Jogo estimula raciocínio lógico |
Esse comentário, exibido em um programa de televisão em 2015, reapareceu na imprensa esta semana quando o reino se prepara para sediar um campeonato de xadrez, e foi imediatamente criticado por um membro da Associação Saudita de Xadrez, que escreveu no Twitter que o jogo era muito popular no reino e continuaria a ser.
Como a opinião do clérigo foi apenas uma resposta a uma pergunta do entrevistador, e não um decreto formal, é pouco provável que a proibição seja aplicada com rigor.
Não é a primeira vez que um líder espiritual critica o xadrez por desviar a atenção dos fiéis de suas devoções religiosas.
Um sábio italiano do século XI, são Pedro Damião, repreendeu o bispo de Florença por sua fraqueza pelo jogo.
Em 1979, a Revolução Fundamentalista do Irã proibiu o jogo de xadrez no país, mas em 1988, o aiatolá Khomeini liberou o jogo, desde que não fosse praticado como um jogo de azar.
Um líder contemporâneo xiita, o aiatolá Ali al-Sistani do Iraque, proibiu todas as formas do xadrez, seja jogado online ou com peças físicas, havendo ou não apostas.
Por que os líderes religiosos sentem-se ameaçados pelo xadrez?
Talvez pelo fato de ser um dos mais sofisticados jogos criados pelo ser humano e que exige um intenso raciocínio lógico e estratégico.
O xadrez popularizou-se como uma diversão da corte da Pérsia na Antiguidade tardia, e é provável que tenha se originado na Índia.
Depois da islamização da Pérsia, o xadrez difundiu-se no mundo islâmico e chegou à Espanha por intermédio dos mouros. Logo após fez sucesso nos países da fronteira ocidental da Europa.
As palavras e as peças contribuem para o fascínio do xadrez. O grito xeque-mate do vitorioso depois do ataque decisivo ao rei origina-se da expressão persa “o rei está morto” (shah-mata), mas uma tradução melhor seria “o rei está indefeso”.
Assim, os líderes espirituais, tanto antigos como modernos, sentem-se ameaçados por um jogo que transcende as categorias religiosas e culturais, além de estimular o cérebro em vez da alma.
O título do texto é de autoria deste site.
Tweet
Líder saudita proíbe xadrez por ser ‘jogo de Satanás’
Comentários
Postar um comentário