Pular para o conteúdo principal

Grã-Bretanha pede desculpas pela castração de Turing



Alan Turing
Matemático é
tido como o pai
da computação
O matemático Alan Turing (foto) é considerado o pai da computação. Aos 24 anos projetou uma máquina para manipular símbolos – foi o mecanismo precursor do computador.

 Com essa máquina ele decifrou o código criptografado usado por Hitler para se comunicar com seus generais durante a Segunda Guerra Mundial. O código mudava com frequência, mas Turing conseguia desvendá-lo com rapidez.

Depois da guerra, Turing foi condenado por ter ‘vícios impróprios’. Ele era gay confesso.

Obrigado a se afastar de suas pesquisas sobre computação, o matemático foi submetido a uma castração química à base de estrogênio, um hormônio feminino. Seus seios cresceram, e ele se sentiu humilhado.
Ele nasceu em Londres em 1912 e, deprimido, matou-se em no dia 7 de junho de 1954, ao comer uma maçã envenenada com cianeto.

Hoje, Gordon Brown, primeiro-ministro britânico, apresentou pedido póstumo de desculpas pela castração de Turing, embora na época o procedimento estivesse previsto em lei. A informação é da BBC Brasil.

Em artigo publicado no The Daily Telegraph, Brown escreve que o tratamento químico foi injusto. “Lamentamos profundamente o que ocorreu com ele.”

Mesmo com o fim dos preconceitos mais rígidos contra os homossexuais, a memória de Turing vinha sendo mantida no limbo. Foi o programador de computador John Graham-Cumming, com o apoio do escritor Ian McEwan, que iniciou uma campanha para resgatá-la.



Ateus famosos

Comentários

Lucio Ferro disse…
Alan Turing foi um grande cientista, prestou um serviço de valor inestimável, seus estudos certamente ajudaram a encurtar a segunda guerra mundial, mas graças a maldita praga da RELIGIÃO ele foi condenado de forma absurda por um crime imaginário, pelo fato de ser homosexual. Este é mais um exemplo do poder nefasto da maior praga da história da humanidade, a RELIGIÃO!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça