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Quem não acompanha o ritmo dia/noite coloca em risco a saúde mental

Estudo mostra que o relógio biológico das células humanas se comporta de acordo com a alternância entre o claro e o escuro


Sarah Chellappa 
professora associada de neurociência cognitiva e afetiva, Universidade de Southampton, Reino Unido 

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

Em Cada célula do nosso corpo tem um ritmo circadiano. Verdadeiros relógios biológicos, esses ritmos seguem uma duração aproximadamente equivalente a 24 horas (circadiano vem do latim circa, ao redor, e dies, dia). São essenciais para a nossa saúde e bem-estar: por exemplo, influenciam o ciclo sono/vigília ou a regulação hormonal.

Quando o nosso estilo de vida não corresponde à alternância dia/noite, o nosso ritmo circadiano pode ser perturbado. É o que acontece, por exemplo, quando estamos sujeitos a diferenças horárias ou quando trabalhamos à noite. Vários fatores, como envelhecimento, genética ou certas doenças (como doenças autoimunes e doença de Alzheimer) também podem estar associados a perturbações do ritmo circadiano a longo prazo.

A qualidade do sono e as perturbações do ritmo circadiano também podem ser bons preditores do início ou recaída de certos distúrbios psicológicos, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. Quanto mais graves forem as perturbações do sono e do ritmo circadiano de uma pessoa, pior será o seu humor, o que aumenta o risco de recaída e compromete a eficácia dos seus tratamentos médicos.

Se esta ligação entre a perturbação do ritmo circadiano e as perturbações psicológicas estiverem bem estabelecidas, as razões da sua existência permanecem em grande parte desconhecidas. A pesquisa que realizo com meus colegas visa compreendê-los melhor.

Transtornos mentais

O nosso trabalho não só nos permitiu descobrir que as perturbações do sono e do ritmo circadiano parecem desencadear ou agravar vários transtornos mentais (incluindo transtorno bipolar e depressão), mas também identificar alguns dos mecanismos biológicos específicos subjacentes a esta ligação.

Para ajudar a destacá-los, revisamos todas as pesquisas publicadas nos últimos dez anos sobre transtornos mentais como depressão, ansiedade e psicose. Concentramos nossos esforços principalmente em adolescentes e jovens.


Pessoas que têm insônia
apresentam transtorno de
humor com mais frequência
FOTO: TERRESTRE / 
SHUTTERSTOCK

Descobrimos que a maioria dos jovens diagnosticados com um distúrbio de saúde mental também eram propensos a problemas de sono, como insônia (dificuldade em adormecer e permanecer dormindo), síndrome de atraso nas fases do sono e diminuição do estado de alerta diurno. 

Descobrimos também que um terço das pessoas com perturbação bipolar (e outras perturbações mentais) tem um ritmo circadiano perturbado, o que resulta em ir para a cama e acordar mais tarde do que o normal.

Entre os mecanismos que poderiam explicar a ligação entre estes problemas de sono e distúrbios de saúde mental está uma maior vulnerabilidade, ao nível genético ou molecular, a perturbações no ritmo circadiano.

Descobrimos também que a atividade cerebral de algumas das pessoas que participaram do trabalho que analisamos pode ter sido modificada. 

A causa é a interrupção das vias de sinalização química que podem afetar o sono e o humor. Além desses problemas, outros fatores também podem levar a distúrbios do sono e do ritmo circadiano. É o que acontece, por exemplo, quando estamos expostos de forma inadequada à luz (quando não recebemos luz natural suficiente durante o dia, ou pelo contrário, quando estamos expostos a um excesso de luz artificial à noite), ou quando comemos demasiado tarde. à noite ou durante a noite.


É importante enfatizar que a maioria dos estudos até agora apenas analisou os efeitos do sono no humor ou os efeitos da perturbação circadiana no humor. Estes dois aspectos raramente foram estudados em conjunto. Na verdade, é mais comum (e mais simples) avaliar a qualidade do sono do que os ritmos circadianos. Pesquisas futuras precisarão abordar esta questão, que é uma das principais limitações dos estudos atualmente disponíveis.

Além disso, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte. A falha no manejo dos transtornos mentais durante a adolescência pode levar à sua persistência na idade adulta.


A adolescência é um período durante o qual os indivíduos estão particularmente vulneráveis ​​ao risco de desenvolver transtornos mentais.

Esse é também o momento em que o sono e os ritmos circadianos mudam. Como resultado das mudanças que ocorrem na puberdade, o ritmo circadiano dos adolescentes muda e eles adormecem mais tarde, o que tende a levá-los a dormir mais tarde. Mas eles ainda precisam acordar cedo para ir à escola, faculdade ou ensino médio... Como resultado, a duração do sono costuma ser menor do que o necessário, o que pode piorar sua saúde mental .

O nosso trabalho destaca a importância de prestar atenção às perturbações do ritmo circadiano nos jovens, especialmente no que diz respeito ao risco de desenvolver certos distúrbios psicológicos. 

Revelam que também é necessário, quando alguém enfrenta problemas de saúde mental, ter em conta os problemas de sono e de ritmo circadiano a que pode estar exposto. Abordar estas questões pode ser uma forma de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Melhor gestão dos distúrbios do ritmo circadiano

Atualmente, a gestão dos problemas do sono (como a insônia) assenta em terapias cognitivo-comportamentais e na restrição do tempo de permanência na cama (de forma a reduzir o tempo de permanência na cama para uma duração mais próxima da duração real do sono).

Essas abordagens visam melhorar a qualidade do sono, mas não abordam diretamente possíveis problemas devido à perturbação do ritmo circadiano.

Nossa revisão da literatura sugere que outras abordagens podem ser úteis para melhorar o humor e a qualidade do sono, ao mesmo tempo que alinham os ritmos circadianos. Isso inclui a exposição à luz natural (e redução da exposição à luz noturna), atenção ao horário de certos medicamentos, bem como melhores hábitos alimentares e prática de atividade física durante o dia. No entanto, mais pesquisas serão necessárias para determinar as vantagens concretas de cada uma destas intervenções em condições reais...


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