Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bispo afirma que família deve exigir ensino religioso nas escolas

bispo Tarcísio Scaramussa
Bispo disse que o ensino
é completo da catequese
Dom Tarcísio Scaramussa (foto), bispo auxiliar de São Paulo e membro da comissão da CNBB que trata do ensino religioso, disse que a família de católicos têm de exigir essa modalidade de ensino nas escolas.

Ele afirmou que, como o ensino religioso é facultativo, há escola que às vezes não pergunta aos pais se desejam matricular seus filhos para ter essas aulas. “[E a escola] depois pode alegar que não há alunos matriculados e interessados na matéria.”

Para o bispo, o ensino religioso é importante porque “ajuda a pessoa a situar-se no mundo, em suas relações consigo mesma, com os outros, com o mundo, e com Deus”.

Além disso, segundo ele, essa modalidade de ensino “oferece referências para as escolhas da vida, para a identidade pessoal e a descoberta do sentido da vida”.

Ele disse que o ensino religioso deve ser um complemento da catequese. Aquele cuida da “assimilação sistemática e crítica da cultura” e esta se dedica ao “aprofundamento e amadurecimento da fé”.

O que Scaramussa afirmou sobre ensino religioso difere do entendimento de entidades seculares, para as quais a matéria tem de se dedicar a apresentar a história das religiões, e não fazer proselitismo de uma crença ou de outra, porque a Constituição determina que o Estado seja laico.

Com informação do site da Canção Nova.

Entidades querem que Supremo imponha limites ao ensino religioso.
março de 2012

Religião no Estado laico.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...