Pular para o conteúdo principal

STJ anula pena de prisão a homem que tentou furto em supermercado

Por unanimidade, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu habeas corpus anulando a condenação em primeira instância de um homem que tentou furtar duas latas de azeite, duas cuecas, duas barras de chocolate, um par de sandálias de tiras, 6,5 kg de carne bovina e 1,6 kg de bacalhau do supermercado Bretas, em Minas Gerais.

Para a Defensoria Pública, o valor dos produtos é irrisório. Sem considerar a carne e o bacalhau, o total dá R$ 52.

A tentativa de furto ocorreu no dia 20 de março de 2008. Preso em flagrante, o homem foi condenado a oito meses de prisão e ao pagamento de sete dias-multa. As informações são do site do STJ.

O homem também foi inocentado da acusação de “falsa identidade” por ter mentido no momento da prisão. Pelo artigo 307 do Código Penal, a atitude dele pode ser considerada como de autodefesa.

TJ (Tribunal de Justiça) de Minas já tinha negado à Defensoria Pública pedido de apelação da sentença com o argumento de que não se tratou da tentativa de um furto por motivo de fome, considerando os tipos dos produtos em questão.

Mas no entendimento do ministro Arnaldo Esteves Lima, relator do caso no STJ, a condenação foi desproporcional à tentativa de furto, porque não “houve nenhuma periculosidade social”. Além disso, o patrimônio do supermercado em nada foi afetado, disse.

> Rigores da Justiça contra pequenos delitos.

Comentários

Paula disse…
Paulo,
Tenho tentado há dias te dizer que não consigo postar de jeito nenhum em seu blog. Vamos ver se hoje vai ou não. Nas matérias do RA, seja coincidência ou não, não dá mesmo. Já tentei de vários computadores, apesar de ver que há vários comentários em outros artigos publicados. Vc tem ideia do que anda acontecendo ? Há algum e.mail para falar com vc ?
Paula disse…
Paulo,
Tenho tentado há dias te dizer que não consigo postar de jeito nenhum em seu blog. Vamos ver se hoje vai ou não. Nas matérias do RA, seja coincidência ou não, não dá mesmo. Já tentei de vários computadores, apesar de ver que há vários comentários em outros artigos publicados. Vc tem ideia do que anda acontecendo ? Há algum e.mail para falar com vc ?
Paulo Lopes disse…
Paula, está havendo uma incompatibilidade entre o sistema Blogger, que é do Google, com o browser Internet Explorer (IE), da Microsoft. O problema tem ocorrido com todos os blogs com o domínio blogspot.com. Não é só, portanto, este. Sugiro-lhe que use o Firefox, que é um browser melhor do que o IE. Abs.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Hoje,  ela faz parte de uma organização que denuncia violações da separação entre o Estado e Igreja  Elizabeth Murad, de Fort Pierce (EUA), lembra bem do dia em que saiu do convento há 41 anos. Sua sensação foi de alívio. Ela tocou as folhas de cada árvore pela qual passou. Ouviu os pássaros enquanto seus olhos azuis percorriam o céu, as flores e grama. Naquele dia, tudo lhe parecia mais belo. “Quando saí, era como se eu estivesse renascido”, contou. “Eu estava usando de novo os meus sentidos, querendo tocar em tudo e sentir o cheiro de tudo. Senti o vento soprando em meu cabelo pela primeira vez depois de um longo tempo.” Ela ficou 13 anos em um convento franciscano de Nova Jersey. Hoje, aos 73 anos, Elizabeth é militante ateísta. É filiada a uma fundação que denuncia as violações da separação entre o Estado e Igreja. Ela tem lutado contra a intenção de organizações religiosas de serem beneficiadas com dinheiro público. Também participa do grupo T reasure Coast , de humanistas se

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa acusado de abuso sexual

Apoio ao "santo" Aldo contra as denúncias dos "canalhas" Fiéis da Igreja Apostólica – também conhecida como Igreja da Santa Vó Rosa – vão promover no domingo (11) uma festa “em defesa e apoio ao profeta santo irmão Aldo Bertoni”. Em um convite reproduzido no blog “Avante Povo Apostólico”, com uma foto antiga de Aldo, os organizadores da festa afirmam que o seu líder teve o “bom nome” difamado na TV por “canalhas”. Na TV Record, o programa Domingo Espetacular do dia 4 deste mês apresentou o depoimento de mulheres que acusam o “santo” Aldo de abuso sexual [resumo no vídeo abaixo]. O Ministério Público apura denúncias de mais de 10 fiéis que afirmam ter sido molestadas pelo líder religioso de 85 anos. Uma delas disse que se relacionou sexualmente com Aldo porque ele disse que ia curá-la de câncer no útero. Depois de algum tempo, desconfiada, a mulher fez exames clínicos, que não detectaram nenhuma doença. A Igreja Apostólica é uma seita de fanáticos

Câmaras estão sob a proteção da Constituição, não de divindades, mostra primavera laica do TJ-SP

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda