Pular para o conteúdo principal

Ensino religioso não pode ser confessional, afirma Barroso


da Agência Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso votou no dia 30 de agosto de 2017 a favor da ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede que a Corte reconheça que o ensino religioso nas escolas públicas deve ser de natureza não confessional, com a proibição de admissão de professores que atuem como representantes de confissões religiosas.

Religioso não pode
dar aula de religião

Único a votar na sessão da tarde daquele dia, Barroso afirmou que, para manter o caráter não confessional das escolas públicas, o ensino religioso deve continuar facultativo e professor ligados a qualquer religião não pode dar aula sobre essa disciplina.

A ação da PGR foi proposta em 2010 pela então vice-procuradora Débora Duprat.

Segundo entendimento da procuradoria, o ensino religioso só pode ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistir na exposição “das doutrinas, práticas, histórias e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor tome partido.

Para a procuradora, o ensino religioso no país aponta para a adoção do “ensino da religião católica”, fato que afronta o princípio constitucional da laicidade.

O ensino religioso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto 7.107/2010, acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano para o ensino da matéria.

Se o voto do relator prevalecer no retorno do julgamento, alguns Estados serão obrigados a rever o atual modelo de ensino religioso porque não houve regulamentação nacional sobre o tema pelo Ministério da Educação.

Segundo Barroso, alguns estados, como a Bahia, Ceará e Rio de Janeiro, adotam modelo confessional, ligado a uma religião.


Outros realizam matrícula automática dos alunos na disciplina e não oferecem opções para substituir a matéria.

Barroso iniciou a fundamentação de seu voto afirmando que o Estado deve assegurar a liberdade religiosa e conservar uma posição de neutralidade, sem privilegiar ou favorecer nenhuma religião. "O que está em jogo é a definição do papel do Estado na educação religiosa de crianças e adolescentes brasileiros. Cumpre, portanto, estabelecer qual a melhor forma de prepará-los com valores e informações para que possam fazer as suas próprias escolhas na vida", disse.

De acordo com o ministro, o ensino confessional é inconstitucional por entender que a sala de aula, como local público, não pode ser usada para pregação de uma religião específica e o Estado não pode permitir que professores sejam contratos como representante das religiões.

“O ensino religioso confessional viola a laicidade porque identifica estado e igreja, o que é vedado pela Constituição. A incompatibilidade parece patente.”



Acordo Brasil-Vaticano concede privilégios à Igreja Católica

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Angelo disse…
O Estado é laico, mas o povo tem religião. Qual o problema? A igreja Católica ajudou muito na construção do Brasil e merece o devido apreço, cidades fundadas por padres , hospitais, organização das cidades, ensino, feriados, cultura e tantas outras coisas nas quais a igreja católica ajudou, até mesmo o primeiro nome do Brasil, Terra de Santa Cruz, é isso o que somos, acabar com isso acabaria com a nossa cultura, e povo sem cultura sempre acaba por ser escravizado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes