Pular para o conteúdo principal

Governo Sarney investigou origem do dinheiro de Edir

Macedo ficou preso 15 dias em 1992
sob a acusação de ser charlatão
Durante o governo do presidente José Sarney, de 1985 a 1990, a Polícia Federal e o hoje extinto SNI (Serviço Nacional de Investigação) investigaram a origem do dinheiro que o pastor Edir Macedo (na caricatura ao lado), da Igreja Universal, usava para comprar emissoras de rádio e TV. A informação é da Folha de S.Paulo, que teve acesso a relatórios da investigação.

Em dez anos, a Universal comprou dez emissoras de rádio por US$ 6 milhões, diz o relatório. “Recentemente a seita tem adquirido emissoras de radiodifusão através de testas de ferro e ao custo de milhões de dólares de procedência desconhecida.”

O que chamou a atenção do Governo Sarney foi o rápido crescimento que a Universal teve na década de 80. A Igreja já tinha naquela época no Brasil cerca de 500 templos. Hoje possui mais de 6 mil.

O relatório afirma que a igreja incentivava o pagamento do dízimo em dólares, que os seguidores do pastor tinham fama de “arruaceiros” e que Edir Macedo praticava charlatanismo.

Na época, o MP (Ministério Público) também investigou as atividades da Universal, o que levou Edir Macedo a ficar preso 15 dias  em 1992 sob a acusação de “delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular”. O pastor culpou a Igreja Católica pela sua detenção.

A Universal emitiu nota dizendo que as revelações da reportagem da Folha mostram as “praticas condenáveis que o extinto aparelho repressivo praticou” e que a “perseguição religiosa foi somente mais um capítulo” daqueles anos.

Em meado de 2012, a PF enviou à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal relatório dos indícios de que a Edir Macedo comprou a TV Record com dinheiro “lavado” da Universal. O negócio envolveu mais de 10 pessoas e alguns deles teriam sido usados como “laranjas”, de acordo com o relatório.

Com informação da Folha e deste site.





Juiz aceita denuncia contra Edir por formação de quadrilha
setembro de 2011

Edir na mira da Justiça

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes