Pular para o conteúdo principal

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo



Hitchens (direita) concedeu
 a última entrevista de
 sua vida a Dawkins

da New Statesman

Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.

O entrevistador é o biólogo evolucionista Richard Dawkins, também inglês e intelectual afinado com as ideias ateístas de Hitchens. Os dois eram amigos havia 30 anos.

Conhecido por sua memória capaz de lembrar trechos de livros que teria lido há mais de 20 anos, mesmo após muitas doses de álcool, era um polemista incendiário.

Vivendo nos Estados Unidos desde 1981, atacava a religião, o racismo e a crença em verdades absolutas.

Sua grande admiração por autores como Vladimir Nabokov e George Orwell era diretamente proporcional a sua aversão por figuras como Bill Clinton, Henry Kissinger e Madre Teresa de Calcutá.

Além da erudição, foi um jornalista de campo. Viajou ao Iraque, Afeganistão e Coreia do Norte. Conhecia todos os países europeus e boa parte do norte da África.

De trajetória política orientada à esquerda, surpreendeu seguidores ao apoiar a invasão americana no Iraque após o atentado de 11 de Setembro.

Depois, em um artigo muito polêmico, se submeteu às técnicas de interrogatório do Exército americano antes de escrever que as classificava como "sessões de tortura".

Fundada em 1913, a "New Stateman" é uma revista de política e cultura. Hitchens se destacou nela como repórter e articulista nos anos 70.

Desde 2009, a publicação reserva algumas edições aos cuidados de editores convidados. Escolhido para dezembro, Dawkins usou como temas o humanismo e o ateísmo.

Na entrevista a seguir, Hictchens fala, entre outras coisas, de sua luta contra o absoluto que quer controlar a mente das pessoas e da ligação entre a Igreja Católica e o nazismo.

Richard Dawkins - Tem recordações da "New Statesman"?

Christopher Hitchens - Parece um mundo diferente, uma revista diferente e que aconteceu com uma pessoa diferente. Eu adoraria que eles me entrevistassem sobre isso algum dia, mas prefiro que você e eu foquemos sobre a questão principal da edição, que, obviamente, é nossa causa comum.

Venho lendo seus ensaios recentes. Sua erudição me espanta. Não consigo pensar em ninguém desde Aldous Huxley que tenha uma base de leitura tão completa e ampla.

Pode parecer que é ampla, mas isso talvez tenha se dado ao custo de ser um pouco superficial. Me tornei jornalista porque um jornalista não precisava se especializar.

Fui a um debate entre Umberto Eco e Susan Sontag, e falou-se sobre a palavra "polímata". Eco disse que era sua ambição ser polímata; Sontag o contestou, dizendo que a definição de polímata é alguém que se interessa por tudo e por nada mais.

Em minha formação, fui incentivado a ler como uma borboleta, pousando sobre um tema e tomando um golinho de néctar, mas sem mergulhar mais fundo.

Como estudioso de George Orwell, você deve ter uma visão particular da Coreia do Norte, de Josef Stálin e da União Soviética e se irritar com o refrão constante: "Stálin foi um ateu".

Não sabemos se foi. Hitler, com certeza, não foi. De qualquer modo, o ateísmo não supõe nenhuma espécie particular de posição política.

As pessoas que fizeram o trabalho sujo de Hitler foram quase todas religiosas.

Lamento dizer que a relação da SS com a Igreja Católica é algo que a igreja ainda precisa enfrentar.

Se você está escrevendo sobre a história dos anos 1930 e a ascensão do totalitarismo, pode, se quiser, tirar a palavra "fascista" em relação à Itália, Portugal, Espanha, Tchecoslováquia e Áustria e substituí-la por "partido católico de extrema direita".

Quase todos os regimes foram instalados com a ajuda do Vaticano. Isso não é negado. Em muitos casos os entendimentos com a Santa Sé persistiram após o fim da Segunda Guerra e se estenderam a regimes comparáveis na Argentina e outros países.

Mas houve sacerdotes que fizeram coisas boas.

Não muitos, ou saberíamos seus nomes. Do mesmo modo como os nazistas pensavam ser uma raça separada, queriam sua religião própria.

Eles desencavaram os deuses nórdicos, mitos e lendas extraordinários de todo tipo saídos das sagas antigas. Queriam controlar as igrejas. Estavam dispostos a fechar um acordo com elas.

A Igreja concordou em dissolver seu partido político, e Hitler ganhou o controle da educação alemã; foi um ótimo acordo. As comemorações do aniversário dele eram ordenadas desde o púlpito.

Não há dúvida, os nazistas queriam o controle -e estavam dispostos a entrar em choque com as igrejas para conseguir isso.

As pessoas juravam por Deus que jamais desrespeitariam o juramento feito ao Führer. Isso não é nem secular, o que dirá ateu.

Agradecia-se a Hitler nas orações antes das refeições.

Creio que sim.

Você mencionou a Coreia do Norte. Ela é um Estado teocrático, em todos os sentidos. É quase sobrenatural, na medida em que os nascimentos na família (governista) Kim são vistos como sendo misteriosos e acompanhados por acontecimentos fora do comum. É uma "necrocracia" ou uma "mausoleucracia", mas não seria possível dizer que seja um Estado secular, o que dirá um Estado ateu.

As tentativas de fundar religiões novas deveriam atrair nosso desdém, tanto quanto o atraem as alianças com as religiões velhas.

Tudo o que se afirma é que não é possível dizer Hitler tenha sido nitidamente cristão: "Talvez, se ele tivesse continuado, teria se descristianizado um pouco mais". Isso é tudo baboseira absoluta. É falho como história e é falho como propaganda política.

E é falho como lógica, porque não existe conexão entre ateísmo e atos hediondos; por outro lado, essa ligação pode facilmente ser traçada no caso da religião, como vemos com o islã moderno.

Na medida em que a adoração a Stálin e o "Kim Il-sungismo" são novas religiões, nós, como todos os ateus, as repudiamos absolutamente.

Acusam você de ser do contra, que é uma descrição que você mesmo já fez de si.

Na realidade, não fiz. Eu a rejeitei. Mas a penduraram em meu pescoço e não tenho como me livrar dela.

Sempre desconfiei da dimensão política esquerda-direita.

Para mim ela já se rompeu.

Mas é espantoso como o contínuo esquerda-direita ainda exerce influência. Se você sabe o que alguém pensa sobre a pena de morte ou o aborto, sabe o que ela pensa sobre tudo. Você é uma exceção à regra.

Tenho uma coerência, que é ser contra o totalitário -o de esquerda e o de direita. O totalitário é o inimigo: aquele que é absoluto, que quer o controle do que acontece na sua cabeça, não apenas sobre suas ações e os impostos que você paga. E as origens disso são teocráticas, obviamente.

O começo disso é a ideia de que existe um líder supremo, ou papa infalível, ou rabino-chefe capaz de receber e expressar o pensamento divino e então nos dizer o que fazer.

Há formas seculares disso, com gurus e ditadores; essencialmente, é a mesma coisa.

Alguns pensadores -acima de todos, Orwell - compreenderam que, infelizmente, os humanos possuem uma forte tendência inata a adorarem, a se tornarem abjetos.

Portanto não estamos apenas combatendo ditadores. Estamos criticando os outros humanos por tentarem usar atalhos, simplificar suas vidas, rendendo-se e dizendo: "Se você me oferecer a felicidade suprema, é claro que abrirei mão de parte de minha liberdade mental em troca disso". Afirmamos que essa é uma barganha falsa: você não receberá nada, tolo.

A parte de você que foi, ou é, da esquerda radical sempre é contra ditadores totalitários.

Sim. Fui trotskista; para nós, o movimento socialista só poderia ser reavivado se fosse purgado do stalinismo. Considerávamos o stalinismo uma teocracia.

Uma das minhas principais queixas quanto à religião é o modo como rotulam uma criança como "católica" ou "muçulmana". De tanto reclamar disso, estou até chato.

Nunca tenha medo de ser acusado de chato, ou de excessivamente rigoroso. Não há mal no excesso de rigor. O rigor é o mínimo que você deve empregar como arma. Se você continuar a insistir em algo, o pior que podem dizer é que você é tedioso.

Hoje mesmo recebi um texto de conselhos, de um site do governo britânico, intitulado "As Responsabilidades dos Pais" ou algo assim. Uma das responsabilidades era "determinar a religião do filho". Literalmente, determinar. Mas quando me queixo a esse respeito me dizem que ninguém rotula as crianças.

O governo, sim. A meu ver, isso vem de uma política imperial britânica, que, por sua vez, veio de impérios otomanos e anteriores: você classifica seus novos súditos segundo a fé deles.

Você pode ser um cidadão otomano, mas é um cidadão otomano judeu ou cristão armênio. E algumas dessas religiões dizem às crianças que as crianças de outras religiões vão para o inferno. Acho que não podemos proibir isso, nem podemos descrevê-lo como "discurso de ódio" - embora eu tenha minhas dúvidas-mas deveria causar alguma desaprovação.

Eu chamaria isso é abuso infantil mental.

Como libertário, não tenho como dizer que as pessoas não deveriam educar seus filhos segundo seus direitos, por exemplo. Mas a criança possui direitos, e a sociedade, também. Não permitimos a mutilação genital feminina, e acho que não deveríamos tolerar a masculina.

Mas seria muito difícil afirmar que você não tem o direito de dizer a seu filho que ele tem sorte e que ingressou para a única fé verdadeira. Não vejo como deter isso. Acho apenas que o resto da sociedade deveria olhar para isso com um pouco de desaprovação, coisa que não acontece.

Há uma tendência entre liberais de achar que a religião deveria estar fora de discussão.

Ou até mesmo de achar que existe um racismo antirreligioso, algo que, a meu ver, é uma limitação terrível.

Você acha que os EUA correm o risco de virar uma teocracia?

Não. As pessoas em quem pensamos quando falamos disso - os evangélicos protestantes extremos, que querem realmente uma América comandada por Deus e acreditam que ela foi fundada segundo princípios fundamentalistas protestantes - talvez sejam a ameaça mais superestimada no país.

Que bom.

Eles já foram derrotados em toda parte. Por que isso?

Na década de 1920, tiveram uma sequência de vitórias. Proibiram a venda, manufatura, distribuição e consumo de álcool. Incluíram isso na Constituição. Mais ou menos conseguiram proibir a imigração vinda de países de maioria não branca, não protestante. Eles nunca se recuperaram dessas vitórias.

Nunca se recuperarão do fracasso da Lei Seca. Ou do julgamento Scopes [de 1925, envolvendo o ensino da teoria da evolução nas escolas]. Cada vez que tentaram introduzir o ensino do criacionismo, os conselhos de ensino, pais ou tribunais derrotaram as tentativas, e na maioria dos casos graças ao trabalho de pessoas como você, que mostraram que é bobagem.

Isso é muito animador.

O que me preocupa um pouco mais é a natureza reacionária e extrema do papado neste momento. Por outro lado, parece que o papa não consegue muita fidelidade junto à congregação americana, que desobedece à Igreja abertamente com relação aos anticoncepcionais, o divórcio, o casamento gay, em grau extraordinário e que eu não teria previsto.

Ela está até mesmo se mantendo firme com relação ao aborto, que, em minha opinião, é uma questão moral muito forte e não deveria ser decidida levianamente.

A única ameaça religiosa real nos EUA é a mesma que, lamento dizer, existe em muitos outros países: uma ameaça externa. É o jihadismo, parcialmente cultivado no próprio país; mas em parte o jihadismo americano é fraco e se desacredita sozinho.

Chega a preocupar você a ideia de que, se vencermos e destruirmos o cristianismo, por assim dizer, o vazio poderia ser preenchido pelo islã?

Não. É engraçado, mas não me preocupo com a possibilidade de vencermos. O único que podemos fazer é nos assegurarmos de que as pessoas saibam que existe uma alternativa muito mais maravilhosa, interessante e bela. Não, não acredito que a Europa se encheria de muçulmanos à medida que se esvaziasse de cristãos. O cristianismo derrotou a si mesmo na medida em que se tornou uma coisa cultural. Não há realmente cristãos crentes, como havia gerações atrás.

Na Europa isso é verdade, certamente. Mas e nos EUA?

Acho que há uma tendência que vem de longa data, no mundo desenvolvido e em grandes áreas fora dele, de as pessoas enxergarem as virtudes da separação entre igreja e Estado, porque já experimentaram a alternativa.

A cada vez que algo como uma jihad ou movimento de sharia tomou conta de qualquer país -é verdade que isso só foi possível em casos muito primitivos-, o país é uma ruína ainda em brasa, com produtividade zero.

Analisando a religiosidade nos países do mundo e nos diferentes Estados dos EUA, constata-se que a religiosidade tende a estar correlacionada à pobreza e a vários outros índices de carência social.

Sim, é também disso que ela se alimenta. Mas não quero ser condescendente em relação a isso. Conheço muitas pessoas altamente instruídas, muito prósperas e muito reflexivas que creem. Não é inédito que pessoas tenham a ilusão de serem Deus ou o Filho sagrado. É uma ilusão comum, mas, novamente, acho que não precisamos condescender.

Rick Perry [pré-candidato republicano à Presidência dos EUA] declarou certa vez: "Não apenas creio que Jesus seja meu salvador pessoal, como creio que os que não acreditam nele vão para o castigo eterno". Ele foi contestado em relação a essa última parte e respondeu: "Não tenho o direito de modificar a doutrina. Não posso dizer que ela vale para mim, e não para outros."

Frequentemente me perguntam por que os EUA, uma nação de base secular, é tão mais religiosa que países europeus ocidentais que têm uma religião oficial, como os da Escandinávia ou o Reino Unido.

[Alexis] de Tocqueville acertou na mosca. Se você quer uma igreja nos EUA, tem de erguê-la com o suor de sua fronte, e muitos já o fizeram. É por isso que são tão ligados a elas. Os judeus - mas não todos -, surpreendentemente, abandonaram sua religião pouco tempo depois de chegar do Leste Europeu.

Então a maioria dos judeus abandonou sua religião?

Nos Estados Unidos, cada vez mais. Quando as pessoas vieram para escapar da perseguição religiosa e não quiseram reproduzir a perseguição, essa era uma memória muito forte.

Os judeus se secularizaram muito rapidamente quando vieram. Os judeus americanos, como coletivo, devem constituir a força mais secular do planeta, hoje. Isto é, se considerarmos que formam um coletivo, o que não parece ser realmente o caso.

Embora não sejam religiosos, muitas vezes ainda observam o shabat e esse tipo de coisa.

Isso só pode ser algo cultural. Eu celebro o Pessach todo ano. Às vezes até faço um seder [jantar em comemoração à páscoa judaica], porque quero que minha filha saiba que vem de outra tradição, de modo muito distante.

Se ela encontrasse seu bisavô, isso explicaria, porque ele fala iídiche. É cultural, mas o seder do Pessach é também o fórum socrático. É dialético. É acompanhado por vinho. Tem todos os elementos de uma discussão muito boa. E há o destino manifesto.

As pessoas sentem que os EUA são um lugar de sorte. É um país que fica entre dois oceanos, repleto de minerais, de beleza, de riqueza. Para muitas pessoas, realmente parece providencial.

A terra prometida.

Tudo isso e mais o desejo de outro jardim do Éden. Alguns utópicos seculares vieram para cá com a mesma ideia. Thomas Paine e outros todos pensaram na América como o maravilhoso recomeço para a espécie.

Mas isso tudo foi secular.

Muito foi, mas é impossível fugir da liturgia: ela é poderosa demais. Você acaba dizendo coisas como "terra prometida", e isso pode ser usado para fins sinistros.

Mas, em muitos casos, é uma crença benigna. Trata-se só de dizer: "Devemos compartilhar nossa boa sorte". A razão pela qual a maioria de meus amigos não é crente não tem a ver especialmente com terem participado de discussões como as que você e eu temos tido, mas com o fato de que a religião obrigatória na escola os tornou indiferentes à religião.

Ficaram entediados.

Ficaram fartos. Eles pegavam da religião, de vez em quando, aquilo de que precisavam: se precisassem se casar, sabiam aonde ir. É claro que alguns deles são religiosos, outros gostam da música, mas, de modo geral, os britânicos são benignamente indiferentes à religião.

E o fato de haver uma igreja estabelecida aumenta esse efeito. As igrejas não deveriam ser isentas de impostos, como são. Não automaticamente, de todo modo.

Com certeza, não deveriam. Se a Igreja pede que seja dado tempo igual a especulações criacionistas ou pseudocriacionistas... Qualquer igreja que ensina isso em sua escola e recebe dinheiro federal da iniciativa religiosa deveria, por lei, também ensinar o darwinismo e conhecimentos alternativos, para que se ensine o debate. Acho que elas não querem isso.

A religião comparativa seria uma das melhores armas, desconfio.

Hoje a coisa ficou tão insípida em partes dos Estados Unidos que muitas crianças crescem sem qualquer conhecimento de qualquer religião de qualquer tipo. Isso porque seus pais não lhes transmitem esse conhecimento; eles deixam a cargo das escolas, e as escolas têm medo de mexer com isso. Eu gostaria que as crianças soubessem de que trata a religião, senão algum guru ou alguma seita pode fazer a cabeça delas.

Elas são vulneráveis. Eu também gostaria que elas conhecessem a Bíblia, por razões literárias.

Precisamente. Uma parte enorme da literatura inglesa seria de difícil compreensão se as pessoas não conhecessem a Bíblia.

Você teria algo a dizer sobre o Natal?

Sim. Não poderia deixar de haver um feriado no solstício do inverno. A religião dominante não poderia deixar de tomar conta dessa festa, e isso teria acontecido mesmo sem Charles Dickens e todos os outros.

A árvore de Natal vem do príncipe Albert [consorte da rainha Vitória da Inglaterra]; os pastores e os três reis magos são todos invenções.

Cirênio não era governador da Síria, tudo isso. Cada vez mais, o Natal vem se secularizando. E essa mania de desejar "boas festas" é algo de que também não gosto.

É horrível, não? "Boas festas"

Prefiro nossas frases sobre o cosmos.





Jesus é uma farsa criada pelos romanos, afirma pesquisador

Comentários

Sean disse…
É uma sensação indescritível agente pegar ateus no pulo falando bobagens. Ao mesmo tempo podemos atentar que tais bobagens, a contrario sensu, podem ser extremamente esclarecedoras. Notem que Hitchens diz que o ateísmo não pressupõe alinhamentos político-ideológicos, mesmo diante do fato de que todos Estados Ateus (URSS, Coréia, China, ...) se alinharam a ideologias político-totalitárias e sanguinárias. Pô, estranho que alguém que cultive tanto a adoração aos métodos científicos fique indiferente a essas verificações, não é mesmo? rs Por outro lado, pasmem, segundo ele, são as religiões, sim, elas é que estariam necessariamente aliadas a regimes opressivos (?!) É risível ou não é?! rsrs

Para arrumar tudo isso de forma que satisfaça a embriaguez de seus soldadinhos neo-ateísta destituídos de qualquer senso de auto-crítica, o que ele faz? Agora é a melhor parte: atribui a todos esses líderes ateístas a pecha de teístas porque se investiram na roupagem de deuses nos seus países (Kim Jong, Stálin...). SERIA mais honesto ele constatar que todo ateísmo clama por um absolutismo e, isso, implica também a pretensão de dominar não só o plano material da vida das pessoas, mas, também, qualquer possibilidade dessas pessoas vivenciarem uma dimensão transcendental.

Em suma: qualquer regime ateísta irá reivindicar para si a condição de Ente Absoluto! O ateísmo desde a origem está contaminado pelo germe que diz rejeitar. Está fadado a morrer na vala da contradição!

Por fim, a bobagem que falou sobre o cristianismo e o bobo do Dawkins ficava todo animadinho achando que um dia na vida verá o fim da religião crista. Isso é impossível! A Europa secularizada está mergulhada numa crise sem precedentes e possui uma parcela de cidadãos que não passam de lixo do secularismo. Os governos europeus já começam a repensar seu distanciamento das religiões. Quanto ao islamismo qual ele nega que pode vir a substituir o cristianismo se esse sucumbisse, ele está errado até o ultimo fio de cabelo. Se o cristianismo sucumbisse, fatalmente o islamismo preencheria essa lacuna e com uma força violenta. A europa secularizada se tornou mais fraca à imagem daqueles que torcem para que ela siga esse caminho.

RECADO: O cristianismo tem 2.000 anos e já passou por todo tipo de atribulação e tentativas de derrubá-lo e se mantém firme! Como demonstra os índices de seu crescimento no mundo inteiro. Podem espernear a vontade, vocês não compreendem que a dimensão espaço/tempo do cristianismo não é a mesmo da expectativa da vidinha de vocês, né? A história da humanidade que é reivindicada e desejada por cada ser humano vivente, se confunde com o próprio cristianismo! E, isso, o torna imbatível!!!

PS. Não vou negar que fiquei feliz quando ele descreveu bem que tipo de religião Hitler tinha em mente. Bom para idiotas neo-ateísta que ficam pregando o mantra que nem fanáticos abestalhados: “Hitler era cristão! Hitler era cristão! Hitler era cristão!” rsrsrs
Anônimo disse…
De fato... a igreja foi serviçal do nazismo... (afinal rolou grana)
http://www.youtube.com/watch?v=mJgj-XTGVaU
Anônimo disse…
O
cristianismo derrotou a si mesmo na
medida em que se tornou uma coisa
cultural. Não há realmente cristãos
crentes, como havia gerações atrás.

Christopher Hitchens,

Otimo texto com certeza vai deixar muito crente irritado a verdade doi.
Anônimo disse…
Engraçado, os defensores do ateismo só dizem religiosamente: "amém! Hitchens" kakaka hahaha kakaka
Anônimo disse…
Da pra entender eles adoram um deus que mandava matar, apedrejar , roubar, rasgar mulher gravidas ao meio e vem falar de moralismo, crentes são intragaveis e não percebem que este deus é só uma lenda um mito que homens primitivos criaram, tanto que este deus se tornou o deus unicamente deles, um deus que pra não ter mais raiva do homem ,manda matar seu proprio filho em sacrificio a ele mesmo para que pudesse criar algum tipo de sentimento de piedade, pois a ofença original sempre foi a deus e então o sacrificio para o perdão só deveria ser ofertado a ele, resumindo um deus totalmente odioso e impiedoso e incapaz de desfazer seus proprios laços ,mais e dai para crente isto é normal porque ele fechou os olhos ao bom censo ,abaixou a cabeça e agora sai dando socos raivosos para o ar.
Anônimo disse…
Ateismo não supõe nenhuma espécie de posição política Christopher Hitchens , concordo plenamente realmente ateismo não propõe nenhuma posição politica mesmo porque o ateismo não tem politica nenhuma ,quais seriam a politica do ateismo?
Anônimo disse…
Ateismo é a não crença em deuses e sobrenatural o que não tem nada a ver com posições politicas. A politica sempre deve estar voltada para o bem estar de nos cidadões ,afinal pagamos impostos para isto , governo nenhum deve se intrometer na individualidade do ser humano um exemplo promovendo algum tipo de religião caso contrario já evidencia uma teocracia mesmo que de leve , o governo deve manter neutralidade e isto independente de qualquer coisa , religião é uma coisa à parte do ser humano e não uma supremacia.
Fernando disse…
Não perdi um segundo do meu tempo para ler tal entrevista. A pergunta é. Deixou este crítico algo de bom? Críticos nada fazem e em nada ajudam.
Anônimo disse…
O Cristão CRITICA a entrevista de Hitchens e depois afirma que "críticos nada fazem e em nada ajudam". Alguns de fato sim, e este é o caso dele.
Anônimo disse…
AOS ATEUS ANALFABETOS DESSE SITE. AQUI VOCES NUNCA VIRAM ESSES TEXTOS PQ ESSE SITE CULTIVA BIZARRICES. DE UM ATEU QUE MORREU HOJE, MAS É ALGUEM QUE SABIA REFLETIR COM UM MINIMO DE INTELIGENCIA: DANIEL PIZA:

http://www.danielpiza.com.br/interna.asp?texto=2222

e

http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/o-ardil-de-hitchens/
Anônimo disse…
Essa é boa!

Christopher Hitchens era marxista. Por que não estou surpreso dele criticar o nazismo, e poupar a ideologia que foi tão cruel como o nazismo e que mais matou na história da humanidade que foi o marxismo?

Mao Zedong era ateu convicto, e matou até mais do que Hitler.

Por que Dawkins não mencionou o ateísmo dele Mao Zedong para Hitchens comentá-la?

Comunismo e nazismo são irmãso siameses, no entanto Hitchens defendo o marxismo por ser seguidor dessa ideologia política religiosa.
Anônimo disse…
Não foi Hitler que disse que esmagaria a igreja como se esmaga sapos? Não foi Hitler que expulsou e confiscou bens da igreja? o nazismo não teve sua bases no ocultismo, o nazismo não era só um partido erA uma religião, o que era a sociedade Vril para hitler? Christopher Hitchens deveria calar a boca e não falar do que não conhece. O cara fala de cristãos fundamentalista , será que ele tinha a noção do que é ser fundamentalista? é claro que sim porque não falou sobre o fundamentalismo do Islã? o cara fala em outras alternativas?
Anônimo disse…
A igreja evangélica alemã se uniu a hitler ,acreditava que ele era alguém que iria restaurar o cristianismo, cruzes e suasticas enfeitavam os altar , no blog da una tem muita coisa por lá sobre hitler e a igreja
Anônimo disse…
Procurando algumas coisas na internet, achei um sitio que defende o monstro chamado Stalin.

Vejam quem colocou um comentário nesse sitio defendendo o monstro Stalin:

http://comunidadestalin.blogspot.com/2011/02/stalin-combate-o-culto-personalidade.html#comment-form

Quem diria: O segundo comentárista Stefano defende um assassino!
Anônimo disse…
Tem quem defende o monstro chamado deus ,willian Graig é um deles
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Anonimo das 31/12/11 16:29 - vc realmente acredita que Hitler era cristão? Jesus é judeu será que hitler não sabia? POr acaso vc acha que o Lula a Dilma são cristãos? A igreja esta cheia de comunistas levando suas bandeiras vermelhas com a estrela, foice e o martelo, vc acha que os padres não sabem que existe uma excomunhão dos comunas pelo Papa? Lula se comungou sem se confessar, e ainda disse que não precisava por não ter pecado, fez chacota da bíblia ao dizer que o "pobre" ão pode esperar o reino do céu, que eles querem o reino do céu aqui, e agora. Dilma foi a Aparecida e não sabia nem fazer o sinal da cruz.
Fernando disse…
"O Cristão CRITICA." Disse o anonimo.

Eu disse: "Não li a entrevista".

Como poderia critica-la? Interpretação e um sério problema.
Avelino Bego disse…
Sean disse...
É uma sensação indescritível agente pegar ateus no pulo falando bobagens. Ao mesmo tempo podemos atentar que tais bobagens, a contrario sensu, podem ser extremamente esclarecedoras. Notem que Hitchens diz que o ateísmo não pressupõe alinhamentos político-ideológicos, mesmo diante do fato de que todos Estados Ateus (URSS, Coréia, China, ...) se alinharam a ideologias político-totalitárias e sanguinárias.

---------------------------------------

Como vocês, crédulos nas lendas do deus de Abraão sempre falam abobrinhas em relação a China, China, URSS e o ateísmo, eu já não tenho esse entusiasmo.

Bem, como o Sean é mais um fake-troll no estilo "atira e corre", fica sem graça.

China, URSS, Coréia do Norte não tem como base o ateísmo, e sim, a doutrinação ao regime que eles pregam.

Sean, si que você é fake, e que a pessoa por trás de você é o mesmo que vive trollando por aqui.

Tá ficando chato...
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
AOS ATEUS ANALFABETOS DESSE SITE. AQUI VOCES NUNCA VIRAM ESSES TEXTOS PQ ESSE SITE CULTIVA BIZARRICES. DE UM ATEU QUE MORREU HOJE, MAS É ALGUEM QUE SABIA REFLETIR COM UM MINIMO DE INTELIGENCIA: DANIEL PIZA:

http://www.danielpiza.com.br/interna.asp?texto=2222

e

http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/o-ardil-de-hitchens/

--------------------------

Não vou conseguir ler, sou ateu-analfabeto.
Anônimo disse…
A grande sacada do novo comunismo, para implantar o regime no ocidente, foi o marxismo cultural, é atacar a religião e a moral judaico cristã, porque será que abortistas, sexlibs, feministas, movimento LGBT, liberação da maconha, casamento gay, os famosos direitos da minorias se identificam com o comunismo? e porque os partidos comunistas se identificam com todos este movimentos, coincidência? e todos eles com um único objetivo deturpar e destruir a religião cristã.
Anônimo disse…
Mais que moral tem a religião judaico cristã, a não ser um deus maniaco que viola seu proprio filho para servir a se mesmo para aplacar o furor de sua ira destrutiva, e agora o que as pessoas fazem da vida delas é problemas delas , eu ainda não entendo porque cristãos se importam tanto com a vida dos outros, se são gays ,se são feministas etc eu acho que este é mais um dos mal do cristianismo.
Anônimo disse…
Anonimo das 31/12/11 21:41 - Vai falar isto para os inventores do marxismo cultural ué?
Josephin disse…
Eta como é descarada essa boçalidade crente.
Anônimo disse…
Avelino Bego, a ideologia assasssina que Hitchens seguia era qual?
Avelino Bego disse…
<Anônimo disse...
Avelino Bego, a ideologia assasssina que Hitchens seguia era qual?
---------------------------------------

Ele era comunista.
Mas o comunismo, como eu falei e você não leu, não é baseado no ateísmo.

Entendeu ou quer que eu desenhe?
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
A grande sacada do novo comunismo, para implantar o regime no ocidente, foi o marxismo cultural, é atacar a religião e a moral judaico cristã, porque será que abortistas, sexlibs, feministas, movimento LGBT, liberação da maconha, casamento gay, os famosos direitos da minorias se identificam com o comunismo? e porque os partidos comunistas se identificam com todos este movimentos, coincidência? e todos eles com um único objetivo deturpar e destruir a religião cristã.
------------------------

E parece que a nova moda agora é dizer que o que move o comunismo é o ateísmo.

E fora que a lógica do anônimo acima citado é mais furado que queijo suíço.

è a famosa falácia do "Declive escorregadio".

Uma coisa "levará" à outra e no final todos sofreremos, mesmo que um fato nada tenha a ver com o outro.

Podemos dizer que a falácia do "Declive escorregadio" é um subconjunto do argumentum nom sequitor, isto é, o argumento começa com premissas que nada tem a ver com as consequências.
Avelino Bego disse…
Um pedido ao cara que está por trás de todos os trolls aqui do blog: muda o disco!

Chega a ser um argumentum ad nauseam essa repetição de argumentos que são rebatidos a todo instante.
Avelino Bego disse…
E tem mais: Hitchens fumava, era comunista.

Eu não preciso fumar e ser comunista pra entender o que Hitchens diz.

Ele também foi à favor à invasão do Afeganistão, eu não.


Por isso, meu amigo atrás de todos os trolls aqui do blog, dá uma virada no disco.
Anônimo disse…
"Ele era comunista.
Mas o comunismo, como eu falei e você não leu, não é baseado no ateísmo.

Entendeu ou quer que eu desenhe?"

Se ele defendia uma ideologia assassina, quem é ele para atacar o cristianismo.

Sim, o cimunismo é uma ideologia ateísta.

Por que então Karl Marx disse que a religião é o ópio do povo?

O comunismo é uma ideologia que para os seguidores é uma religião.
Anônimo disse…
O bego sei muito bem o que non sequitor, eu acho que é vc que n sabe o que é, e também desconhece o que é marxismo cultural ou revolução cultural, e toda esta tranqueira comuna vai estudar um pouco vai.
Anônimo disse…
Marx n era ateu não, era satanista.
“Assim, o Céu eu perdi, e sei disso muito bem. Minha alma, que já foi fiel a Deus, está escolhida para o Inferno.”
“Nada, senão a vingança, restou para mim.”
“Eu desejo me vingar contra Aquele que governa lá em cima.”
(Karl Marx 1818-1883)
Armário Ateísta disse…
No geral, ateístas são apenas satanistas enrustidos.

Alguns conseguem sair do armário e dar uma vazão mais sincera para todo o ódio que sentem contra o cristianismo.
Yuri disse…
Tem nego que já começa o ano trollando KKKKKKKKK
FR disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Comunismo não tem nada a ver com ateismo , comunismo é uma ideologia politica, ateismo não é ideologia política. Mais aqui só escreve crentes analfabetos que chega a dar vergonha, mais esperar o que daqueles que acreditam em diluvios e cobras falantes, sem nenhuma erudição.
Anônimo disse…
Eu não acredito em cobra falante, mas que tem muito ateu que adora um Heavy Metal - e que vive fazendo chifrinho do deus capeta com os dedos isto tem sim.
Anônimo disse…
"O Supremo Mal é a revolta satânica contra a autoridade divina, revolta em que podemos ver o germe fecundo de todas as emancipações humanas, da revolução. Socialistas se reconhecem pelas palavras 'No nome daquele a quem um grande erro foi feito'.

"Satanás [é] o rebelde eterno, o primeiro livre-pensador e o emancipador de mundos. Ele faz com que o homem se sinta envergonhado de sua bestial ignorância e de sua obediência; ele o emancipa, estampa em sua fronte o selo da liberdade e da humanidade, instando-o a desobedecer e comer o fruto do conhecimento."

"Satanás [é] o rebelde eterno, o primeiro livre-pensador e o emancipador de mundos. Ele faz com que o homem se sinta envergonhado de sua bestial ignorância e de sua obediência; ele o emancipa, estampa em sua fronte o selo da liberdade e da humanidade, instando-o a desobedecer e comer o fruto do conhecimento."

O vagabundo pregava tanto a revolta dos trabalhadores oprimidos que o próprio oprimiu a sua empregada, com quem teve filho que negou e disse que era Engels
Anônimo disse…
satanas é outra lenda é tão mito quanto deus ,chapeuzinho vermelho, gnomos etc
Anônimo disse…
se o satanas mitico biblico gosta de dor e sangue e sofrimento, deus fazia satanas ter orgasmos de prazer. Pô acreditar nestas lendas biblicas tem que ser muito idiota e ponto final.
Caruê disse…
Comunismo não tem nada a ver com ateismo.

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.

A unica coisa que eu tenho a dizer sobre o comunismo é que ele é lindo em teoria, só não sei se funcionaria.

Agora o ateísmo ou de preferência o ateu é simplesmente um não teista. Alguem que simplesmente não acredita em Deus, apenas isso. Ateu é sem deus, não tem a menor relação com sistemas econômicos e ideais sociais. Existem ateus comunistas como existem ateus palmerenses e outros corinthianos, não existe a menor correlação.
Fernando disse…
Disse um anonimo: "se o satanas mitico biblico gosta de dor e sangue e sofrimento, deus fazia satanas ter orgasmos de prazer. Pô acreditar nestas lendas biblicas tem que ser muito idiota e ponto final."

Sim, todos que fizerem a sua vontade(de satanás) se coadunam com ele e se fazem seus filhos. Sim, com certeza terão o mesmo destino que ele.


"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele" Apocalipse 12:12.

"e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos." Apocalipse 12:10.


Contudo Jesus concede oportunidade para que isto não seja assim.

E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
João 12:47
e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Atos dos Apóstolos 16:30-31
Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
Romanos 10:9
Anônimo disse…
E foi precipitado o grande
Cristão, a antiga serpente,
que se chama o Cristo e
Satanás, que engana todo o
mundo; foi precipitado na
terra, e os seus idolatras foram
precipitados com ele"
Apocalipse 12:12.
"e o Cristo, que os enganava,
foi lançado no lago de fogo e
enxofre, onde estão a besta e
o falso profeta e os idolatras cristãos; e de dia e de
noite serão atormentados
pelos séculos dos séculos."
Apocalipse 12:10.
Contudo Zeus concede
oportunidade para que isto
não seja assim.
E, se alguém ouvir as minhas
palavras, e não as guardar,
eu não o julgo; pois eu vim,
não para julgar o mundo,
mas para salvar o mundo.
João 12:47
e, tirando-os para fora, disse:
Senhores, que me é
necessário fazer para me
salvar? Responderam eles:
Crê no Senhor Zeus e serás
salvo, tu e tua casa.
Atos dos Apóstolos 16:30-31
Porque, se com a tua boca
confessares a Zeus como
Senhor, e em teu coração
creres que Odin o
ressuscitou dentre os
mortos, será salvo;
Romanos 10:9
Anônimo disse…
Crente quem dava mais prazer na estória biblica para o mitico satánas era o proprio deus que mandava até rasgar gravidas no meio ,se o mitico satánas adorava sangue e dor , o mitico deus hebraico ,serviu um verdadeiro banquete para seu arqui inimigo . Quanta tolice pobres crentes , adoradores de um deus de papel ,que violou seu proprio filho para se servir a se mesmo ,para aplacar seu furor infinito e faz com homens bebam seu sangue nojento frio e coagulado pois assim que é o sangue de um morto, Credo
desperdício disse…
Coitado do Christopher Hitchens.

Passou os últimos momentos de sua vida (repleta de equívocos) batendo pezinho e repetindo mentiras com o comparsa salafrário Richard Dawkins.
Avelino Bego disse…
Xiii, parece que os trolls religiosos, quando perdem a razão, apelam pro "mimimi" e pra proselitismo...
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
"Ele era comunista.
Mas o comunismo, como eu falei e você não leu, não é baseado no ateísmo.

-----------------------------------------------

Não, o comunismo não é baseado no ateísmo.

Tenho certeza que a pessoa atrás de todos os trolls aqui do blog não é tão pouco inteligente assim, apenas se comporta como tal por mera provocação.
Avelino Bego disse…
Anônimo disse...
O bego sei muito bem o que non sequitor...
----------------------

Sabe tanto que o pratica com exaustão.

Mas tenho certeza que o pratica apenas por provocação.
Avelino Bego disse…
Então, começamos 2012 com o mesmo indivíduo criando vários trolls, com seus argumentos sofríveis.
Avelino Bego disse…
Sei lá, às vezes esse troll pode ser um ateu brincando...
Pois é, Avelino. Às vezes é difícil de acreditar em seres humanos, seres pensantes, que tenham se rebaixado tanto a este nível de imbecilidade.
Fernando disse…
Desperdício disse...

"Coitado do Christopher Hitchens.

Passou os últimos momentos de sua vida (repleta de equívocos) batendo pezinho e repetindo mentiras com o comparsa salafrário Richard Dawkins."


Tenho que concordar infelizmente. Esse será o fim de todo ateu.
Anônimo disse…
Tanto o comunismo não tem nada de ateísmo que prega a destruição das religiões. Para ele não basta o estado totalitário, o fim da propriedade privada ele quer o comunismo assassino como a única religião na cabeça dos companheiros.

Vá lá no raio dos escritos de Marx leiam pelo amor de Deus!
E para com esse negócio de troll que isto me ofende
Cristão, eu acho que qualquer pessoa que pensa que alguém por simplesmente não concordar com ela merece ser torturada para sempre, alguém como você, é uma pessoa maligna e horrível. Eu acho que você é maligno e horrível. Só para você ficar sabendo.

E você, anônimo, ficou ofendidinho, foi, pequeno troll? Se não aguenta o calor, então saia da cozinha! Tá pensando o quê?! Fica postando merda, poluindo este post com sua imbecilidade, e depois quer se proteger?!

Vai tomar toddynho com sua turminha de dementes!
Anônimo disse…
Eu acho que este troll é o próprio paulopes ,porque ele não faz nada e aqui já esta perdendo a graça ,póis é evidente quando vem um troll só pra tumultuar qualquer assunto , paulopes já perdeu postadores e talvez até leitores por não tomar a radéa é deixar estes pseudos-cristões tumultuar aqui nos comentários com suas tolices , uma coisa é ser sério e ter opiniões , outra é ficar aqui só trolando. Eu também acabo de sair fora daqui porque este paulopes em questão de moderação contra a merda destes trolls não esta com nada. Só vai sobrar estes pseudos-cristões analfabetos como seus assíduos leitores.
Anônimo disse…
E qual seria o teu fim,Cristão?Será que tu não estás a passar a tua vida repleta de equívocos?Ou pensas que és o senhor da verdade absoluta?
Anônimo disse…
Eu tb acho que alguns bons comentaristas se afastaram do blog por conta destes trolls que não querem debater nada,mas tumultuar os posts desviando o foco dos tópicos.Isso,de fato,é cansativo.
Fernando disse…
Anõnimo 21:22. O que os seres humanos tem feito independente de serem ateus ou religiosos? "Disse religiosos"
Vemos as sua obras todos os dias (todos os dias) nos noticiários da tv.


Cada um julgue a si mesmo e depois coma desse pão e beba desse cálice.
Anônimo disse…
Concordo com hitchens as bases dele são bem realista irrefutaveis
Sean disse…
Olá, voltei só para um recadinho: Lembram o que disse sobre a Europa e o imbatível efeito rebordose do Cristianismo? Pois bem, pesquisem a VEJA de ontem sobre a "Nova Constituição da Hungria". Isso é só flashes do que virão nas próximas décadas. Haverá marés, sim! Idas e vindas de um processo de fortalecimento inevitável! Meus caros ateus religiosos extremados, tudo é questão de lógica elementar temperada com uma boa dose de história da humanidade, entendí... rs

PS. Vamos aguardar o que a Espanha tem a nos dizer nesta década... rs
Izaque Bastos disse…
o ateismo nao é uma ideologia religiosa?
entao quer dizer que o cristianismo é?
mas o Hitchens explica o pq do odio ao cristianismo, ele era judeu, meu avô era judeu e odiava o cristianismo.
o odio de Hichens ao cristianismo e a biblia, e quando ele fala que Jesus foi pior que seu filho, em outra materia escrita aqui, é simplismente por magoas, que ficaram com a perseguiçao nazista, agora eu pergunto, o que Deus tem a ver com isso?
o homem nao queria a liberdade?
Izaque Bastos disse…
*quiz dizer ideologia politica.
Anônimo disse…
Luan Santana, primeiro não sou contra ateu nenhum tenho 2 amigos no trabalho e me dou muito bem com eles.

O movimento ateísta que em não se contentando em ser ateu, ainda quer destruir a religião dos outros, impondo regras, se vc pensa que isto é só no Brasil?, esta campanha de outdoors de ateu veio de fora e esta no mundo todo (exceto nos países islâmicos é claro).

Ateus se ofendem com imagens, crucifixos e muitas vezes entram na justiça para que sejam retirados. Sempre houveram ateus, nunca teve problema algum, de um tempo para cá os caras estão ofendidinhos.

Ora se ateu n acredita em nada porque a implicância? um crucifixo em uma repartição pública o que significa para um ateu, vai queima-lo?

Vou dizer uma coisa para vc Luan Santana ( te chamo assim porque vc me deu o direito quando me chamou de maligno)
O povo é o estado, a constituição é feita conforme o pensamento mediano de uma população, e não o contrário.

Se uma maioria é religiosa mais de 90% os ateus não são obrigados a nada o seus direitos estão garantidos, o que vcs querem é suprimir os valores religiosos da maioria, e estão fazendo o joguinho de um movimento mundial.

Vc deve ter um parente que pratica Alguma religião, uma tia, vovó, vovô ou sua mamãe sei lá, por acaso te torturam por isso? o máximo que estas pessoas fazem por vc é uma oração para que vc esteja protegido e com saúde, vc acha que isto é tortura?

Ps?
quando a estar ofendido com a palavra troll, estava sendo sarcástico.
Izaque Bastos disse…
o Luan é um arrogante de esquerda e ideia marxista homossexual, deveriam dar uma carteirinha de idiota pra ele, nao é a primeira vez que ele fala que uma pessoa deva ser torturada,
essa ideia de tortura nasce de um coraçao magoado, de uma pessoa que nao conseguiu se achar, e vai pelas outras, ele mesmo disse que a mae dele é idiota num post a tempos atraz, vê só, o cara trolla a propria mae, desfaz da propria mae, em nome de uma ideologia, que ele nem sabe quem fundou, vá trabalhar Luan, vá produzir pro país, como nós cristaos fazemos, ou faz como outros ateus honestos,coisa que vc nao é, e deixa de ser criança.
Anônimo disse…
Antonio Gransci alertou os marxistas que os trabalhadores cristãos não foram definidos por opressores capitalistas, mas por sua cultura baseada na fé. Assim, ele acreditava, os marxistas que violentamente tomar o poder, eliminar a propriedade privada, e governar pelo terror irá falhar.

Ele estava certo! Tempos depois a Igreja liderada por um papa polonês que derrubou aquele governo totalitário.

Gramsci aconselhou marxistas para alcançar o poder por meios democráticos e então usá-lo para destruir a hegemonia cristã. "Princípio de Gramsci," jornalista francês Jean-François Revel apontou, "foi que [os marxistas] deve começar influenciando a cultura, vencendo os intelectuais, os professores, implantando-se na imprensa, a mídia, as editoras.

A Teologia da Libertação foi um exercício perfeitamente fiel dos princípios de Gramsci. . . .

Movimentos ecumênicos e comissões de paz e justiça têm crescido e têm marginalizados doutrina católica básica. Currículos universitários ensinam que todas as culturas devem ser igualmente respeitados - mesmo os que contradizem diretamente os valores cristãos.

Isto é ensinado nas escolas? é claro que não, nas escolas só se ensina o culto a Che Guevara, que o pobre Fidel é vítima do imperialismo yankee.

Marx antes de começar sua luta contra o capital já era satanista, e depois também.

Os primeiros a serem torturados nas prisões comunas eram os religiosos Pastores, padres e rabinos.
Izaque Bastos, seu crente de merda!

Eu NUNCA disse que minha mãe era idiota, seu desgraçado mentiroso! Eu disse que ela é ingênua por acreditar no cristianismo, mas que era uma boa pessoa. Lave bem a sua boca imunda e pense duas vezes antes de espalhar mentiras sobre mim e minha mãe, seu filho da puta!

Seu imbecil, perdi minha paciência com você faz muito tempo! Você não passa de um otário semianalfabeto, que mal deve ter pego em UM livro sequer na sua vida miserável!

E eu falo em tortura eterna porque é o que seu livro "sagrado" diz, e é isso que vocês, hipócritas apologistas, pregam aos quatro ventos sobre nós! E eu fico muito irritado e incomodado quando percebo que tem pessoas como você e o Cristão-Fernando andando por aí espalhando essas mentiras sobre os ateus e os homossexuais e ainda se acharem pessoas morais.

Eu não odeio nem estou magoado com deus, porque não posso sentir isso por algo que NÃO EXISTE! Mas eu repudio profundamente as religiões, a hipocrisia dos religiosos me enoja, e infelizmente trouxemos esse câncer para o século XXI. Estou cansado de proselitismo barato na tv, nas rádios nos horários políticos, programas de tv, até nas escolas! Estou farto desses TJ's idiotas querendo bater na minha porta pra tentar me converter para religião idiota deles. Estou aborrecido com esses religiosos fundamentalistas infestando os parlamentos do nosso país como ratos putrefatos para impor seus dogmas em nós, manchando nosso Estado Laico com suas ideias ridículas. Estou cheio de ficar assistindo pessoas serem prejudicadas e enganadas pela religião e e ninguém faz nada para parar com esse delírio!

Secularismo e Laicismo já! Este país nunca foi, não é, nem nunca será regido por "deus"!
Paulo Lopes disse…
Luan, você tem boa argumentação e, a rigor, não precisaria recorrer a palavrões para defender seu ponto de vista. Peço-lhe, mais uma vez, ajuda para elevar o nível deste espaço dos leitores.
Desculpa, Paulopes. Mas o Izaque me faz perder a paciência, não é a primeira vez que ela faz isso, parece que ele faz de propósito. E essa mentira descarada dele sobre minha mãe foi o fim da picada. Não tenho sangue de barata.
Izaque Bastos disse…
imagina um ateu no poder como o Luan, desequilibrado, assim foi Stalin, pol-pot, e outros, matavam rindo, em nome de uma ideologia marxista.
Luan, se tu gozas de uma liberdade, é graças a luta de muitos cristaos, que moreram na ditadura, ou pq um estado baseado em doutrinas cristãs, deixa seus cidadaos professarem o que querem, e lutam por uma democracia e liberdade de expressao pra vc chingar quem quiser.
em um estado laico, as pessoas falam e professam o que quiserem, em um estado ateu, o estado se torna senhor do homem, e mata por ele, basta ver o que a URSS fez, o holodomor é um exemplo do que o marxismo ateu é capaz de fazer pra impor suas ideias.
nao me importo com o que vc acha de mim, se acha que estudei ou nao, tenho certeza que essa nao foi a educaçao que sua mae te deu, de chamar os outros de merda, aprenda ser civilizado, já que vc diz ser estudado.
Anônimo disse…
E você é equilibrado,Izaque?Poupe-nos!.A única coisa que você faz muito bem é inventar mentiras a respeito dos outros leitores e distorcer fatos.Isso é coisa de gente de "boa moral" e temente a Deus?
Fernando disse…
Alguns grupos se dizem discriminados. Saibam que os mais discriminados em todos os tempos foram os chamados cristãos protestantes. A começar pela igreja primitiva, quem não conhece os relatos bíblicos no livro de atos dos apostolos? Quem não conhece a história da inquisição romana que lançou muitos na fogueira? Martinho Lútero que o diga. Muitos em nossos dias são chamados de bíblia, crente fanático, milagrento etc... será que tinha que ser assim em toda a hitória da igreja protestante? Não., Deus deu um refrigério para a igreja em nossos dias... E esta no final sairá vitoriosa sem uma resta de dúvida.
Caruê disse…
Por séculos cristãos perseguiram os não cristãos, muçulmanos perseguiram os não muçulmanos e isso ocorreu em inúmeras religiões.
Durante algumas decadas em alguns pontos do globo ateus comunistas perseguiram os não ateus. Hoje em dia quem tem mais liberdade religiosa? um cristão na China comunista ou um Wicca em Israel um estado teocrático?

Qual é a ameça para o Brasil um estado ateu ou uma teocracia?
Espero que entre os leitores todos concordem que o ideal é um estado laico que não empurre ensino religioso as nossas crianças e que não legisle conforme a Bíblia, e sobre tudo garanta a liberdade de crença ou descrença.
Anônimo disse…
Cristão,qual é a diferença entre o protestantismo e catolicismo?NENHUMA!São farinhas do mesmo saco.Ou você vai negar toda a história que mostra isso?
Anônimo disse…
So doente pode acreditar num deus que viola seu proprio filho a se mesmo , porque no mito biblia o deus hebraico sempre foi o unico ofendido, agora diga se voce fosse o deus hebraico porque pediria a tua criação para te matar animais? Se isto não fosse te causar nada porque imprimir este instinto assassino no homem. Veja tudo isto era uma lenda , o esgoto da minha cidade é muito mais util que o deus hebraico jesus e o espirito santo porque estas entidades falicas nada são, seus adoradores são idolatras apenas isto idolatras.
Anônimo disse…
Vcs ateus ao querer destruir o cristianismo, estão trabalhando pro capeta sem saber. Sejam ateus vontade o país é livre quando sentirem a necessidade de procurar uma religião o façam, pra que este ódio espumante?
Anônimo disse…
Ah ta né peguei no pulo, queria que fosse uma ditadura cristã para matar logo todos os ateus e vocês ficarem livre da gente, porque só assim mesmo para o teu deuzinho lixo se impor, mais agora vocês estão ferrados porque esta ditadurazinha cristã e assassina não vai voltar nunca, vocês agora vão morrer com a gente na orelha até não existir mais vida neste planeta, só pra te sacanear sendo bem ironico digamos que somos um presentinho do seu deus pra vocês e vocês vão ter que engolir até o dia que vocês morrer, já que agora vocês não podem mais matar a gente, agora aguenta e chupa esta manga Ateus na orelha moribunda dos crentes, e olha que é vocês que vem atras da gente, ou tem ateu lá no teu bloguinho de crente, ou tem algum ateu batendo na porta da tua casa?
Izaque, quero te fazer uma pergunta rápida e básica:

Teu cu não fica com inveja pela quantidade de merda que sai pela sua boca?

Sério, cara; eu não gozo de nenhuma porcaria de benefício por causa de cristãos xiitas como vocês. Muito pelo contrário, vocês me atrapalham! Por culpa de vocês, pessoas como você, para eu casar com meu parceiro, adotar uma criança e constituir uma família, é uma dificuldade e uma burocracia desumana. A discriminação e a desigualdade existem por causa de vocês e de suas ideologias de ódio!
Este comentário foi removido pelo autor.
Izaque, entenda uma coisa, pela piedade.

Ateus NÃO querem um estado ATEU! Queremos um estado laico! Não queremos mais que a religião se meta em questões política, sociais e econômicas! Não queremos dogmas religiosas nas escolas, proselitismo na mídia e outras merdas que vocês inventaram!

Não queremos transformar o Brasil numa Coréia do Norte (se bem que lá o cristianismo é a quinta maior religião do país). Nós queremos um Estado Laico, um estado neutro em religião! Lugar de religião é na igreja, é na casa de vocês! Parem de tentar impor suas "verdades" em nós.

Acha que um ateu ficaria contente se fosse decretado que nas escolas seria obrigatório o filho dele a ler a bíblia e se ajoelhar para orar por um deus que sequer acredita?

O que você acharia que se o islamismo de repente se tornasse a maior religião do país e for decretado que mulheres só andassem de véu, os homens de barba comprida e que apedrejamento fosse a pena para o adultério? (acho iria faltar pedras)

Ninguém iria gostar!

Cristianismo é uma "verdade" individual. Não é verdade para um muçulmano, para um judeu, muito menos para um ateu! Você não percebe que com um estado neutro de religião todo mundo sai ganhando?!

Cacete, é tão difícil entender isso?! Apesar de você ser um completo idiota iletrado, estou disposto a dividir o mesmo planeta que você e gozar dos mesmos direitos e outras boas.

Mas isso só pode ser na base do respeito mútuo!

Posso te garantir que comigo no poder seria tudo na linha, política e religião cada um no seu devido lugar, direitos iguais para todos, apesar de eu não querer me meter em politicagem.

Já eu não posso dizer o mesmo dos fundamentalistas que infectam nossos parlamentos. Muito menos de você.
Anônimo disse…
O izaque é um crente xiita ele quer matar os ateus mais não pode, e agora vai aguentar este barulho até o dia que ele morrer porque os ateus não vai acabar deus já era FAIL. Sera que lá no bloguinho de crente dele os ateus postam por lá? Claro que não duvido que algum ateu vai em blogs evangelicos espiritas ou sei lá o que ,estes crentes que uns verdadeiro cheira peid* kakaka ou sera que tem ateus batendo na portinha da casa deles, eles são perturbados e precisam ficar repetindo o mantra todo dia ,deus existe , deus existe ,deus existe kakaka
Cara eu vi por um acaso um programa de crente o pastor ficava repetindo o que estava na biblia para o tal deus ,eu falei pqp que deus burro sera que ele não sabe o que esta escrito ali para ficar lembrando ele. Isto sim é um verdadeiro show de hoooorrooores kakaka estes crentinho não é de nada, e cade o casalzinho boni e clayde sumiram da midia devem estar lá em miami queimando o dinheiro do dizimo, com joias , jantares ,roupas de grifes ,vinhos caros kakaka não são nada bobos
Angelswar disse…
Izaque,a gente tem que aprender a viver com ideias paradoxais.
Anônimo disse…
Imagina se a gente escrevesse um livro chamado os representantes do amor cristão e pegasse todos os comentarios dos crentes no yahoo, no youtube em diversos blogs e midias sociais e compilasse tudo em um livro , ah mais ai eles iriam dizer que não são os verdadeiros cristãos e blá blá blá , então na web só tem falso cristão kakakaka
Izaque Bastos disse…
anonimo 00;50, acho que quem se comporta como xiita é vc, que eu saiba xiitas matam anonimamente, anonimos que se comportam como terroristas.
Izaque Bastos disse…
corigindo, xiitas nao, terroristas xiitas, pq nem todos xiitas sao terroristas.se eu passar a classificar todos xiitas como terroristas, se torna xenofobia, e acho que é isso que vc é o Luan é, xenofobos.
Izaque Bastos disse…
e Luan vc nao da conta de conversar sem chingar?
parece que é vc que tem a boca suja, nao so a boca mais o coraçao tambem, cheio de odio, vc teria coragem de mandar me torturar né mesmo Luan?
se vc pudesse, mandaria matar todos cristaos, pq seu odio, só me convence de uma coisa, tantos ateus como gays. sao intolerantes pra caramba, nem todos claro, mas a maioria como vc é.
se vc fosse tolerante nao baixaria o nivel ao ponto de xingar os outros de todos nomes dizendo improperios sem fim.
Izaque Bastos disse…
vai me corrigir, pq coloquei chingar?vc entende né?ou preciso desenhar.
Anônimo disse…
Esperar o que de adoradores de lenda, de um deus fajuto assassino, se fosse deus izaque qual sentido teria um animal morto e queimado pra voce? E porque voce seria um deus tão odioso pra se vingar com mortes ? Este deus é uma lenda um mito daqueles criadores de cabra você não acha?
Anônimo disse…
Izaque é isto que o cristianismo faz com vocês os tornam tolos , estas questões levantadas por você e tão estupidas que já são discutidas a centenas de anos, vai pra uma faculdade vai estudar porque a evolução não é uma teoria do jeito que você pensa, a teoria que você esta falando é a mesma que você tem do seu deus judaico cristão , você só pode explicar com a cabeça, a teoria da evolução não é assim você não pode explicar ela só com a cabeça, eu não acredito como que você não sente vergonha de ser tão ignorante parece uma menina de 6 anos
Izaque me chamou de xenófobo, fala sério! Pode provar o que diz? Tem provas? Como se atreve a dizer essas coisas sem fundamento a meu respeito, seu vagabundo cretino!

Não sei de onde você tira essas ideias estaparfúrdias, sinceramente. Aposto que você nem sabe que é xenofobia.

Ou você tá fingindo que é idiota? Difícil de acreditar um ser humano, ser pensante que chegou neste nível de imbecilidade.

Mas tudo você pode "naquele que te fortalece". Fortalece o seu analfabetismo funcional!
"e Luan vc nao da conta de conversar sem chingar?"

- É XINGAR. Consigo sim, mas com você só funciona na base da ignorância. Você provoca, cara! Você é muito burro! As questões levantadas por você são ridículas, risíveis! Não tenho paciência em discutir que gentalha do teu nível de imbecilidade.

"parece que é vc que tem a boca suja, nao so a boca mais o coraçao tambem, cheio de odio,

- Odeio ser politicamente correto. E não de odeio, só não gosto de você.

"vc teria coragem de mandar me torturar né mesmo Luan?"

- Acho que não, mas você merece umas boas porradas, para vê se começa a pensar.

"se vc pudesse, mandaria matar todos cristaos"

- Não, estou disposto a compartilhar o mesmo planeta que eles e gozar dos mesmos direitos. Só acho que não concordo com eles. Já eu não posso dizer o mesmo deles, muito menos de você.

"pq seu odio, só me convence de uma coisa, tantos ateus como gays. sao intolerantes pra caramba, nem todos claro, mas a maioria como vc é."

- Eu? Intolerante? Estou sendo até condescendente! Mas peraí um minuto! São os gays que fazem marcha contra ao "casamento hétero" (não gosto do termo "casamento gay ou hétero", pra mim é tudo igual) e a adoção de crianças? Quem são os que ameaçam com tortura eterna no inferno aqueles que não concordarem com suas ideologias?

Quem são os intolerantes nessa história? Deixa de ser hipócrita, cretino! Não tenho paciência com hipócritas como você, hipocrisia tira minha paciência, e você tá cheio até a boca!

"se vc fosse tolerante nao baixaria o nivel ao ponto de xingar os outros de todos nomes dizendo improperios sem fim."

- Ainda estou sendo educado. Não consigo abaixar até o seu nível.

Sinceramente, Izaque. Eu tento conversar ciivilizadamente com você, mas você é muito hipócrita, cara! Não dá!
Igor disse…
Luan Cunha,

Eu observo que você é um ótimo debatedor, mas acabou de cair no estratagema n° 8 de Schopenhauer:

Provocar raiva no adversário: A raiva tira concentração necessária no foco do debate. Pode ser obtida ao tratar o adversário com declarada injustiça.

E logo você estará caindo no n° 27...

Fica a dica! =)
Anônimo disse…
Igor quem disse que devemos seguir regras, somos ateus e não crentes , ou vai falar que um ateu morto nos dita regras ?
Igor disse…
Igor quem disse que devemos seguir regras, somos ateus e não crentes , ou vai falar que um ateu morto nos dita regras ?

Não há regra nenhuma sendo ditada aqui. Saber os estratagemas tem sentido diverso para qualquer pessoa em qualquer debate. Quem quiser saber, ótimo, quem não quiser, problema da pessoa!

Então, por favor, não deturpe as coisas!
Valeu pela dica, Igor. :)

Gosto de debater com gente racional, não com trolls que só tem cocô no lugar do cérebro, como o Izaque. Com esse aí não eu tenho paciência pra debater mesmo.
Izaque Bastos disse…
o estratagema de ateus e gays, é a provocaçao, como nao tem argumentos, passam pra provocaçao como o Luan, bem Luan, nao me importo o que vc pensa de mim, o intolerante é vc, que se acha acima do bem e do mal, pensei que vc era mais racional, mas vejo que vc é daqueles que dá chilique em praça publica, nao consegue manter o nivel, nem o dono do blog pedindo.o tanto que vc é sem noçao, o Paulopes pediu e vc continuou me insultando e arrotando sua arrogancia.
isso demonstra seu total descontrole, acho que vc é uma vergonha para os ateus, o cognite tute, ja me respondeu um monte de vezes, e nenhuma vez foi deselegante ou arrogante, aprenda com seus pares.
Izaque Bastos disse…
o estratagema de ateus e gays, é a provocaçao, como nao tem argumentos, passam pra provocaçao como o Luan, bem Luan, nao me importo o que vc pensa de mim, o intolerante é vc, que se acha acima do bem e do mal, pensei que vc era mais racional, mas vejo que vc é daqueles que dá chilique em praça publica, nao consegue manter o nivel, nem o dono do blog pedindo.o tanto que vc é sem noçao, o Paulopes pediu e vc continuou me insultando e arrotando sua arrogancia.
isso demonstra seu total descontrole, acho que vc é uma vergonha para os ateus, o cognite tute, ja me respondeu um monte de vezes, e nenhuma vez foi deselegante ou arrogante, aprenda com seus pares.
Anônimo disse…
Ateus podem ser éticos ou não(ética é um valor pessoal, subjetivo),podem ser homossexuais ou hetéros, podem ser solidários ou egoístas...os único traços que ligam os ateus são a descrença em divindades e a certeza de sua pequenez e insignificância diante do universo.

Teístas agem impulsionados por duas grandes forças, 'fazem o bem' pelas recompensas - a simpatia do seu senhor, um lote no céu...Procuram não fazer o mal (mentira, calúnia e intolerância eles não consideram mal) apenas por medo dos castigo.
Augusto disse…
O discurso dos religiosos de que os ateus são "do mal" agora é utilizado pelos ateus: os religiosos são "do mal". Aff!!! Me admira dois "pensadores" ficarem nesse tipinho de conversa. O mundo está precisa de intelectuais mais esclarecidos mesmo.
Este comentário foi removido pelo autor.
Você não merece meu respeito, Izaque, nem de ninguém. Só isso.

Debato com gente racional que tem algo de aproveitável para oferecer e que queira manter um nível saudável de discursão.

Não com um trollzinho iletrado que só aparece para se aparecer e latir para todos os lados as suas demências, tipo, alguém como você. Com esses eu tenho tolerância zero, e merecem toda a minha repulsa e desprezo.

Você não é gente, é um personagem caricato e estapafúrdio. Você é patético, não sabe nem escrever direito. Tenho certeza que não é assim na vida real, mas se for, precisa se tratar, porque sofre de uma obsessão compulsiva em se auto-afirmar e querer toda a atenção voltada para si. Típico comportamente infantil de alguém que ainda NÃO amadureceu nem cresceu em termos de caráter e moral.

Nem sei porque você ainda perde tempo postando suas demências neste blog, você só planta discórdia.
leitor disse…
Entre um xingamento e outro, Luan Cunha gritou:

"Ateus NÃO querem um estado ATEU! Queremos um estado laico! Não queremos mais que a religião se meta em questões política, sociais e econômicas! Não queremos dogmas religiosas nas escolas, proselitismo na mídia e outras merdas que vocês inventaram!"

Como se vê, ateus como Luan Cunha querem que o Estado proíba que as religiões se manifestem em todas as esferas.

Em resumo, por mais que finjam que não, ateus como Luan Cunha querem realmente um ESTADO ATEÍSTA, que censure, silencie e persiga as religiões, especialmente o Cristianismo.
E você acha que devo ficar parado e achar doutrinação de crianças nas escolas algo supernormal e aprovável só porque a "maioria é cristã"? Devo ficar calado enquanto pastores falam a merda que quiserem na tv, não pagarem impostos e terem benefícios? Devo ficar quieto enquanto a bancada fundamentalista no Congresso dita a "ordem" lá dentro e dizer no que devemos acreditar ou não?

Que ditadura é mesmo, ein?! Hipócrita!
democrata disse…
Não gosta?

Faça um programa pregando as maravilhas do ateísmo na TV. Tente eleger uma "bancada ateísta" no Congresso Nacional.

Jean Wyllys, com a meia-dúzia de votos que recebeu, pode te ajudar muito.
Prefiro uma bancada secular, que seja justa com toda a população, ao invés de olharem para o próprio umbigo.
Igor disse…
Como se vê, ateus como Luan Cunha querem que o Estado proíba que as religiões se manifestem em todas as esferas.

Argumentum ad terrorem: Luan Cunha não está pregando que o Estado proíba de se manifestar em todas as esferas, mas sim que elas venham atuar na esfera pública ou como se Estado fossem.

Em resumo, por mais que finjam que não, ateus como Luan Cunha querem realmente um ESTADO ATEÍSTA, que censure, silencie e persiga as religiões, especialmente o Cristianismo.

Argumentum ad lapidem: afirma que Luan Cunha defende um Estado ateísta sem apresentar provas, indícios e nem ao menos sabendo a definição de laicidade e de ateísmo de Estado. Ainda por cima, estende a falácia para um argumentum ad terorrem (novamente) ao falar que o que o Luan Cunha propõe estaria “censurando, silenciando e perseguindo religiões, principalmente o cristianismo”, o que é mentira!

Luan Cunha defende corretamente tópicos referentes a um Estado laico. Para ser um Estado ateu, ele deveria estar defendo coisas diferentes do que ele falou!

Faça um programa pregando as maravilhas do ateísmo na TV. Tente eleger uma "bancada ateísta" no Congresso Nacional.

Não se trata de eleger uma bancada ateísta porque a defesa da laicidade não é monopólio ateísta – longe disso. Basta ser esclarecido quando a democracia!

Jean Wyllys, com a meia-dúzia de votos que recebeu, pode te ajudar muito.

Falácia do apelo ao ridículo: tenta ridicularizar tal questão por não possui capacidade de debater no nível proposto, e nem ao menos refutá-lo.

E isso porque se diz “democrata”...
Anônimo disse…
E o Igor não acrescenta argumento nenhum e nem "prova" nenhuma, a não ser, como bom ateísta de carteirinha, falaciosamente nomear supostas "falácias" no discurso alheio e concordar com o Luan Cunha, achando que "Estado laico" é Estado ateísta, que deve calar religiões.
Anônimo, o que você tem na cabeça, farinha?

Os EUA são uma nação laica, e o cristianismo é a maior religião de lá.

Primeiro estudamos e conhecemos, depois falamos. Senão, acontece o que o senhor está fazendo: fala merda.
Igor disse…
E o Igor não acrescenta argumento nenhum e nem "prova" nenhuma, a não ser, como bom ateísta de carteirinha, falaciosamente nomear supostas "falácias" no discurso alheio e concordar com o Luan Cunha, achando que "Estado laico" é Estado ateísta, que deve calar religiões.

Falácia da inversão do ônus da prova: quem veio aqui usando e abusando dos argumentum ad lapidem e dos argumentum ad terrorem argüindo ridiculamente que o Luan Cunha está propondo um Estado ateísta é você! E não provou, vindo com a patética e cínica tentativa de inverter o ônus da prova!

Se quiser discutir o assunto, apresente e fundamente o porque o Luan Cunha não defende a laicidade. Pega Canotilho, José Afonso da Silva, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Alexey, Daniel Sarmento, Roberto Ariada Lorea, Micheline Milot, Marco Huaco, Ari Pedro Oro, Jónatas Eduardo Mendes Machado, Dworkin, Bauberót e etc. (ou quem você desejar) e fundamenta o porque ele está defendo um Estado ateu ao invés da laicidade (essa eu até quero ver). Porque até agora, você só parece uma criança querendo trollar o debate por incapacidade intelectual para entrar no tema...
democrata disse…
Luan Cunha disse:

"Os EUA são uma nação laica, e o cristianismo é a maior religião de lá."

Exato. E, ao contrário do que querem aqueles que acham que Estado laico é Estado ateu, nos EUA os religiosos participam da política (como todos podem participar) e têm programas nos rádios e na TV (como todos podem ter).

Querer proibir religiosos de se manifestarem publicamente é querer ESTADO ATEÍSTA, ainda que esses ateus xiitas mintam jurando que querem apenas "secularismo" e não perseguição religiosa.
Douglas disse…
Izaque é um "troll de vida vazia".
Anônimo disse…
Detector de seguidor de olavo de carvalho ativado. hahah
Anônimo disse…
Você é realmente estúpido..
Anônimo disse…
Nada do que você falou muda o fato de que Deus não existe.
Anônimo disse…
Deus não existe e você não será recompensado por pagar dízimos ou cantar musiquinhas na igrejinha.. Você já passou da idade de ter amiguinhos imaginários.
Anônimo disse…
Comentário de um cristão que tem medo de perder as mamatas que a religião lhe oferece. Muito Engraçado como existem pessoas que adoram ser controladas e insistem em não abrir os olhos sobre a história da religião.
Andre disse…
É, de fato, o cristianismo há 2000 anos se mantém firme, e possui a indiscutível e até mesmo admirável capacidade de lavar cérebros. Isso ocorre dos mais ignorantes indivíduos até os mais cultos, além obviamente, dos que aparentam ter uma relativa boa cultura, como parece ser o seu caso.

Os argumentos dos cristãos são quase sempre os mesmos. Em vez de tentar contra-argumentar, tentam a todo custo corroer a credibilidade de pensadores ateus com falácias como a do espantalho, além das clássicas inversões do ônus da prova (mesmo não sendo esse o caso). E o mais incrível de tudo: criticam a postura e a coerência dos argumentos ateístas e seguem acreditando nas inúmeras besteiras irracionais acumuladas em séculos de cristianismo.

A propósito, pro amigo Sean que gosta de pensar que governo religioso seria uma solução, isso já ocorreu na história, e é chamada pelos historiadores de IDADE DAS TREVAS.

P.S.: Quando um cristão começa a tirar sarro, pode ter certeza, está tentando potencializar pífios argumentos através de seu sarcasmo.
Anônimo disse…
Ok Sean, anotamos tudo. Falou.
Colt .45 disse…
"Críticos nada fazem e em nada ajudam." - acabou de falar de si próprio, animalzinho sem rabo.
ddco disse…
O Nazi-fascismo já estava dando as caras no Brasil nessa época é só vê os comentarios de Anônimo e Sean. E chegam sempre com a consversinha de que comunismo e nazismo são irmãos, depois, como estamos vendo, elees tiram a mácara e Atacam ferozmente, mesmo sem uma realidade que o apóie o comunismo-lula-petismo além de outras bobagens, que já estamos assistindo. Começam dizendo q Hitler não era religioso e o Coiso diz q deus acima de todos e vai a solenidade de turma escolar q admira Hitler.
ddco disse…
Cristianismo começou, provavelmente, após a derrota judaica pro Imperador Titus Flavius em 73 E.c e especialmente após a publicação da Guerra dos Hebreus de Flavius Josefus em75. O Mito Cristós é uma criação judaica de cerca de 2 séculos antes da E.c e o mito de jesus, começou a se formar no segundo século e só foi completar-se a partir do quarto século, após incorporar atributos de mitos de todas as religiões do Império. O Cristianismo oficializou-se ,pelo Édito de Tessalônica do Imperador Teodósio de 380 E.c., quando o Império Romano finalizou a fusão, SINCRETIZAÇÃO de todas as CRENÇAS do Império em apenas uma, o cristianismo. Aí cabem, mitologias grega, romana, egípcia, mazdeismo Persa, Judaísmo, etc. É uma questão de se pesquisar codices, Josefo, Filon, Patrística, Plutarco os escritores romanos e Entender o Contexto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa