluindo o português do Brasil. 

“Acreditem em mim quando digo que estou junto com vocês, mesmo que não corporalmente (só em espírito, mas metaforicamente....)”, escreveu.

Nos últimos anos, Hitchens destacou não só como escritor, mas também como debatedor com religiosos sobre crença e descrença. Na carta, ele escreveu que agora vem tendo uma “longa discussão” com o “fantasma da morte” e já sabe que perderá, porque “nunca ninguém ganhou”.


Ele sofre de um câncer raro.

Afirmou que, por causa da doença, a ideia de redenção e de libertação pelo sobrenatural lhe parece mais “oca e artificial”.

Disse que sua esperança de salvação advém da camaradagem dos amigos e parentes e da ciência médica avançada.

Falou também que essas forças, entre outras, um dia vão libertar a humanidade das “algemas forjadas pelo servilismo e superstição”.  “É a solidariedade inata, e não o despotismo divino, que é a fonte de nossa moral e senso de decência.”

A carta de Hitchens tem tom de despedida. Ele escreveu que nos últimos anos surgiu uma "resistência genuína e espontânea" contra o "absurdo sinistro" e a "ilusão letal", que são a religião. Disse se sentir honrado por ter participado dessa resistência.

Texto com atualização para colocar a data de morte de Hitchens.





Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Gabeira relata seu encontro no Brasil com Christopher Hitchens

Hitchens combatia a nefasta influência de Deus na sociedade

Livro de Hitchens é exemplo de como um ateu enfrenta a morte


Comentários

Anônimo disse…
Os ateus ironizam e zombam do evangelho seguindo sem saber a vontade de satanás. Eu não gostaria de estar na pele de nenhum deles quando essa guerra terminar. Terão uma derrota estrondosa e saberão quem é Deus da pior forma possível. Esta Escrito: "Aquele que está em nós é maior do que o que está no mundo" e "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo". Fernando.
Pedro Lobo disse…
Olha só o Fernandinho aí com o seu deus (amém, irmão!)tão perverso quanto o diabo. Quem é um e quem é outro, fica difícil saber.

O Fernandinho, na dúvida, deve acender vela prá e prá outro. Ah, ah, ah.

Está escrito porque eu já escrevi: o Fernandinho é estúpido.
Adolfo disse…
Crer em um deus que se vinga dos seus filhos porque são humanos e têm dúvidas é muito pior do que venerar o capeta, que é bem mais coerente e menos temperamental... eu também não creio no "satanás"... acho que vou idolatrar o papai noel, porque se eu for mal, o pior que vai me acontecer é eu não ganhar presente no natal... na verdade, acho que os crentes que postam aqui são "fakes", porque ninguém pode ser assim tão estúpido e burro... mas falando do Hitchens, como eu já postei muito por aqui: esse cara vai fazer muita falta!!!
Pedro Lobo disse…
Com correção

Olha só o Fernandinho aí com o seu deus (amém, irmão!)tão perverso quanto o diabo. Quem é um e quem é outro, fica difícil saber.

O Fernandinho, na dúvida, deve acender vela prá um e prá outro. Ah, ah, ah.

Está escrito porque eu já escrevi: o Fernandinho é estúpido.
Anônimo disse…
COLEGAS a PAIXÃO do FERNANDO pelo Capeta é tipica dos crentes..........se vc for em uma seita crente , vai perceber que tudo gira em torno do capeta....eles veneram o capeta , tudo que o pastor nao consegue ele poe a culpa no capeta...

e capeta , capeta , capeta , capeta....

PORQUE ?????????


Porque os crentes são filhos diretos de MARTINHO LUTERO o monge católico alemão que se rebelou contra o CATOLICISMO ROMANO , instigado e incentivado por nobres rebeldes alemães que nao queriam se submeter ao dominio de ROMA...


Lutero era de uma familia com raizes WICCA [ uma religião pagã muito comum na Austria , Germania ,e norte da europa , cheia de misticismos e demonios e hoje a um consenso que LUTERO o pai dos crentes sofria de ou Ezquisofrenia ou delirios provocados por ALCOOLISMO, ja que LUTERO afirmava em suas escritas que ele falava com o DIABO...


OS CRENTES na sua maioria incultos e até semi-analfabetos detestam livros históricos , mas vai aqui algumas frases de LUTERO O PAI DOS CRENTES

trechos retirados do livro :

CONVERSAS A MESA [ MARTIN LUTHER & BRENTANO ]

´´Se o diabo me tentar a beber ? vou beber muito , mas em nome de Jesus ´´

´´Vou debelar minha dor de cabeça causada por vinho barato , com a excelente cerveja de wittenburg´´

´´ Se o dia diabo me tentar novamente , espanto ele com meus peidos´´

´´ Dormi mais vezes com o diabo , que com minha esposa CATARINE ´´

´´O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.´´

´´E enquanto eu dormia ou bebia a cerveja de Wittenberg junto de meus
amigos Philipe e Amsdorf, a Palavra enfraquecia o papado de forma tão
grandiosa que nenhum príncipe ou imperador conseguiu infligir-lhes
tantas derrotas. Eu nada fiz: a Palavra fez tudo." (Martinho Lutero, LW 51.77)´´


E o pior que CRENTES e MUÇULMANOS condenam radicalmente o uso de bebidas alcoolicas , correto ? SIM


Mas o ALCORÃO promete aos homens bomba que caso eles cheguem ao PARAISO eles poderam beber rios de vinho , que nao deixa bebado e que nao dá ressaca nem dor de cabeça.....

OLHA QUE ABSURDO ???


CRENTES não podem beber , afinal tem de sobrar din din pro PASTOR farrear...


mas na biblia até JESUS tomava vinho e inclusive se nao fosse ele ? aquela FESTANÇA seria um mico , ja que ele transformou agua em vinho e ai o PAU QUEBROU ATÉ TARDE....


DEUS FICA FELIZ COM A ´´TRAVA DE NOÉ´´ o velhinho bebado que toma um porre ao descer da arca.....

Ora se BEBIDA fosse pecado ? DEUS ja matava NOÉ ali mesmo.....


FERNANDO e ai ?
Eli Vieira disse…
O Bule Voador traduziu a carta na íntegra.
http://bulevoador.haaan.com/2011/04/23/carta-de-hitchens-aos-ateus-americanos/

Abraço
Anônimo disse…
Sinto pelo momento que o sr. Hitchens e sua família estão passando. Desejo que melhore, fique bom completamente e possa continuar e impor sua luta ideológica contra as ideologias já existente...

Enquanto isso, não poderia deixar de mencionar:

“espírito irônico”

Isso é interessante!!!

“Acreditem em mim quando digo que estou junto com vocês, mesmo que não corporalmente (só em espírito, mas metaforicamente....)”

Isso é muito interessante!!!

“fantasma da morte”

Mais interessante ainda!!!

“É a SOLIEDARIEDADE INATA, e não o despotismo divino, que é a fonte de nossa moral e senso de decência.”

Já nascemos com solidariedade... SHOW DE BOLA!!!

Alguém físico, precisar da Metafísica para se expressar, é MUITO MAIS QUE INTERESSANTE, É IMPRESSIONANTE!!!
Jânio Lima disse…
O "espirito irônico" tem de está presente em tudo que caçoa da inteligência de poucos a religião é mestra na arte de brincar iludindo o pensamento humano. Nada melhor do que a ironia INTELIGENTE para desmistificar tais conceitos. Quando os ateus saem dos armários libertam dos armários interiores a ironia e essa ironia pode trazer muitos benefecios sendo a principal delas: A LIBERDADE MAIOR.
Anônimo disse…
Como o amigo anônimo mencionou, é muito interessante observar o linguajar e o teor da carta do Sr. Hitchens...

Pequeno deslize aqui: "...(só em espírito, mas metaforicamente)...". Ops! Peraí, eu disse "espírito?!"?! Não, não! Deixa eu arrumar, vou pôr m-e-t-a-f-o-r-i-c-a-m-e-n-t-e. Isso! Assim! Ufa! Que escorregada...

"...fantasma da morte...". Ele diz que vem tendo longa discussão com ele. Hmm. Será que é metaforicamente também? Vejo que ateus adoram metáforas. Talvez eles adorem a Bíblia, então. A Bíblia é cheia de metáforas. Será que eles pegam idéias de lá? Não sei. Talvez.

Que fique claro, amigos descrentes, que desejo a Hitchens uma genuína recuperação. E que ele levante-se em nome da "resistência" contra o inexiste... Peraí... Ah, paro por aqui. Deu um nó na minha cabeça.

Abraços.
Anônimo disse…
SHOW DE BOLA!!!
Anônimo disse…
A Psicanálise diria: um crasso "ATO FALHO".

Talvez para "alguns" a doença atingindo as brilhante faculdades mentais... Será????
Anônimo disse…
Caras idiotas são estes Ateus,estão parecendo com o movimento gay.

querem aparecer de qualquer jeito idiotas.
Anônimo disse…
Sutilidade...eu não conheço este termo, só uso sutileza! Inteleccional também é ótimo, pra uma batalhadora administradora de pousada, que luto com afinco pra cumprir, o que o governo do qual sou tributária, não segue: gastar menos que o arrecadado. Não sei o que é hermenêutica, pra mim parece solução farmacológica, apologética me lembra geometria, dos meus bons tempos de ginásio...Mas, quanto à teologia, bem, não sou intelectual, mas , foge ao meu poder de cognição, como uma "ciência" pode existir SEM OBJETO...de estudo. Sendo antropologia um conceito já problemático, pelo fato de ser o homem ao mesmo tempo sujeito e objeto, de um tal conhecimento; O QUE SERIA TEOLOGIA? Um delírio metafísico dos filósofos neoplotinianos, desempregados após o golpe de Constantino, que encontraram refúgio nos mosteiros, sendo sustentados com as benesses da Imperial Igreja? Sei que dois mil anos de teologia, não fizeram nada além de dar a Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino o status de cristianizadores de Platão e Aristóteles, respectivamente; fornecendo a Descartes inspiração para o seu GENIAL invento, de que a coisa que duvida é a mesma coisa que pensa que duvida; ou a Leibniz subsídios para sua teoria de que, ESTE É O MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS, porque um Deus criador perfeito, não iria errar em seus cálculos nem pra mais, nem pra menos, devido à incompossibilidade dos elementos. Sei que os crentes têm um preconceito arraigado, contra todos nós que refutamos seus simplórios argumentos: O DE QUE CIÊNCIA MUITA APROXIMA DE DEUS, E POUCA, DELE O AFASTA; logo , somos todos por extensão burros; enquanto eles, POR DIVINA REVELAÇÃO, iluminados pelo Espírito Santo, são inteligentes! Afirmam que NÓS INVERTEMOS O ÔNUS DA PROVA; como o existir OU O CONTRÁRIO carece de comprovação, NÓS É QUE DEVEMOS PROVAR QUE DEUS NÃO EXISTE; dado que eles o supõem pela fé. Pois muito bem, em minha santa burrice, de atéia desvairada, perdida num mundo abandonado ao deus-dará; prefiro minha crença da qual não arredo pé nem sou mais nem menos convicta: cristãos, tal como todos os coletivismos confessionais, dentre os quais a mídia é um deles, não menos religioso; são em sua grande maioria ateus pragmáticos... No sentido de descrença, incredulidade, só não têm coragem de refletir. Claro, num mundo caótico, quem ignora os benefícios de uma crença? Prefiro entretanto , como dizia Dom Helder Câmara, citando aqui um religioso verdadeiro; SER UMA ATÉIA DE CORAÇÃO humano, que um cristão de coração DESUMANO.Porque os comentários impiedosos, inclementes, odiosos, iracundos, atrabiliários, excludentes, violentos, vindicativos, imprecatórios, arrogantes, soberbos, prepotentes, destes posts onde se debatem temas religiosos, AMALDIÇOADORES DOS DIFERENTES, (quando o Mestre deles os ensina o contrário)...DEFINITIVAMENTE PARTEM DE GENTE QUE, ABSOLUTAMENTE, NÃO TEM CORAÇÃO.
Anônimo disse…
Menos Lukretia, pois apesar de você ter um coração humano, tem também um coração desumano como qualquer religioso ou ateu que dizem-se ser aquilo que não são. Apenas nominais. Somos paradoxais sim! E aquele que diz que não MENTE.

Quem convive conosco que nos compre! Somos luz e trevas... TODOS SÃO, FORAM E CONTINUARÃO SER...

Quantos comentários TEUS em muitos posts são "impiedosos, inclementes, odiosos, iracundos, atrabiliários, excludentes, violentos, vindicativos, imprecatórios, arrogantes, soberbos, prepotentes, destes posts onde se debatem temas religiosos"

neste mesmo mostra estas virtudes que teimam em agarrar-se em TODOS NÓS:

"pra uma batalhadora administradora de pousada, que luto com afinco pra cumprir, o que o governo do qual sou tributária, não segue: gastar menos que o arrecadado". SÓ VOCÊ TRABALHA? NA SUA POUSADA A MAIORIA DO DINHEIRO SUJO É DE QUEM? POSSIVELMENTE NA SUA MAIORIA DE RELIGIOSOS... E VOCÊ COMPRA DE QUEM, QUEM SÃO SEU EMPREGADOS? POSSIVELMENTE ALGUNS "RELIGIOSOS IMBECIS". POIS JÁ VI VOCÊ POSTAR QUE RELIGIOSOS SÓ PENSAM EM DINHEIRO. ATEU NÃO... SEI...

"foge ao meu poder de cognição" SUTIL E IRÔNICA!

"como uma "ciência" pode existir SEM OBJETO" DA MESMA FORMA QUE SE DIZ NA PSICOLOGIA SOBRE CONSCIENCIA, INCONSCIENCIA, ID, EGO, SUPER-EGO... VOCÊ JÁ VIU ALGUM DELES ANDANDO POR AÍ... SIM SOMOS OBJETOS E SUJEITOS, QUE CRÊEM EM UM DEUS QUE PODE SER OBJETO E SUJEITO. O BIG BANG É UM OBJETO... premissa ainda não comprovada em laboratório. Mas para quem tem um pouco de racionalidade crê. Com a mesma crença que falamos tranquilamente sobre a "velocidade da luz" tendo-a como constante... constante esta que provavelmente não seja.

Malhar Agostinho e Tomaz de Aquino é COVARDIA... Não ver nada de bom neles acho UMA CARACTERÍSTICA BEM DESUMANA.


"de que a coisa que duvida é a mesma coisa que pensa que duvida" MATRIX SHOW DE BOLA. Provável mas quem sabe "que a coisa que duvida é a mesma coisa que pensa que duvida, é a coisa que duvida" QUE LINDO!

"simplórios argumentos" SOBERBA A VISTA

"Pois muito bem, em minha santa burrice, de atéia desvairada, perdida num mundo abandonado ao deus-dará;" REALMENTE SUA BURRICE É O MELHOR DOS MUNDOS POSSÍVEIS

"prefiro minha crença da qual não arredo pé nem sou mais nem menos convicta" FECHADA, IMPOSSIBILITADA DE CONVERSAR, DIALOGAR...

"tal como todos os coletivismos confessionais, dentre os quais a mídia é um deles, não menos religioso; são em sua grande maioria ateus pragmáticos... " OS RELIGIOSOS SÃO ATEUS PRAGMÁTICOS, MAS OS ATEUS NÃO SÃO RELIGIOSOS PRAGMÁTICOS? Todos precisamos levantar nossos olhos dos nossos umbigos

DEFINITIVAMENTE PARTEM DE GENTE QUE, ABSOLUTAMENTE, NÃO TEM CORAÇÃO. Sem comentários
O Anônimo do post anônimo que satirizava o satírico disse…
"...arrogantes, soberbos, prepotentes..."

Deixe-me adicionar alguns sinônimos à perífrase:

Altivos, megalomaníacos, egocêntricos, narcisistas, orgulhosos, presunçosos, bazófios, pretensiosos, jactantes, egotistas, egoístas, gabarolas, subjetivistas, individualistas, vaidosos, ufanos, vangloriosos...

Bem, acho que é só isso que meu léxico permite colocar. Ou talvez algum adjetivo esteja ausente por intermédio do esquecimento. Malditos esquecimentos, malditas noites mal dormidas...

Por favor, desconsiderem os nuances semânticos.
Espero ter ajudado a todos aqueles partidários da verborragia!

Abraços.
THiAGO disse…
"Espírito irônico", leia-se deboxado, sarcástico, circense, palhaço. Percebo que a intenção é tanto levantar polêmicas quanto aparecer. Parece que para esses ímpios permanecerem sob a ribalta, é preciso criar constantemente a cena de circo. Nesse aspecto a estratégia não é diferente da do Tiririca.

Se são essas as "armas" dos ateus, como diz o sr. Hitchens, percebe-se quão "séria" é a causa atéia. Na verdade é risível!

Agora, colocar esse grão de poeira na categoria de um dos "4cavaleiros do apocalipse" como blasona o texto atribuindo a religiosos, é de dar gargalhadas! Pois esse sr. Hitchens é uma piada... e de muito mau gosto.

Entretanto, ele faz alusão à "espírito", o que na boca de um ateu pode ser indicio de um grande passo no caminho da conversão e seriedade. Quem sabe se não seria a proximidade da morte, percebe-se que ele não está longe dela...

A morte é solene, séria(nada irônica), irreversivel. Faz muitas vezes as pessoas reverem todos erros de uma vida. E sinceramente espero que seja o que ocorre com o sr. Hitchens. Do contrário, veremos quem ri por ultimo...
Anônimo disse…
Ironia... será que ninguém entende irônia?! Sério mesmo? "Falar de espírito irônico..." é um ótimo exercício de metalinguagem. Será q é tão difícil entender? Ser irônico usando a mensagem em si. Não quer dizer que ele acredite em espírito é usar os conceitos dos teistas para ironizá-los. É realmente difícil de entender isso?
Anônimo disse…
Todos os posts de teístas demonstram que DEFINITIVAMENTE não entendem que ser irônico não é ser desrespeitoso!!
Anônimo disse…
"'"Falar de espírito irônico...' é um ótimo exercício de metalinguagem."

Ora, ora, ora. Estávamos ironizando. Difícil entender?

"...que ser irônico não é ser desrespeitoso!!"

Magina! Jamais pode se pensar assim! Não existe demonstração de respeito maior que ironizar a religião de uma pessoa! Eu entendo perfeitamente.
Anônimo disse…
E estamos na epoca de Noe ele avisou que o mundo terminaria em águas,mais ninguem acreditou.
Giovana disse…
Socorro, pelo menos o Hitchens se livrou desses crentes malucos que vão ter uma vida vazia, sem sentido e sem aproveitar o único bem valioso de nossa ÚNICA E ESPECIAL vida: o tempo.
Salomon Davi disse…
A foto que encima esta matéria é bastante ilustrativa da situação atual de Hitchens: ele não perdeu somente a voz (concluímos com a leitura de sua carta), perdeu o senso, ou a capacidade de pensar como um ser racional, um homo sapiens. Conclui o seu arrazoado (ou desarrazoado?) justificando o que sua consciência ainda não apagou, ou seu sentimento do sobrenatural, que é, no fundo de seu ser, a idéia de um ser superior, do Deus criador e motor de todo o Universo: "...estou junto com vocês, mesmo que não corporalmente (só em espírito, mas metaforicamente..." Ninguém está "em espírito" metaforicamente: está corporal ou espiritualmente presente, e neste caso por uma ação sobrenatural que admite a existência de Deus como o Ser sobrenatural por excelência!
Anônimo disse…
Mitologia
Unknown disse…
/\ CRENTELHO!!
Unknown disse…
Você não é muito velho para acreditar em contos de fadas?
Unknown disse…
Você não é muito velho para acreditar em contos de fadas e amigos imaginários??

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih