Pular para o conteúdo principal

Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

papa666
trecho de artigo do  filósofo francês Frédéric Lenoir
para Le Monde no dia 19 de março de 2009 

“Na carta aos bispos publicada no dia 12 de março, o papa reconhece os erros na gestão do caso bispo Williamson e tenta justificar-se sobre a revogação da excomunhão utilizando o argumento da misericórdia: "Quem anuncia Deus como Amor levado 'até ao extremo' deve dar testemunho do amor: dedicar-se com amor àqueles que sofrem".

Pode-se entender que, em nome da mensagem evangélica, o papa quer perdoar e dar uma nova chance às ovelhas perdidas que ainda dizem palavras extremistas e intolerantes há anos.

Mas então por que a Igreja continua proibindo a comunhão aos divorciados que casam de novo?
Por que condena com tal dureza as pessoas próximas de uma menina estuprada que salvaram sua vida fazendo-a abortar?

A misericórdia deve ser aplicada só aos integralistas?

E como é possível considerar o estupro de uma menina menos grave do que um aborto, que, além do mais, foi realizado em favor da vida?

O escândalo é tal que diversos bispos franceses decidiram intervir para condenar uma decisão iníqua que contradiz não apenas a moral comum, mas também a mensagem evangélica.

Basta citar o episódio em que Jesus se recusa a condenar uma mulher adúltera, que, segundo a lei, deve ser apedrejada, e grita aos ultralegalistas da época: "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra" (João 8). Ele mesmo transgrediu mais vezes a lei religiosa.

Dostoievski havia imaginado que, se Jesus voltasse à Espanha de Torquemada, seria condenado ao fogo por ter pregado a liberdade de consciência.

Pergunta-se se, na Igreja de Bento XVI, ele não seria excomungado por ter pregado a superação da lei com o amor.”

Íntegra do artigo. 

Comentários

Anônimo disse…
REALMENTE MAIS E PRECISO VER OUTRO LADO, SENDO QUE O ABORTO NAO PODE SER CONSIDERADO UM MEIO LUCRATIVO DE VARIAS EMPRESAS QUE JA MATARAM 1MILHAO DE CRIANÇAS
ESTAMOS NUMA GUERRRA O DIFERENCIAM AGENTE DO NAZISMO .....
Anônimo disse…
Insisto em pedir aos comentaristas que não escrevam só com letras maiúsculas.
Letícia disse…
Eu tenho muito nojo dessas leis católicas. Tais padres vivem confinados, não tem mulher nem filhos para cuidar e acham que tudo se resolve com o bom e velho jeitinho "cristão". Quando criarem um filho e verem que as coisas não são bem como dizem os manuais, irão rever suas leis e conveitos.
Anônimo disse…
O Papa está certo, assim como o bispo que comunicou a excomunhão também está certo. Não entendo vários imbecis quererem dar pitacos sobre as leia da Igreja.
Ora, o aborto é o assassinato covarde de uma criança, e portanto, tal crime não tem justificativa.
O Papa está fazendo uma reviravolta na Igreja, tentanto voltar um tempo anterior ao CVII,concílio pastoral que tantos erros cusou na Igreja.
Anônimo disse…
Um bebe de nove anos estrupada e um bispo que defende o estrupador Esse é o Brasil. se ha um Deus de justiça e amor esse bispo vai pagar.
Anônimo disse…
Um bebe de 9 anos precisa morrer pra nascer o filho de um estrupador de criança nojento nascer . Acho que quem é a favor ja deve ter estrupado criança tambem.
Anônimo disse…
cristo e o rei e nos cristaos catolicos de verdade somos seus servidores!!!!!!!!naum devemos nos calar diante deste mundo iniquo!!!
Anônimo disse…
Indubitavelmente,o fato de haver um julgamento precitado de Bento XVI,requer uma abilidade de pensamento critico pois no principio de seu papado Bento XVI alegou que todos estarima pecando ao usa a internet como mei de comunicção mais acessivel nos tempos atuais, onde o mesmo usa a internet para dar cermões,ouve ai um contradição da palavra do papa.
No entanto ele alega usar a internet para meios santificos.
Mais certamente não é por se r santifico que a net deixa de ser net e outras coisas mais que ele acaba condenado-se a se mesmo por tentar ser o que ele não é.
E procurar pregar devido aos mandamentos de Cristo e não dos seus proprios metodos.

nathally_camara@hotmail.com
Anônimo disse…
Sim, agora eu pergunto a voces, uma vida foi salva beleza. agora quantas foram mortas? Duas... crianças foram mortas, se a menina não tivesse conseguido ter as crinças o culpado seria o que cometeu o caso, mas hoje a culpa dos medicos e da mãe é maior do que a dele porque mataram DUAS crianças.. o aborto é para os covardes, os fracos, os mediocres, os porcos, os nojentos... essas é a cara das pessoas que aborta uma criança... So a misericordia de Deus... e não condenem a igreja pois é ela que ainda tentar fazer esse mundo lhe aturar, pois se não fosse vc que condena ja teria sido ENGOLIDO OU ABORTADO por ele.
Juninho disse…
Se sua mãe tivesse te abortado,você não estaria lendo esta mensagem, pense nisso!!!!
Em relação às leis católicas,leia a Bíblia e tire sua conclusão,elas contradizem muitas partes da escritura sagrada...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...