Pular para o conteúdo principal

Justiça suspende lei que previa Bíblia como apoio pedagógico nas escolas de BH

Decisão atende ação do PSOL que alegava violação da laicidade estatal. O Tribunal citou a necessidade de ensino plural e isento de confessionalidade


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a lei que permitia o uso da Bíblia em escolas de Belo Horizonte. A norma previa o texto religioso como material de apoio pedagógico nas redes pública e privada. 

A decisão atende a uma ação direta de inconstitucionalidade. O Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, moveu o processo.

O PSOL questionou a constitucionalidade da regra. O partido alegou violação do princípio constitucional da laicidade estatal. Também afirmou que a medida excedia as competências do município em educação. A Câmara Municipal de BH aprovou a lei em abril deste ano.

A lei recomendava passagens bíblicas em projetos pedagógicos. Ela sugeria o uso em disciplinas como História e Literatura. Vereadores defensores citavam a relevância literária e histórica da Bíblia. A votação rejeitou a emenda por 25 votos a 13. A Prefeitura de Belo Horizonte tinha sancionado a lei em 29 de maio.


O Tribunal
entendeu
a norma
como
interferência
na organização
do ensino.
O texto
privilegiava
uma tradição
religiosa
específica

O TJMG manteve o afastamento imediato da lei. A decisão tem validade até o julgamento final do caso. O tribunal citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 

O Estado não pode adotar ou favorecer conteúdos confessionais no sistema de ensino. O ensino público deve ser plural e isento, disse o TJMG.

A Câmara de BH aprovou o projeto em segundo turno no dia 8 de abril. O placar registrou 28 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções. O debate focou na laicidade estatal. A autora defendia o texto como ferramenta para estudo de civilizações, como Israel e Babilônia.

Opositores afirmaram que a medida afrontava o Estado laico. Uma emenda foi rejeitada. Ela tentava barrar conotações religiosas no uso dos textos. 

> Com informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e de outras fontes.

Comentários

CBTF disse…
Agora tem que derrubar a lei que aprovaram em Salvador chamada "Lei da Cristofobia" que pune com multas pesadas pessoas fantasiadas de freiras, padres, Jesus e anjinhas no Carnaval.
AspenBH disse…
Para muitas crianças que frequentam o ensino público a escola é a ÚNICA oportunidade de acesso ao conhecimento formal. Chega a ser cruel e desumano negar a essas crianças a oportunidade de aprender, substituindo o conteúdo curricular legítimo por folclore religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles