Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica não excomunga seus estupradores, diz Varella


Médico acusa
 a Igreja de
intimidar a
população
[notícia]

Em artigo em que se solidariza com os seus colegas médicos de Pernambuco que foram excomungados por interromper a gravidez de gêmeos na menina de 9 anos estuprada pelo padrasto, Drauzio Varella diz que a Igreja Católica foi coerente ao não punir o estuprador.

Na Folha de 14 de março de 2009, Varella (foto) escreve: “Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos?".

Continua: "Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?”


Afirma que as normas da Igreja Católica estão ancoradas na Idade Média e que, por isso, são opostas à missão da medicina.

“Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo.”

Os males da igreja à sociedade são muitos, diz Varella. Mas o pior deles, ressalta, é a vocação secular para intimidar população e dirigentes.

Varella observa que nem sequer as entidades que representam os médicos tiveram coragem de expressar solidariedade aos profissionais que, dentro da lei, interromperam a gestação de risco.

Íntegra do texto de Drauzio Varella.


Caso da menina estuprada da polêmica gerada pela igreja

Caso de menina estuprada leva francês a pedir desbatismo

Arcebispo excomungador renuncia por atingir limite de idade



Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Anônimo disse…
Tive a oportunidade de ler este excelente artigo do Drauzio e concordo inteiramente.

Abração
Anônimo disse…
A mesma igreja nunca excomungou o nazismo, tampouco os padres que apoiaram.
Anônimo disse…
Ah, esta mesma igreja não puniu seus padres envolvidos no holocausto de Ruanda.
Tereza disse…
Não é sem motivos que admiro Drauzio Varella. Ele inunda sua tarefa de médico com humanidade e a sua lucidez é brilhante. Seu texto é prova disso, destaco quando ele sinaliza que o pior mal da igreja é "intimidação" do sujeito. Paulo, as mulheres que o digam...

Abs
Anônimo disse…
Excelente... sou fã do Dr. Drauzio Varella há muito tempo. Ele merece.
Anônimo disse…
naum a igreja nao necessita punir este estrupador publicamente pois o mundo ja o puni mas o aborto q todos acitam esse deve ser discutido e punido msm,a cultura dii morte ta entranduuu no brasil...
Anônimo disse…
tem q punir msm,esses assasinos ...
Anônimo disse…
esta puniçao foi boa...pois nao podemos aceitar a cultura de morte iniciada com o aborto...
Anônimo disse…
Quanto ao assunto do aborto é realmente uma polêmica e assunto delicado, mas concordo tanto com o Drauzio Varella quanto ao Stefano com respeito aos abusos cometidos pela igreja e acho que os governos já poderiam começar a tomar as devidas providências contra essa baixaria que é acobertada.
Anônimo disse…
Hum... Aos que apoiam o morte...
Primeiro, o arcebispo não excomungou ninguém, Cristo assim o fez, pela pessoa de Pedro.
Segundo, todos, tem o perdão de Cristo, quando assim o quiserem e buscar o perdão.
Terceiro, a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos.
Quarto, para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar.
Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco.
Anônimo disse…
"a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos."

Sei...sei... E o que me diz da Inquisição e da Ustasha?

" para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar."

Olha qm vem falar de hipocrisia!!! 1 católico!!
Depois de vários crimes brutais, Roma vem falar de vida??? Roma pouco se importa com as vidas dilaceradas pela pobreza,drogas etc.
Qm vive da mentira é a igreja!!!


"Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco."

A expressão nazismo é usada no sentido amplo, tanto a ideologia quanto seus adeptos. a igreja finge condenar o nazismo.
a igreja condena o comunismo por intere$$e$.

Cara, se preocupe com as freiras que praticam aborto.
Anônimo disse…
Boa noite a todos!

Que lamentavel que muitas pessoas ainda não entenderam a verdadeira cultura: DEUS!

Não adianta ficar discutindo o que passou há séculos!

Procurem conhecer a cultura de DEUS, essa obra que nos salvará e para isso enviou seu filho JESUS, não para condenar os pecadores, mas para que todos se convertam e vivam... e vivier minha gente, não siginifa viver apenas essa vida de prazeres e luxos!!!!

Não se esqueçam que todos nós morreremos nessa vida.

Procurem ler a Bíblia antes de opinarem ou acharem maravilhos artigos de pessoas preocupadas apenas com essa vida, pessoas que não entenderam ainda o projeto de DEUS para todos nós e consequentemente não conhecem a igreja...

Fico impressionado ver tanta gente com raiva da igreja, mas nem ao menos tem a curiosidade de conhecem a obra de DEUS através da bíblia!!! A igreja não inventou nada não viu gente... Tudo o que a igreja prega está pautado nas sagradas escrituras! É só isso! E o mais importante, ela está preocupada com nossas almas, para que possamos viver de fato na verdadeira vida e não simplesmente nessa!

Por que nascemos? Por então que iremos morrer? Ou vocês estão achando que são árvores???

Gente, leiam a Bíblia antes de sairem falando essas barbaridades...

Sugiro isso. Façam essa experiência ok.

Boa noite e fiquem com DEUS!!!!
Anônimo disse…
a igreja tenta impedir q o mundo se destrua mais rapido assasinando crianças inocentes atraves do aborto!!!
Unknown disse…
Curioso: matar alguém estando em estado de necessidade, isso é matar (mesmo um inocente) para salver a própria vida, não causa críticas. Ninguém discute o direito de cada um fazer o necessário para continuar vivo.
Mas a grávida que corre risco de vida se não interromper a gravidês é diferente. Nesse caso há polêmica!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Justiça suspende lei do Amazonas que proibia sátira ao cristianismo

Mara Maravilha diz que quem não paga dízimo rouba de Deus

Mara não quer  saber  o que o   pastor  faz com o dinheiro Eliamary Silva da Silveira (foto), 42, a apresentadora Mara Maravilha de programas infantis dos anos 80, disse que entrega à Igreja Universal todo o mês 10% do que ganha porque “quem não paga o dízimo rouba de Deus”. “Se o pastor vai fazer o certo ou o errado [com o dinheiro], isso não mais cabe a mim”, disse. Mara atualmente é cantora gospel e tem uma loja de produtos evangélicos. No auge de sua carreira, posou para a Playboy. Tornou-se evangélica aos 26 anos, após se livrar das drogas. O seu marido é também evangélico. A omissão de Mara sobre o que é feito com o dízimo é comum entre evangélicos das várias denominações. É como se os pastores pudessem se enriquecer com o dinheiro dos fiéis sem ter de prestar contas à lei dos homens e à de Deus. Carol Celico, 23, mulher do jogador Kaká, conseguiu superar essa alienação. Ela e o marido deixaram a Igreja Renascer em 2010 porque, entre out...

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr...

TJ impede que cidade gaste dinheiro com Marcha para Jesus

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo impediu pela segunda vez que a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste libera verba ou funcionários para a realização da Marcha para Jesus. Os organizadores desse evento da Igreja Renascer estavam pleiteando R$ 25 mil, além do apoio logístico da prefeitura. A cidade tem 180 mil habitantes e fica a 138 km de São Paulo. O prefeito é Mário Celso Heins (PDT). Nenhuma instância de governo pode ter gasto ou se envolver com atividades religiosas porque a Constituição determina que o Estado brasileiro é laico. Além disso, para o TJ, Marcha para Jesus não tem nenhuma ligação “com tradições históricas, culturas ou turísticas da cidade”, porque se trata de um evento “exclusivamente religioso”. Tweet Com informação do Liberal .  Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília. julho de 2011 Marcha para Jesus.      Religião no Estado laico.

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Relatora de projeto de lei livra religiosos do crime de homofobia

Marta Suplicy se dobra aos religiosos e desfigura o projeto   com atualização A senadora Marta Suplicy (foto), do PT-SP, a relatora do projeto que criminaliza a homofobia, fez um acordo de bastidores com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) e abriu exceção aos religiosos, tornando-os imunes diante da nova lei, caso seja aprovada. Ela alterou o texto do projeto, ficando assim: “A lei [da homofobia] não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente da fé e da moral fundada na liberdade de consciência, de crença e de religião". Com essa concessão, Marta espera que diminua a resistência dos líderes religiosos ao projeto, de modo que seja aprovado amanhã (8) pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. A CNBB não se manifestou oficialmente porque alegou desconhecer a nova versão do texto do Projeto de Lei 122. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e tido pelo homossexuais como seu inimigo número um, continua ped...

TV é condenada por divulgar ódio de Datena aos ateus

 Pregador com ódio no coração  Dias disse que afirmações foram "extremamente preconceituosas" O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, em São Paulo, condenou a TV Bandeirantes a prestar esclarecimento em rede nacional aos telespectadores sobre liberdade de consciência de crença pelo fato de o apresentador José Luiz Datena ter feito declarações discriminatórias contra os ateus. A emissora terá de pagar multa diária de R$ 10 mil, caso não cumpra a ordem judicial. O juiz determinou que a Secretaria de Comunicação Eletrônica, do Ministério das Comunicações, fiscalize a exibição dos esclarecimentos. A Bandeirantes poderá recorrer da sentença. Datena não quis comentar a condenação. No dia 27 de julho de 2010, em seu programa "Brasil Urgente", Datena, em conversa com o repórter Márcio Campos, disse que o fuzilamento de um garoto era sintoma de “ausência de Deus”. "Um sujeito que é ateu não tem limites e é por isso que a gente vê esses crimes aí...

Folha Universal afirma que Xuxa se vendeu para o diabo

A edição desta semana da Folha Universal, da igreja do bispo Edir Macedo, sugere que Xuxa fez um pacto com o demônio para obter sucesso. Abriu na capa uma foto da apresentadora sob a indagação: “Pacto com o Mal?” O título da reportagem, dentro do jornal, é “Contrato com o Diabo” (ver abaixo). O texto é extenso para o padrão do seminário - tem 1.004 palavras.

Expulso da TJs é rejeitado até pela sua mãe

Ramos foi expulso só por escrever sobre a religião O servidor da UFC (Universidade Federal do Ceará) Sebastião Ramos Oliveira  (foto) recorreu ao Ministério Público para denunciar a igreja Testemunhas de Jeová de discriminação religiosa. Expulso da igreja, agora ele se sente como tivesse uma doença contagiosa. Por orientação da TJ, seus amigos e parentes passaram a evitá-lo. Deixou de ser cumprimentado na rua e no trabalho. A amizade foi rompida. Ele afirma que até mesmo a sua mãe, pai, irmãos e filhos, todos fiéis da TJ, se distanciaram dele, conversando apenas o necessário dos assuntos domésticos. “É humilhante”, diz ele em um texto que publicou na internet. “Pois essa é a situação de uma pessoa quando é desassociada ou pede dissociação da igreja Testemunhas de Jeová”. No vocabulário da TJ, “associados” são os fiéis, “dissociados”, os que voluntariamente saem da igreja e os “desassociados”, os expulsos, também chamados de “mundanos”. O “desassociado” pode ser co...