Pular para o conteúdo principal

Lei em discussão na Austrália extingue logotipo das marcas de cigarro

Advertência terá cores fortes
O Parlamento da Austrália está discutindo uma lei que, se aprovada, extinguirá dos maços de cigarros o logotipo da marca do fabricante. As embalagens passariam a ter cores opacas, dando destaque a advertência de que o tabagismo faz mal à saúde.

Trata-se do primeiro projeto de lei no mundo que propõe o banimento de marcas de cigarro na  embalagem. Países como Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido poderão seguir o exemplo.

A aprovação da nova lei é praticamente certa, tanto que a Philip Morris já pede via judicial uma compensação para o prejuízo que estima que terá.

Nicola Roxon, ministra da Saúde, defende a lei com o argumento de que até agora as medidas de intimidação à indústria do tabaco tiveram resultados abaixo da expectativa.

Ela disse que o objetivo do governo é reduzir o número de fumantes de 19% da população para 10% até 2018. Na Austrália, o tabagismo causa a morte de 15 mil pessoas por ano e dá o gasto de US$ 32 bilhões ao sistema de saúde pública.

Com informação das agências e foto de divulgação.

Islândia estuda autorizar venda de cigarro só com receita médica.
julho de 2011

Mais sobe tabagismo.

Comentários

Anônimo disse…
Acho que todos os fumantes têm conhecimento dos males que o tabagismo causa. No caso, este tipo de campanha serviria apenas para afastar (alguns) possiveis novos fumantes.
Anônimo disse…
Tabagismo é terrível, eu sou fumante no momento, já tentei parar e consegui ficar por anos sem fumar, mas acabei voltando, estou tentando parar novamente desta vez sem remédios, espero realmente conseguir!
Anônimo disse…
Esta difícil viver na Austrália com tanta censura.
Anônimo disse…
Censura? fuma quem quer, não é uma propaganda que vai te impedir de fumar, não é uma propaganda que vai alterar a realidade das consequências causadas pelo cigarro.

Devia fazer uma propaganda dessa com religião para previnir os menos informados: Religião, apodrece o seu cérebro.
Bia disse…
Exagerado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes