Pular para o conteúdo principal

Líderes islâmicos não gostam de xadrez porque jogo faz pensar

Jogo estimula raciocínio lógico

O grande mufti da Arábia Saudita, xeque Abdulaziz al-Sheikh, disse que o xadrez é uma “perda de tempo” e provoca a inimizade entre os jogadores. Portanto, segundo ele, o jogo deveria ser proibido como uma atividade pecaminosa semelhante ao consumo de álcool e o hábito do jogo.

Esse comentário, exibido em um programa de televisão em 2015, reapareceu na imprensa esta semana quando o reino se prepara para sediar um campeonato de xadrez, e foi imediatamente criticado por um membro da Associação Saudita de Xadrez, que escreveu no Twitter que o jogo era muito popular no reino e continuaria a ser.

Como a opinião do clérigo foi apenas uma resposta a uma pergunta do entrevistador, e não um decreto formal, é pouco provável que a proibição seja aplicada com rigor.

Não é a primeira vez que um líder espiritual critica o xadrez por desviar a atenção dos fiéis de suas devoções religiosas.

Um sábio italiano do século XI, são Pedro Damião, repreendeu o bispo de Florença por sua fraqueza pelo jogo.

Em 1979, a Revolução Fundamentalista do Irã proibiu o jogo de xadrez no país, mas em 1988, o aiatolá Khomeini liberou o jogo, desde que não fosse praticado como um jogo de azar.

Um líder contemporâneo xiita, o aiatolá Ali al-Sistani do Iraque, proibiu todas as formas do xadrez, seja jogado online ou com peças físicas, havendo ou não apostas.

Por que os líderes religiosos sentem-se ameaçados pelo xadrez?

Talvez pelo fato de ser um dos mais sofisticados jogos criados pelo ser humano e que exige um intenso raciocínio lógico e estratégico.

O xadrez popularizou-se como uma diversão da corte da Pérsia na Antiguidade tardia, e é provável que tenha se originado na Índia.

Depois da islamização da Pérsia, o xadrez difundiu-se no mundo islâmico e chegou à Espanha por intermédio dos mouros. Logo após fez sucesso nos países da fronteira ocidental da Europa.

As palavras e as peças contribuem para o fascínio do xadrez. O grito xeque-mate do vitorioso depois do ataque decisivo ao rei origina-se da expressão persa “o rei está morto” (shah-mata), mas uma tradução melhor seria “o rei está indefeso”.

Assim, os líderes espirituais, tanto antigos como modernos, sentem-se ameaçados por um jogo que transcende as categorias religiosas e culturais, além de estimular o cérebro em vez da alma.

O título do texto é de autoria deste site.





Líder saudita proíbe xadrez por ser ‘jogo de Satanás’

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes