Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

domingo, 1 de dezembro de 2013

Serpente falante só existe em livro de fábulas, como a Bíblia

por Austin Cline

Em fábulas de Esopo, cobra falante
é aceitável, mas na Bíblia é ridiculo
Caleb Kaltenbach, um pastor da Califórnia (EUA), ficou “chocado” ao verificar em uma livraria da rede Costco que a Bíblia estava classificada com obra de ficção. 

A loja se desculpou com Kaltenbach certamente para não desagradar aos cristãos, mas ela não precisava fazê-lo porque livro em que serpente fala não pode ser outra coisa senão ficção.

Como se sabe, os animais falantes são personagens de contos de fadas, das fábulas de Esopo, de mitos — de histórias de ficção, enfim.

Na Bíblia, a serpente falante aparece no primeiro livro, em dois trechos.

Gênesis 3:1: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”

Gênesis 3:4-5: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.

A questão é esta: as histórias bíblicas devem ser lidas como literais ou não?

Para os cristãos que entendem como metáforas as históricas bíblicas, assim como as fábulas de Esopo, a cobra falante de Gênesis é aceitável. Mas não para aqueles que aceitam os relatos bíblicos como verdade histórica, e o número desses cristãos é expressivo.

Acreditar em cobra falante, ou não questionar essa “verdade”, é tão ridículo como acreditar que o Mickey Mouse pode falar.

Na Bíblia, outro bicho, uma jumenta, também fala.

Números 22:30: “E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não”.

Também parece ridículo — e é—, mas outras questões precisam ser levantadas. Como: Porque deus gastaria tanta energia para fazer uma cobra e jumenta falarem? Por que só esses dois animais tiveram o dom fala? E os descendentes desses bichos, também possuem o mesmo dom? Se sim, por que ninguém os escuta?

A serpente falante está no primeiro livro da Bíblia talvez para ir preparando os leitores mais crentes de que ali tudo é possível, em contraposição ao raciocínio lógico. O que amesquinha a condição humana.

Esse texto foi adaptado por este site para o português.





Deus puniu a serpente, embora ela apenas tivesse dito a verdade
março de 2012

Contradições da Bíblia


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...