Pular para o conteúdo principal

Justiça Desportiva inocenta time que fez proselitismo evangélico

Religião no futebol
Código da Justiça Desportiva
proíbe manifestações religiosas
A Quarta Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) inocentou no dia 30 de novembro o Chapecoense, time de Santa Catarina da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, da acusação de ter feito proselitismo religioso em um jogo.

De acordo com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, no jogo contra o Luverdense, no dia 8 de novembro, os jogadores do banco de reserva “vestiram por cima do uniforme uma blusa onde constava ‘Deus é Fiel, Série B 2013’ (na frente), e, nas costas, estava escrito ‘Jesus Você’, e o desenho de um coração”.

O Luverdense venceu por 1 a 0, mas o Chapecoense conseguiu acesso a Segunda Divisão (Série B) porque podia perder por até dois gols.

Lucas Rocha, relator do processo no Tribunal Desportivo, votou pela não punição do time porque, segundo ele, a iniciativa do uso da blusa com dizeres religiosos partiu de jogadores, e não do Chapecoense.

Embora a avaliação de Rocha seja questionável, porque o time é responsável por seus jogadores em campo, os demais integrantes da Quarta Comissão votaram junto com o relator.

Se o julgamento tivesse sido por uma condenação, o Chapecoense poderia ter de pagar uma multa de até R$ 100 mil.  Por “descumprir regra de obrigação legal”, o time poderia ser enquadrado no artigo 191, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Além disso, de acordo com a International Football Association Board, da qual o Brasil é signatário, os jogadores estão proibidos de exibir em campo qualquer mensagem de cunho religioso.

Com informação do site Justiça Desportiva, entre outras fontes.





Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891
por André Barcinski em agosto de 2012

Religião nos esportes


Comentários

Anônimo disse…
Eu não sabia que era crime os times usarem símbolos religiosos. Até porque no futebol é tão comum jogadores comemorarem gols levantando as mãos para o céu. E algumas ocasiões se ajoelham e rezam. Como quando o Brasil foi penta e os jogadores fizeram uma corrente no centro do campo.
Anônimo disse…
Eu sou uma pessoa calma e e ate tolerante com a imbecilidade, so nao sou com aqueles que se orgulham dela. Religiao e um virus devastados que impede o ser humano de alcancar o seu total potencial como um ser inteligente que somos. Religiao sempre ira envenar tudo, e ant-intelecto, e pura imbecilidade.
nando.. disse…
acho que o que não pode de forma alguma é times bancados com dinheiro público levarem em seus uniformes mensagens religiosas
neste caso, sendo os reservas, me parece sim ser iniciativa própria dos jogadores
Sidadäo Hotàrio disse…
Se alguma coisa ali era por conta dos jogadores e não do time, então o que esses jogadores estavam fazendo ali por contra própria?

Se não estavam em nome do time, então também não deveriam estar no banco de reservas, mas sim, na arquibancada, ora bolas!

Ou são jogadores (do time, pelo time, em nome do time), ou são, no máximo, espectadores comuns, o que não justifica a presença deles em áreas destinadas a jogadores.

Que mentalidade tacanha tem esse povo. Por isso que autoridades podem pintar e bordar com a cara de todos!

Esse Brasil só me envergonha!
Diabo disse…
Parece que o selecionamento de jogadores de futebol e vôlei, nesta Terra de Santa Cruz, é feito com dois critérios: tem de jogar bem e acreditar em Deus! Pois um ateu ou agnóstico atrapalharia o "Espírito de Corpo" da Equipe e provocaria dissensões no grupo. Aqueles funcionários de baixos salários (rimou!), do Clube - que recolhem e distribuem toalhas, dão garrafinhas d'água e carregam as malas dos jogadores - iriam praticar pequenas sabotagens contra o "Ateu", como o chamariam. Provavelmente este descrente (rimou de novo!) entraria em choque com a Administração de seu clube e, em pouco tempo, fosse descartado.

Deus impõe disciplina quando o Técnico não está por perto. Algumas doutrinas religiosas da matriz cristã sugerem que o indivíduo não use bebida alcoólica ou drogas e não transe todos os dias e/ou com diferentes parceiros. Então, é melhor para a Administração do futebol e do vôlei ter atletas religiosos em seus quadros porque isso aumenta a probabilidade de se ter jogadores sóbrios, sem doenças sexualmente transmissíveis e sem aquela bambeza nas pernas, na hora do jogo.

Deus é o Técnico invisível dos atletas. Por isto é cultivado pela Alta Côrte e pela Alta Administração do Esporte, em todo o Mundo.
Anônimo disse…
Jogador de futebol, na sua maioria, curte festa ou religião. O que esperar deles? Dificil o jogador que se mostra culto, a maioria só aparece fora de dos gramados quando metido em rolo. Uma pena. Péssimo exemplo. deviam ler Robert G.Ingersoll também.
Felipe... disse…
‘Jesus Você’, e o dinheiro de um coração”

Só eu ri dessa frase?
Anônimo disse…
Mas deixe claro Sr Capeta , que esse tipo de mentalidade partiria da cabeça de pessoas , que pensan que a religião é algum parametro de moralidade,oque não condiz com a verdade , no caso qualquer jogador com ou sem religião pode ser responsavel com o seu dever.
Anônimo disse…
fizeram proselitismo sim ou não? e portanto o quis diz a lei mesmo?
Anônimo disse…
o diabo é o plim.
Diabo disse…
Macaco Anônimo 5 de dezembro de 2012 11:24:

Verdade é o menos importante nisso tudo. Utilidade, praticidade e efetividade é que levam à Glória! Por isso as Elites de todos os tempos e lugares instruem seus súditos e vassalos a crerem em divindades. Não é possível colocar um feitor em cada esquina para controlar o povo. Basta fazê-los imaginar que Deus os vigia, mesmo que estejam trancados num quarto escuro, onde só caiba uma pessoa.

Veja que Lula e Dilma, que pareciam ser comunistas convictos, associaram-se aos Igrejeiros, dando-lhes todas as condições de manter grande parte do Povo em oração. Ocorre que os governantes sempre descobrem que podem usar Deus (exista ele ou não) para alcançar seus objetivos.
Anônimo disse…
"e o dinheiro de um coração."
Anônimo disse…
"Deus é o Técnico invisível dos atletas. Por isto é cultivado pela Alta Côrte e pela Alta Administração do Esporte, em todo o Mundo."

Outro trouxa que acredita que jogador crente é santo, completamente iludido.
CAPTCHA e CENSURA PRÉVIA disse…
Acho que o Paulopes quis dizer "e o desenho de um coração.
Manjè kwayan disse…
Mas peraí... que time é bancado com dinheiro público?? Os times conseguem dinheiro de patrocinadores, da venda de jogadores, da venda de direitos de transmissão televisiva de jogos.
Anônimo disse…
Não é crime!
Anônimo disse…
Os clubes não recebem concessões públicas para operar, iguais ás TVs abertas?
Anônimo disse…
Li várias vezes e não entedi.
Anônimo disse…
Engraçado, como esse fato vai absurdamente na direção contrária daquele comercial da Nike, envolvendo também esporte... Enquanto o comercial enfatiza o esforço próprio como razão de conquistas, esses aloprados acham que foi por interferência de um ente divino... Sem falar na questão de injustiça e até fraude se houvesse, mesmo, um ente que intercedesse por uns, em detrimento do esforço dos outros. Como é nojenta, egoísta, patética, a religiosidade! Mas, nesse caso, creio que a Justiça fez bem: imaginem o desfalque que seria R$ 100.000,00 de multa para um time do porte desse Chapecoense - e por causa das antas proselitistas que são os seus jogadores! Mas bem que podia sobrar uma multa individual para esses crentelhos de chuteira...

Ruggero
Diabo disse…
O que eu quis dizer, Anônimo 5 de dezembro de 2012 12:08, é que Deus é uma ferramenta estratégica de indução de auto-disciplina.

Tem mais, Deus tem de ser grande. Porque há pessoas grandes em físico e em intelecto que não se submeteriam a algo/alguém que fosse menor do que eles. Assim como eu não tenho respeito algum pelo seu intelecto, Anônimo 5 de dezembro de 2012 12:08, esse tipo de pessoa não tería respeito por um Deus pequeno ou incapaz de realizar grandes coisas.

Deus tem de ser onipresente e onisciente, para que todos se sintam vigiados, inclusive mentalmente, pela divindade que lhes impõe disciplina.

Deus tem de ser onipontente, para poder punir qualquer um que falte a suas obrigações com ele; mas também pode recompensar qualquer um, até os mais medócres. Isso nos leva a pensar, também, que Deus tem de ser um conceito fácil de entender. Se dissermos a pessoas pouco inteligentes que Deus é uma singularidade proto-universal atemporal, ele terá menos seguidores do que se o chamarmos de "Pai Eterno".

Segue-se que Deus é uma das maiores invenções da Humanidade. Talvez até a maior!
Diabo disse…
Quando as Elites Intelectuais da América Latina e África quiseram incentivar o Povo a lutar contra as ditaduras militares e o domínio colonial inglês, respectivamente, divulgaram uma Teologia da Libertação.

Lula e Dilma foram altamente beneficiados por uma tal Teologia da Prosperidade. Esta doutrina está altamente alinhada com a Política Econômica que incentiva as pessoas ao consumo como forma de prover desenvolvimento.

A Alemanha Nazista impôs a seu Povo um culto em que o Ariano era a peça central. Nada mais que o objetivo de Hitler e sua corja.

Ou seja, a Teologia muda de acordo com a Política. E Política não é a vontade do Povo e sim das Elites.
Diabo disse…
Poucas coisas são tão presentes e tão flexíveis quanto a Teologia. Vemos todos os dias na televisão e nos jornais que existe uma Teologia da Violência. Os Líderes de gangues e facções doutrinam seus "parceiros" sobre o quanto Deus foi violento contra os inimigos dos "Escolhidos". Daí vem a questionável compatibilidade entre criminosos violentos e a Religião.

Mas, qual a melhor Teologia?

A História mostra que os governantes mais visionários optaram por Teologias que unificam o povo. Akenaton, Faraó do Egito, estipulou o culto ao Deus Aton, para unir o Povo em torno de seu Rei; os Judeus, que eram escravos no Egito, aprenderam a lição e cultivaram Yahweh, que os manteve unidos no deserto; Constantino estipulou para Roma o Deus Ùnico, na visão cristã, que condicionou a unificação dos consulados romanos e Maomé trouxe ao conhecimento dos Árabes o Deus que os uniu na luta contra a ocupação ocidental.
Junior disse…
Quanto ao caso em si, eu realmente não dou a mínima, não multou, tudo bem, se tivesse multado, também tudo bem. O que eu sempre acho fascinante é esse comportamento bastante anticristão, na minha opinião de ateu, de esportistas que rezam pra ganhar ou pra agradecer vitórias. É meio que, "papai do céu, eu sei que tem um monte de criança morrendo de fome na África, um monte de gente morrendo nas guerras, pessoas inocentes sofrendo no mundo inteiro, mas será que você pode deixá-los de lado um pouco e me ajudar a fazer essa bola passar no meio daqueles três paus? Ah, os jogadores do outro time também são seus filhos? Mas o senhor gosta mais de mim, não é?" Que tal rezar pra nenhum companheiro ou adversário se machucar? Eu acho tão inútil quanto, mas pelo menos é mais nobre.
falta do que fazer disse…
"acusação de ter feito proselitismo religioso em um jogo"

Não sabia que professar e expressar alguma crença já é "crime", com juizes julgando e tudo mais.

Quanta palhaçada!
Gustavo disse…
Até onde sei, depois das comemorações religiosas exageradas das Seleção Brasileira em 2009, na Copa das Confederações, acendeu uma luz amarela no meio esportivo em relação ao proselitismo religioso de atletas, talvez, com medo do crescimento do islamismo e das cenas constrangedoras que poderiam acontecer nas comemorações de atletas muçulmanos.

De qualquer maneira, a FIFA proíbe mensagens políticas e religiosas no futebol. afinal, um evento esportivo de massas não tem nada a ver com questões de consciência pessoal.
Anônimo disse…
Não crime na justiça comum, mas crime desportivo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...