Pular para o conteúdo principal

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Chilecebus carrascoensis não era tão grande em relação ao corpo, diferentemente do que ocorre com os primatas símios





Fóssil tem 20 milhões de anos

Estudo publicado na revista Science Advances registra um momento da história da evolução do cérebro dos primatas símios, ao analisar um antigo e raro crânio encontrado na América do Sul.

Trata-se do fóssil do pequeno Chilecebus carrascoensis de 20 milhões de anos. Ele foi encontrado na década de 1990 nos Andes, Chile. A notícia de sua descoberta foi dada em 1995.

Geralmente, os primatas, como o Homo sapiens, tem um grande volume de cérebro em relação ao tamanho do seu corpo. Isso, contudo, não ocorre com Chilecebus carrascoensis, que tinha um cérebro pequeno, de oito gramas ou o peso de um morango.

O quociente cérebro/corpo desse primata era de 0,79, abaixo dos atuais macacos, de 0,89 a 3,36. Em humanos, chega a 13,46.

Ainda assim, o Chilecebus possui sete pares de dobras, sugerindo uma organização cerebral complexa para um cérebro tão antigo.

O estudo foi feito por pesquisadores do Museu Americano de História Natural, da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade da Califórnia.

Eles submeteram o crânio a uma varredura de alta resolução de tomografia computadorizada, que incluiu uma modelagem em 3D do seu interior. (vídeo abaixo).

Nos atuais primatas, os tamanhos dos centros visual e olfativo estão inversamente correlacionados.

Isso significa que primatas símios com boa visão não possuem um olfato tão bom, havendo certa desproporção.

O Chilecebus surpreende porque tanto a visão como o olfato não estão bem desenvolvidos, inexistindo, portando, uma compensação entre um e outro.

Essa constatação levanta a tese de que a evolução dos centros visuais dos primatas não dependentes dos centros olfativos e vice-versa, diferentemente do que muitos cientistas acreditam.

Os estudiosos acentuam que nem sempre o volume do cérebro dos primatas antropoides aumentou. Em alguns momentos da história da evolução ele pode ter diminuído, para voltar a crescer.


Varredura de alta resolução
do fóssil encontrado nos
Andes na década de 1990

Com informação da Science Advances.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.