Pular para o conteúdo principal

Marina citou Bíblia em 2002 para se opor aos transgênicos

Candidata 'esqueceu' o que
dissera quando foi senadora
Ao ser entrevistada pelo Jornal Nacional no dia 27 de agosto, a candidata a Presidente da República Marina Silva (PSB), foto, disse haver “uma lenda de que sou contra os transgênicos, mas isso não é verdade”.

Não se trata de lenda porque em 2002 a então senadora petista pelo Acre fez um discurso onde recorreu não à ciência, mas à Bíblia para explicar por que era contra o cultivo de alimentos geneticamente modificados.

Apresentou uma argumentação típica de fundamentalista cristã: “Em Gênesis 21,33, o próprio Patriarca Abraão, com mais de 80 anos, resolve plantar um bosque. Quem planta um bosque com quase 100 anos está pensando nas gerações futuras, que têm direito a um ambiente saudável. Era esse o significado simbólico do texto. No Êxodo 22,6, há determinação explícita no sentido de que quando alguém atear fogo a uma floresta ou bosque deverá pagar tudo aquilo que queimou. Talvez essa regra seja mais rigorosa do que as do Ibama. Com relação aos transgênicos, o livro Levíticos 22,9 expressa claramente que não se deve profanar a semente da vinha e que cada uma deve ser pura segundo a sua espécie''.

Para ela, essas referências bíblicas mostram “que Deus é altamente zeloso com o meio ambiente”.

No discurso, resgatado pelo jornalista Fernando Molica, de “O Dia”, Marina concluiu que “se colocássemos em prática um único mandamento, que é “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo”, não faríamos o que fazemos com a natureza nem com o homem. Preservaríamos a natureza, porque sem ela não podemos reproduzir a vida. Ela é o nosso Jardim do Éden”.

Houve manifestação da senadora contra os transgênicos em outras oportunidades. Em 1997, ela apresentou projeto de lei que, se aprovado, proibia o plantio e comércio de desses alimentos por cinco anos. O projeto foi arquivado em 1999.

Apesar disso, agora, no Jornal Nacional, ao ser questionada sobre sua oposição aos transgênicos, a candidata disse que não era verdade. Acusou os jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta de não conhecerem a trajetória dela.

Com informação da íntegra do discurso de Marina Silva. e foto de Vagner Campos.





Físico teme fundamentalismo cristão de Marina Silva
setembro de 2014


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes