Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica não excomunga seus estupradores, diz Varella


Médico acusa
 a Igreja de
intimidar a
população
[notícia]

Em artigo em que se solidariza com os seus colegas médicos de Pernambuco que foram excomungados por interromper a gravidez de gêmeos na menina de 9 anos estuprada pelo padrasto, Drauzio Varella diz que a Igreja Católica foi coerente ao não punir o estuprador.

Na Folha de 14 de março de 2009, Varella (foto) escreve: “Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos?".

Continua: "Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?”


Afirma que as normas da Igreja Católica estão ancoradas na Idade Média e que, por isso, são opostas à missão da medicina.

“Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo.”

Os males da igreja à sociedade são muitos, diz Varella. Mas o pior deles, ressalta, é a vocação secular para intimidar população e dirigentes.

Varella observa que nem sequer as entidades que representam os médicos tiveram coragem de expressar solidariedade aos profissionais que, dentro da lei, interromperam a gestação de risco.

Íntegra do texto de Drauzio Varella.


Caso da menina estuprada da polêmica gerada pela igreja

Caso de menina estuprada leva francês a pedir desbatismo

Arcebispo excomungador renuncia por atingir limite de idade



Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Anônimo disse…
Tive a oportunidade de ler este excelente artigo do Drauzio e concordo inteiramente.

Abração
Anônimo disse…
A mesma igreja nunca excomungou o nazismo, tampouco os padres que apoiaram.
Anônimo disse…
Ah, esta mesma igreja não puniu seus padres envolvidos no holocausto de Ruanda.
Tereza disse…
Não é sem motivos que admiro Drauzio Varella. Ele inunda sua tarefa de médico com humanidade e a sua lucidez é brilhante. Seu texto é prova disso, destaco quando ele sinaliza que o pior mal da igreja é "intimidação" do sujeito. Paulo, as mulheres que o digam...

Abs
Anônimo disse…
Excelente... sou fã do Dr. Drauzio Varella há muito tempo. Ele merece.
Anônimo disse…
naum a igreja nao necessita punir este estrupador publicamente pois o mundo ja o puni mas o aborto q todos acitam esse deve ser discutido e punido msm,a cultura dii morte ta entranduuu no brasil...
Anônimo disse…
tem q punir msm,esses assasinos ...
Anônimo disse…
esta puniçao foi boa...pois nao podemos aceitar a cultura de morte iniciada com o aborto...
Anônimo disse…
Quanto ao assunto do aborto é realmente uma polêmica e assunto delicado, mas concordo tanto com o Drauzio Varella quanto ao Stefano com respeito aos abusos cometidos pela igreja e acho que os governos já poderiam começar a tomar as devidas providências contra essa baixaria que é acobertada.
Anônimo disse…
Hum... Aos que apoiam o morte...
Primeiro, o arcebispo não excomungou ninguém, Cristo assim o fez, pela pessoa de Pedro.
Segundo, todos, tem o perdão de Cristo, quando assim o quiserem e buscar o perdão.
Terceiro, a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos.
Quarto, para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar.
Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco.
Anônimo disse…
"a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos."

Sei...sei... E o que me diz da Inquisição e da Ustasha?

" para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar."

Olha qm vem falar de hipocrisia!!! 1 católico!!
Depois de vários crimes brutais, Roma vem falar de vida??? Roma pouco se importa com as vidas dilaceradas pela pobreza,drogas etc.
Qm vive da mentira é a igreja!!!


"Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco."

A expressão nazismo é usada no sentido amplo, tanto a ideologia quanto seus adeptos. a igreja finge condenar o nazismo.
a igreja condena o comunismo por intere$$e$.

Cara, se preocupe com as freiras que praticam aborto.
Anônimo disse…
Boa noite a todos!

Que lamentavel que muitas pessoas ainda não entenderam a verdadeira cultura: DEUS!

Não adianta ficar discutindo o que passou há séculos!

Procurem conhecer a cultura de DEUS, essa obra que nos salvará e para isso enviou seu filho JESUS, não para condenar os pecadores, mas para que todos se convertam e vivam... e vivier minha gente, não siginifa viver apenas essa vida de prazeres e luxos!!!!

Não se esqueçam que todos nós morreremos nessa vida.

Procurem ler a Bíblia antes de opinarem ou acharem maravilhos artigos de pessoas preocupadas apenas com essa vida, pessoas que não entenderam ainda o projeto de DEUS para todos nós e consequentemente não conhecem a igreja...

Fico impressionado ver tanta gente com raiva da igreja, mas nem ao menos tem a curiosidade de conhecem a obra de DEUS através da bíblia!!! A igreja não inventou nada não viu gente... Tudo o que a igreja prega está pautado nas sagradas escrituras! É só isso! E o mais importante, ela está preocupada com nossas almas, para que possamos viver de fato na verdadeira vida e não simplesmente nessa!

Por que nascemos? Por então que iremos morrer? Ou vocês estão achando que são árvores???

Gente, leiam a Bíblia antes de sairem falando essas barbaridades...

Sugiro isso. Façam essa experiência ok.

Boa noite e fiquem com DEUS!!!!
Anônimo disse…
a igreja tenta impedir q o mundo se destrua mais rapido assasinando crianças inocentes atraves do aborto!!!
Unknown disse…
Curioso: matar alguém estando em estado de necessidade, isso é matar (mesmo um inocente) para salver a própria vida, não causa críticas. Ninguém discute o direito de cada um fazer o necessário para continuar vivo.
Mas a grávida que corre risco de vida se não interromper a gravidês é diferente. Nesse caso há polêmica!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...