Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Alcoólatra age como fanático religioso, dizem psicanalistas

Para alcoólatra, bebida
 é substância divina
Os psicanalistas Antônio Alves Xavier e Emir Tomazelli cuidam de alcoólatra como se fosse fanático religioso, porque, segundo eles, se trata de pessoa que se acha poderosa e se entrega ao seu ídolo, a bebida, para se sentir onipotente.

“Ele [o alcoólatra] transforma a bebida em substância divina”, disse Xavier em entrevista à Folha de S. Paulo. “Ao beber o 'deus álcool', comunga com essa substância e acredita que vira deus, não tem que enfrentar as limitações e frustrações de ser humano.”

Xavier e Tomazelli abordam essa questão no livro "Idealcoolismo" (Casa do Psicólogo, 282 págs., R$ 47), que resume a experiência dos dois no tratamento de mais de 5.000 pessoas ao longo de dez anos.

Para Xavier, o alcoolismo é como se fosse uma religião degradada, religião de fanáticos. “Não há uma distância entre o crente e seu deus”, disse. “Quando alguém toma a si próprio ou a alguma coisa existente no mundo como deus, cria uma religião degradada.”

Fazendo um paralelo com o fanático religioso, Tomazelli disse que o alcoólatra “deixa de ser humano”. “Ele perde a sua parte ética porque fica submerso em sua individualidade, sem considerar o outro.”

Os psicanalistas afirmaram que tratam o alcoólatra com “choque de humanidade”, fazendo que entenda que o ser humano é frágil e limitado.

É um trabalho difícil, disse Tomazelli, porque o alcoólatra tem de aceitar pequenas doses diárias da realidade, em substituição à euforia proporcionada pela bebida ou outra droga.

No caso do fanático religioso, a droga é Deus, mas os psicanalistas não tratam desse tipo de doente.

Com informação da Folha.





Cineasta faz advertência sobre fanatismo evangélico no Brasil
agosto de 2012




Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...