Pular para o conteúdo principal

Universal não diz quem são os inimigos de seus gladiadores

Igreja mistura fé com
 ordem unida dos militares
A apresentação dos “Gladiadores do Altar” da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), em vídeos de cultos durante os quais eles inesperadamente apareceram uniformizados, marchando e dando continência, foi um desastre, da perspectiva do marketing. 

Em um vídeo, um pastor que parece ser o chefe do pelotão, pergunta aos jovens quais são seus objetivos. A resposta é: “Altar! Altar! Altar!” O que pode significar qualquer coisa, desde proteger os templos a obter conversões de fiéis, passando por prestação de serviços à comunidade.

O site da igreja diz que os gladiadores são o resultado de um projeto cujo objetivo é a “formação de jovens altamente preparados para enfrentar desafios diários de ganhar almas e fazer discípulos”. Mas essa formação precisa ser militar? E que “desafios diários” são esses? Contra quem os gladiadores vão lutar? Quem são seus inimigos? Capetas?

Faltaram explicações, o que significa que a Igreja acabou plantando dúvidas, algumas de teor conspiratório.

A associação entre qualquer tipo de formação militar e a beligerância é automática. Por causa disso, nas redes sociais, tem gente comparando o exército da Universal até ao Estado Islâmico.

Essa comparação é exagero, mas o fato é que os “Gladiadores do Altar” expressam a ideia de confrontamento, uma característica do fanatismo, religioso ou não.

Há motivo para se preocupar com isso? Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), sim.

Ele escreveu no Facebook que a sociedade precisa estar atenta para o “monstro” que está saindo da lagoa. E desde já, e não “quando [os gladiadores] começarem a executar os ‘infiéis’ e ateus e empurrar os homossexuais de torres altas como vem fazendo o fundamentalismo islâmico no Oriente Médio?”.

Na avaliação do professor de sociologia Flávio Sofiati, da Universidade Federal de Goiás, o objetivo da Universal, com esse projeto de espetacularização da fé, pode ser o de se destacar na opinião pública, de modo a atrair os mais jovens para seus templos.

Além disso, a “Universal é uma igreja midiática, que sempre realiza diversas atividades para estar em evidência”, conforme ele declarou ao G1.

A Igreja Universal divulgou nota para repudiar “interpretações absurdas” sobre os “Gladiadores" como as de Wyllys.

Disse que os gladiadores são voluntários para desenvolver atividades culturais, sociais e esportivas dentro de programas de resgate e amparo de populações de rua, viciados e jovens carentes.

Acrescentou que eles vão promover campanha do interesse público, como doação de sangue e arrecadação de roupas.

Se os objetivos são esses, nobres, a Universal deveria esclarecê-los antes mesmo da apresentação dos jovens gladiadores. O que não seria difícil a uma igreja que dispõe de uma rede nacional de televisão.

Com informação da Igreja Universal e outras fontes e foto de divulgação.





Pastores de confiança de Macedo têm empresa de segurança

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes