Pular para o conteúdo principal

Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

papa666
trecho de artigo do  filósofo francês Frédéric Lenoir
para Le Monde no dia 19 de março de 2009 

“Na carta aos bispos publicada no dia 12 de março, o papa reconhece os erros na gestão do caso bispo Williamson e tenta justificar-se sobre a revogação da excomunhão utilizando o argumento da misericórdia: "Quem anuncia Deus como Amor levado 'até ao extremo' deve dar testemunho do amor: dedicar-se com amor àqueles que sofrem".

Pode-se entender que, em nome da mensagem evangélica, o papa quer perdoar e dar uma nova chance às ovelhas perdidas que ainda dizem palavras extremistas e intolerantes há anos.

Mas então por que a Igreja continua proibindo a comunhão aos divorciados que casam de novo?
Por que condena com tal dureza as pessoas próximas de uma menina estuprada que salvaram sua vida fazendo-a abortar?

A misericórdia deve ser aplicada só aos integralistas?

E como é possível considerar o estupro de uma menina menos grave do que um aborto, que, além do mais, foi realizado em favor da vida?

O escândalo é tal que diversos bispos franceses decidiram intervir para condenar uma decisão iníqua que contradiz não apenas a moral comum, mas também a mensagem evangélica.

Basta citar o episódio em que Jesus se recusa a condenar uma mulher adúltera, que, segundo a lei, deve ser apedrejada, e grita aos ultralegalistas da época: "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra" (João 8). Ele mesmo transgrediu mais vezes a lei religiosa.

Dostoievski havia imaginado que, se Jesus voltasse à Espanha de Torquemada, seria condenado ao fogo por ter pregado a liberdade de consciência.

Pergunta-se se, na Igreja de Bento XVI, ele não seria excomungado por ter pregado a superação da lei com o amor.”

Íntegra do artigo. 

Comentários

Anônimo disse…
REALMENTE MAIS E PRECISO VER OUTRO LADO, SENDO QUE O ABORTO NAO PODE SER CONSIDERADO UM MEIO LUCRATIVO DE VARIAS EMPRESAS QUE JA MATARAM 1MILHAO DE CRIANÇAS
ESTAMOS NUMA GUERRRA O DIFERENCIAM AGENTE DO NAZISMO .....
Anônimo disse…
Insisto em pedir aos comentaristas que não escrevam só com letras maiúsculas.
Letícia disse…
Eu tenho muito nojo dessas leis católicas. Tais padres vivem confinados, não tem mulher nem filhos para cuidar e acham que tudo se resolve com o bom e velho jeitinho "cristão". Quando criarem um filho e verem que as coisas não são bem como dizem os manuais, irão rever suas leis e conveitos.
Anônimo disse…
O Papa está certo, assim como o bispo que comunicou a excomunhão também está certo. Não entendo vários imbecis quererem dar pitacos sobre as leia da Igreja.
Ora, o aborto é o assassinato covarde de uma criança, e portanto, tal crime não tem justificativa.
O Papa está fazendo uma reviravolta na Igreja, tentanto voltar um tempo anterior ao CVII,concílio pastoral que tantos erros cusou na Igreja.
Anônimo disse…
Um bebe de nove anos estrupada e um bispo que defende o estrupador Esse é o Brasil. se ha um Deus de justiça e amor esse bispo vai pagar.
Anônimo disse…
Um bebe de 9 anos precisa morrer pra nascer o filho de um estrupador de criança nojento nascer . Acho que quem é a favor ja deve ter estrupado criança tambem.
Anônimo disse…
cristo e o rei e nos cristaos catolicos de verdade somos seus servidores!!!!!!!!naum devemos nos calar diante deste mundo iniquo!!!
Anônimo disse…
Indubitavelmente,o fato de haver um julgamento precitado de Bento XVI,requer uma abilidade de pensamento critico pois no principio de seu papado Bento XVI alegou que todos estarima pecando ao usa a internet como mei de comunicção mais acessivel nos tempos atuais, onde o mesmo usa a internet para dar cermões,ouve ai um contradição da palavra do papa.
No entanto ele alega usar a internet para meios santificos.
Mais certamente não é por se r santifico que a net deixa de ser net e outras coisas mais que ele acaba condenado-se a se mesmo por tentar ser o que ele não é.
E procurar pregar devido aos mandamentos de Cristo e não dos seus proprios metodos.

nathally_camara@hotmail.com
Anônimo disse…
Sim, agora eu pergunto a voces, uma vida foi salva beleza. agora quantas foram mortas? Duas... crianças foram mortas, se a menina não tivesse conseguido ter as crinças o culpado seria o que cometeu o caso, mas hoje a culpa dos medicos e da mãe é maior do que a dele porque mataram DUAS crianças.. o aborto é para os covardes, os fracos, os mediocres, os porcos, os nojentos... essas é a cara das pessoas que aborta uma criança... So a misericordia de Deus... e não condenem a igreja pois é ela que ainda tentar fazer esse mundo lhe aturar, pois se não fosse vc que condena ja teria sido ENGOLIDO OU ABORTADO por ele.
Juninho disse…
Se sua mãe tivesse te abortado,você não estaria lendo esta mensagem, pense nisso!!!!
Em relação às leis católicas,leia a Bíblia e tire sua conclusão,elas contradizem muitas partes da escritura sagrada...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro minis...

Folha Universal afirma que Xuxa se vendeu para o diabo

A edição desta semana da Folha Universal, da igreja do bispo Edir Macedo, sugere que Xuxa fez um pacto com o demônio para obter sucesso. Abriu na capa uma foto da apresentadora sob a indagação: “Pacto com o Mal?” O título da reportagem, dentro do jornal, é “Contrato com o Diabo” (ver abaixo). O texto é extenso para o padrão do seminário - tem 1.004 palavras.

Câmara de Piracicaba mantém a sua intolerância religiosa

O diretor Soares parece mandar mais que o presidente da Câmara Em tom de desafio, Robson Soares (foto), diretor jurídico da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), afirmou que aquela Casa vai continuar exigindo que, durante as sessões, as pessoas fiquem de pé durante a leitura de um trecho da Bíblia. Na segunda-feira (29), em uma demonstração de intolerância religiosa, João Manuel dos Santos (PTB), presidente da Câmara, expulsou o servidor público Regis Montero, que se recusou a ficar de pé quando outro vereador lia a Bíblia, em um episódio que repercutiu em todo o país. Santos disse que a leitura da Bíblia está no artigo 21 do regimento interno, mas não há nenhuma determinação sobre a postura em que as pessoas devem ouvi-la. A expulsão foi, portanto, uma arbitrariedade. Além disso, o referido artigo é inconstitucional, segundo Max Fernando Pavanello, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba. “A Constituição Federal garante liberdade de religião e cren...

Caetano prova que Feliciano mentiu sobre sucesso de música

Título original: Ainda Feliciano? por Caetano Veloso,  do seu blog Caetano disse que o pastor-deputado está dominado pela soberba: julga vivos e mortos Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube [ ver abaixo ] em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é c...