Pular para o conteúdo principal

TRF mantém condenação de Cacciola a 13 anos de prisão

por Flávia Villela, da Agência Brasil:

“O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo, manteve por unanimidade a condenação do ex-banqueiro Salvatore Cacciola a 13 anos de prisão.

A decisão foi tomada ontem (12), depois de quase nove horas de julgamento, pelos desembargadores Márcia Helena Nunes, relatora do caso, Messod Azulay Neto e Lilane Roriz.

O ex-banqueiro (foto) havia sido condenado em primeira instância pela Justiça Federal, em abril de 2005, por peculato, desvio de dinheiro e gestão fraudulenta. Em 1999, para evitar a falência do Banco Marka, do qual Cacciola era dono, o Banco Central (BC) socorreu a instituição em uma operação que gerou prejuízo de quase R$ 1,6 bilhão aos cofres da União.

Extraditado em julho deste ano de Mônaco, onde estava detido desde setembro de 2007, o ex-banqueiro está preso no presídio de segurança máxima Bangu 8, zona oeste do Rio.

Julgados no mesmo processo, o ex-presidente do BC Francisco Lopes e dois ex-diretores da instituição Cláudio Mauch e Demóstenes Madureira tiveram pena reduzida de dez para seis anos. Já o ex-banqueiro do FonteCindam, Luiz Antônio Gonçalves foi condenado a quatro anos de reclusão.

Outros recursos revistos foram apresentados pela então diretora de fiscalização do BC, Tereza Grossi, e pela ex-diretora do Banco Marka Cinthia Costa Souza. Ambas foram absolvidas.

O advogado de Cacciola, José Luiz de Oliveira Lima, que assumiu o caso há 22 dias, disse que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os demais réus também podem recorrer ao STJ.”

> Cacciola desviou R$ 1,5 bi, mas volta ao Brasil sem algemas. (julho de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
A pena deveria ser dobrada, porque este sujeito é perigoso e pode fugir, como já fez. O Estado deveria cobrar tudo que foi gasto para trazê-lo de volta:advogados contratados em Mônaco,cópia e tradução do processo,viagens e diárias dos agentes da PF, já imaginou quanta grana? Agora ele fica comendo lagosta na prisão(conforme noticiado)

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes