Pular para o conteúdo principal

‘Gripe suína não teria matado tanto se o remédio tivesse sido liberado’

Se o remédio que combate o vírus da gripe suína, o Tamiflu, tivesse sido liberado para a venda em farmácias sob a prescrição médica, a doença não teria matado no Brasil até agora mais de 650 pessoas.

Andre-Ordacgy É o que afirma o Defensor Público da União André da Silva Ordacgy (foto). Ele argumenta que, como o Tamiflu só faz efeito nas primeiras 48 horas após a contaminação do vírus, o acesso ao remédio deveria ser facilitado, e não estar restrito a alguns postos de Saúde do governo.

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirma que a distribuição do Tamiflu tem de ficar sob o controle governamental porque a produção do medicamento ainda é insuficiente para abastecer as farmácias.

Se tivesse havido a liberação, argumenta, ocorreria uma corrida ao antiviral, privilegiando os mais ricos. Acrescenta que, como muitas pessoas tomariam o remédio sem necessidade,  o vírus se fortaleceria mais rapidamente. 

Temporão também tem falado que a iniciativa de vender o remédio ao governo – e não ao mercado – partiu do próprio laboratório.

Para Ordacyg, a urgência da prescrição do remédio  derruba qualquer argumento contra a liberação.

O Defensor Público vai entrar com uma ação civil pública pedindo que o governo pague uma indenização de 300 salários mínimos por danos morais  para cada família de pessoa morta pela nova gripe, informa O Globo. Ele tem o apoio do Sindicado dos Médicos do Rio.

Ordacyg já tinha encaminhado em julho à Justiça ação liminar para liberar o remédio a todos os pacientes. O pedido foi negado.

A venda do antiviral vai ser liberada no começo do próximo ano porque o laboratório está aumentando a sua produção, informa o Ministério da Saúde.

“É lamentável que eles [os técnicos do governo] tenham tomado essa decisão somente agora, depois de tantas mortes”, disse o defensor. Ele observa que a liberação ocorrerá em um momento em que a contaminação já estará regredindo sob a influência da mudança do clima.

O Brasil é um dos países onde tem havido mais óbitos  pela doença. Em números absolutos, é o primeiro, com 657 mortes até o dia 29 de agosto, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em números relativos – na comparação da ocorrência de óbitos para cada 100.000 habitantes –  está em sétimo lugar em uma lista de 15 países, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

> Diário da gripe suína no Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com o defensor,a pessoa só vai ao hospital quando está realmente mal,ae o medico ainda diz que é gripe comum,manda o cara para casa,na 3ª vez manda fazer o exame,o exame leva exatas 48hrs pra ficar pronto,ou seja,se tiver de morrer,vai morrer
Anônimo disse…
É um descaso total. O Min. diz que a liberação seria privilegio dos ricos, mas vi no jornal o medico dizendo para só irem ao local aqueles que tivessem com a gripe suina, como vamos saber se nem eles conforme a hora sabe. Será que a familia do Min. tambem frequenta os mesmos postos de saude da população em geral, ou entregam o tamiflu em casa.
Pai da Julia disse…
posso reproduzir esta matéria em meu blog (citando a fonte, é claro)?

parabéns pelo site.

Marcos Alexandre
http://paidajulianocdc.blogspot.com/
Rafael disse…
Pois é. Noticias como essa não deveriam existir, alias o defensor deveria procurar se informar antes.
O maior erro da midia foi soltar o nome do medicamento. Até hoje se encontra praticamente esgotado nas farmacias, q sabemos que não vendem apenas com receita médica.
O que acontecerá em 2010 (é uma gripe como outra qualquer, que terá seu ciclo em 2010) será ineficacia do Tamiflu pq a população tomou sem cuidado, selecionando cepas resistentes do vírus.
O medicamento é recomendado apenas para os casos mais graves da doença, e não para ser tomado de modo preventivo.
E dai o governo fará o que com o estoque de um medicamento ineficaz? É.. como dizem em vários sites de humor, tamo fu.. isso sim.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica