Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica não excomunga seus estupradores, diz Varella


Médico acusa
 a Igreja de
intimidar a
população
[notícia]

Em artigo em que se solidariza com os seus colegas médicos de Pernambuco que foram excomungados por interromper a gravidez de gêmeos na menina de 9 anos estuprada pelo padrasto, Drauzio Varella diz que a Igreja Católica foi coerente ao não punir o estuprador.

Na Folha de 14 de março de 2009, Varella (foto) escreve: “Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos?".

Continua: "Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?”


Afirma que as normas da Igreja Católica estão ancoradas na Idade Média e que, por isso, são opostas à missão da medicina.

“Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo.”

Os males da igreja à sociedade são muitos, diz Varella. Mas o pior deles, ressalta, é a vocação secular para intimidar população e dirigentes.

Varella observa que nem sequer as entidades que representam os médicos tiveram coragem de expressar solidariedade aos profissionais que, dentro da lei, interromperam a gestação de risco.

Íntegra do texto de Drauzio Varella.


Caso da menina estuprada da polêmica gerada pela igreja

Caso de menina estuprada leva francês a pedir desbatismo

Arcebispo excomungador renuncia por atingir limite de idade



Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Anônimo disse…
Tive a oportunidade de ler este excelente artigo do Drauzio e concordo inteiramente.

Abração
Anônimo disse…
A mesma igreja nunca excomungou o nazismo, tampouco os padres que apoiaram.
Anônimo disse…
Ah, esta mesma igreja não puniu seus padres envolvidos no holocausto de Ruanda.
Tereza disse…
Não é sem motivos que admiro Drauzio Varella. Ele inunda sua tarefa de médico com humanidade e a sua lucidez é brilhante. Seu texto é prova disso, destaco quando ele sinaliza que o pior mal da igreja é "intimidação" do sujeito. Paulo, as mulheres que o digam...

Abs
Anônimo disse…
Excelente... sou fã do Dr. Drauzio Varella há muito tempo. Ele merece.
Anônimo disse…
naum a igreja nao necessita punir este estrupador publicamente pois o mundo ja o puni mas o aborto q todos acitam esse deve ser discutido e punido msm,a cultura dii morte ta entranduuu no brasil...
Anônimo disse…
tem q punir msm,esses assasinos ...
Anônimo disse…
esta puniçao foi boa...pois nao podemos aceitar a cultura de morte iniciada com o aborto...
Anônimo disse…
Quanto ao assunto do aborto é realmente uma polêmica e assunto delicado, mas concordo tanto com o Drauzio Varella quanto ao Stefano com respeito aos abusos cometidos pela igreja e acho que os governos já poderiam começar a tomar as devidas providências contra essa baixaria que é acobertada.
Anônimo disse…
Hum... Aos que apoiam o morte...
Primeiro, o arcebispo não excomungou ninguém, Cristo assim o fez, pela pessoa de Pedro.
Segundo, todos, tem o perdão de Cristo, quando assim o quiserem e buscar o perdão.
Terceiro, a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos.
Quarto, para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar.
Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco.
Anônimo disse…
"a igreja, NUNCA apoiou nem irá apoiar a Morte de inocentes, mesmo que estes não tenham nascidos."

Sei...sei... E o que me diz da Inquisição e da Ustasha?

" para vocês estuprar é menos ofensivo que matar? Aborto é matar uma criança em favor de uma sociedade hipócrita, que pelo relativismo, tem por verdades, meias mentiras, onde para um fraco argumento, deixam as emoções mundanas aflorar."

Olha qm vem falar de hipocrisia!!! 1 católico!!
Depois de vários crimes brutais, Roma vem falar de vida??? Roma pouco se importa com as vidas dilaceradas pela pobreza,drogas etc.
Qm vive da mentira é a igreja!!!


"Quinto, quando dizem que a igreja nunca excomungou o nazismo... desculpe-me pela sua Ignorança, mas o Nazismo não é uma pessoa para tal punição. A igreja condena abertamente o Comunismo e por conseqüência o Nazismo.
Por fim, aos que apóiam o aborto e afins, me resta pedir a Maria que intercedam por vós.
Que a Verdade estejam convosco."

A expressão nazismo é usada no sentido amplo, tanto a ideologia quanto seus adeptos. a igreja finge condenar o nazismo.
a igreja condena o comunismo por intere$$e$.

Cara, se preocupe com as freiras que praticam aborto.
Anônimo disse…
Boa noite a todos!

Que lamentavel que muitas pessoas ainda não entenderam a verdadeira cultura: DEUS!

Não adianta ficar discutindo o que passou há séculos!

Procurem conhecer a cultura de DEUS, essa obra que nos salvará e para isso enviou seu filho JESUS, não para condenar os pecadores, mas para que todos se convertam e vivam... e vivier minha gente, não siginifa viver apenas essa vida de prazeres e luxos!!!!

Não se esqueçam que todos nós morreremos nessa vida.

Procurem ler a Bíblia antes de opinarem ou acharem maravilhos artigos de pessoas preocupadas apenas com essa vida, pessoas que não entenderam ainda o projeto de DEUS para todos nós e consequentemente não conhecem a igreja...

Fico impressionado ver tanta gente com raiva da igreja, mas nem ao menos tem a curiosidade de conhecem a obra de DEUS através da bíblia!!! A igreja não inventou nada não viu gente... Tudo o que a igreja prega está pautado nas sagradas escrituras! É só isso! E o mais importante, ela está preocupada com nossas almas, para que possamos viver de fato na verdadeira vida e não simplesmente nessa!

Por que nascemos? Por então que iremos morrer? Ou vocês estão achando que são árvores???

Gente, leiam a Bíblia antes de sairem falando essas barbaridades...

Sugiro isso. Façam essa experiência ok.

Boa noite e fiquem com DEUS!!!!
Anônimo disse…
a igreja tenta impedir q o mundo se destrua mais rapido assasinando crianças inocentes atraves do aborto!!!
Unknown disse…
Curioso: matar alguém estando em estado de necessidade, isso é matar (mesmo um inocente) para salver a própria vida, não causa críticas. Ninguém discute o direito de cada um fazer o necessário para continuar vivo.
Mas a grávida que corre risco de vida se não interromper a gravidês é diferente. Nesse caso há polêmica!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr...

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Justiça suspende lei do Amazonas que proibia sátira ao cristianismo

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro minis...

Folha Universal afirma que Xuxa se vendeu para o diabo

A edição desta semana da Folha Universal, da igreja do bispo Edir Macedo, sugere que Xuxa fez um pacto com o demônio para obter sucesso. Abriu na capa uma foto da apresentadora sob a indagação: “Pacto com o Mal?” O título da reportagem, dentro do jornal, é “Contrato com o Diabo” (ver abaixo). O texto é extenso para o padrão do seminário - tem 1.004 palavras.

Caetano prova que Feliciano mentiu sobre sucesso de música

Título original: Ainda Feliciano? por Caetano Veloso,  do seu blog Caetano disse que o pastor-deputado está dominado pela soberba: julga vivos e mortos Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube [ ver abaixo ] em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é c...