Pular para o conteúdo principal

José Serra não comparou fumantes a ateus; RBS errou

Post atualizado às 19h30.

A agência RBS divulgou nesta segunda-feira uma correção na qual informa que, diferentemente do que foi publicado em seu site, o pré-candidato José Serra (PSDB) não comparou fumantes e ateus, durante um evento evangélico em Santa Catarina, no último sábado. A página da agência corrigiu o erro e mantém no ar a versão correta.

A RBS não explicou como pôde haver um erro tão grande, porque a primeira versão da notícia -- que repercutiu em toda a imprensa e neste blog -- citou entre aspas esta citação que seria do pré-candidato tucano à Presidência:  "A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não O procura."

Blogueiros simpáticos à candidatura de Serra suspeitam que o jornalista da RBS que fez a reportagem deixou-se levar pela sua militância petista e criou a citação para prejudicar o tucano. Se realmente foi isso,  trata-se de uma manipulação nunca antes registrada no jornalismo brasileiro.

Antes de a RBS divulgar a sua correção, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) emitiu uma nota com duras críticas ao candidato.

"A declaração de Serra exige reparo amplo e imediato em respeito a esses milhões de ateus brasileiros e às centenas de milhões de ateus no mundo", escreveu Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

Agora, quem deve um "reparo" é a Atea.

Íntegra a nota de correção da RBS:

"Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "José Serra participa de encontro religioso em Santa Catarina" (01/05/2010 - 20h39min), o ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), não se referiu a fumantes como pessoas "sem Deus". Na verdade, o discurso do político não relacionou diretamente o fumo com a religião. Em um primeiro momento, Serra citou passagens bíblicas à multidão reunida em Camboriú e disse que a frase "Que tenham vida, e a tenham em abundância" está ligada à qualidade de vida e não apenas a ações para prolongar a vida das pessoas. Em seguida, citou programas desenvolvidos nas gestões dele frente ao governo de São Paulo e ao Ministério da Saúde, entre eles o de combate ao fumo. O texto foi corrigido".

Comentários

juliano disse…
ele está fazendo média com os cristãos pois necessita deles para votos, tenho certeza que se a maioria no brasil fossem ateus ele jamais iria falar algo contra os ateus
político é tudo menos idiota
Teodorio de Queiroz disse…
Concordo com o Juliano, o Serra preferiu ficar do lado da maioria, porque todos nós sabemos que a comparação dele se encaixaria perfeitamente entre religiosos e fumantes, pois religião não faz menos mal do que fumar.
P. Lobo disse…
Serra poderia ter evitado a comparação. Porque ficar "com a maioria" não significa que necessariamente a minoria tenha de ser ofendida.
PReconceituoso nato! Antes era com os nordestinos, agora com os ateus!

http://tsavkko.blogspot.com/2010/04/jose-serra-odeia-nordestinos-vai.html
Anônimo disse…
Caso o Serra seja eleito terei de mudar de país: sou atéia, fumante e professora...
Anônimo disse…
Cade a correção? E as desculpas?
De saco cheio... disse…
Para anônima do dia 03/05 as 18:22

Ela disse:
"Caso o Serra seja eleito terei de mudar de país: sou atéia, fumante e professora... "

Eu digo: - Ser atéia é um problema pois se não crê em Deus não crê na alma,portanto já está morta!
Se é fumante esta morta também,só que antecipadamente!
Se é professora então vai partir mais cedo ainda.Afinal com esse salário de miséria vai comer dia sim, dia não!
kkkkkkkkkkkkkk

Viva o Lula!Viva o Serra! Viva os politicos do meu Brazil corruptil!Viva o Edir Macedo!Viva!Viva!

kkkkkkkkkkkkkkkk
De saco cheio... disse…
Só para encerrar com o comentário que mfiz em outra oportunidade neste blog:


- Não sei o que é pior:os chamados religiosos que querem a todo custo enfiar guela abaixo sua crença ou os ateus que não reconhecem o direito das pessoas acrditarem no que bem entender.De qualquer forma são dois lados totalmente idiotas!
De saco cheio... disse…
Repetindo comentário que fiz neste mesmo blog:

-Não sei o que é pior:os chamados religiosos que querem a todo custo enfiar guela abaixo sua crença ou os ateus que não reconhecem o direito das pessoas acrditarem no que bem entender.de qualquer forma são dois lados totalmente idiotas!
Anônimo disse…
Estou morrendo de medo de comentar este artigo. Se até o meu Botafogo foi campeão, este lunático pode ganhar essa eleição. Aí o PAC passa a ser Pira para Ateus Convíctos. Este programa vai dar emprego prá milhares de religiosos. Um joga o álcool, outro acende o fósforo, outro aproveita a festa para vender pipoca santificada, vai ser uma beleza. O problema é se eu for escolhido para o lançamento do programa. Então por favor, não publiquem este comentário. Não tenho nenhuma vocação para ser Joana D'arc!
De saco cheio... disse…
kkkkkkkkkkkkkk
Não sei o que é pior: o cabeça de ovo ou o sapo barbudo.
Sou mais o Ciro Gomes...que tomou o cambal...kkkkkkkkk
Anônimo disse…
NO CEARÁ NAUM TEM DISSO NÃO
17/10/2010 14:49, Por Redação, com Carta Aberta e ABr
Cristãos começam a reagir ao oportunismo religioso de José Serra. A presença do candidato na missa da festa de São Francisco, em Canindé (CE), no último sábado, pode ter sido um ponto de inflexão. A festa é o grande evento religioso da cidade, onde acontece a maior romaria da América Latina, em homenagem a São Francisco.

José Serra e Tasso Jereissati na missa no Ceará onde passaram por constrangimentos
O infortúnio de Serra começou já ao chegar no local quando foi vaiado do lado de fora por manifestantes pró-Dilma. Na saída, o candidato chegou a ser empurrado em novo conflito e quase caiu.
– Gostaria que a missa não fosse tumultuada com os políticos que aqui chegaram, por favor. Se vieram com outra intenção, peço que saiam assim como entraram. Isso é uma profanação –, advertiu o celebrante, padre Francisco Gonçalves, olhando fixamente para a fileira da frente onde se encontravam Serra, Tasso Jereissati e outros tucanos.
Perto do fim da missa, o frade exibiu um panfleto contra Dilma e foi mais duro ainda, deixando a comitiva tucana atônita:
– Acusam a candidata do PT em nome da igreja. Não é verdade. A plateia aplaudiu. Não está autorizada essa coisa. A igreja não está autorizando essas coisas.
Tucanos ameaçam padre
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acompanhou a missa ao lado de José Serra, se exaltou e afirmou que era um “padre petista” como aquele que estava “causando problemas à Igreja”.
Alguns partidários do tucano também se exaltaram e o padre teve que sair escoltado por seguranças.
Difamação
O panfleto não assinado que circulou na igreja falava em três “grandes motivos para não votar em Dilma”. O texto acusa a candidata de ter se envolvido com as Farc, de ser favorável ao aborto e de envolvimento em casos de corrupção na Casa Civil.
Além deste panfleto apócrifo, 2 milhões e 100 mil outros panfletos contra Dilma Rousseff, com assinatura falsa da CNBB, estavam sendo rodados em uma gráfica em SP, descoberta pelo PT. Os responsáveis pela Pana Editora e Gráfica afirmam que o material foi encomendado pelo bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da diocese de Guarulhos-SP.
PIG disse…
"Se realmente foi isso, trata-se de uma manipulação nunca antes registrada no jornalismo brasileiro." Será??? É, realmente tão explícita assim nunca vimos mesmo!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica