Pular para o conteúdo principal

Mulher fumante tem mais chance de adquirir transtorno mental

As fumantes correm maior risco de sofrer de TMC (Transtorno Mental Simples) em relação àquelas que não fumam. E as que sofrem desse tipo transtorno têm maior predisposição para adquirir o vício de fumar. O TMC é caracterizado por sintomas como esquecimento e dificuldade de concentração.

Essa é a conclusão da pesquisa de mestrado da psicóloga e mestre de saúde pública Danuta Medeiros. Ela constatou que entre os homens o tabagismo não funciona como agravante para a ocorrência do TMC.

A pesquisa teve como base 3.350 entrevistas domiciliares com homens e mulheres com idade a partir de 16 anos feita em 2003 pelo serviço municipal de saúde de São Paulo.

O TMC é de difícil diagnóstico porque seus sintomas passam despercebidos ao serem confundidos com os da ansiedade, insônia e dor de cabeça, por exemplo.

Para Danuta, a constatação de que as fumantes estão mais afeitas à doença poderá ajudar os médicos no diagnóstico, além orientar as autoridades nas campanhas de prevenção.

Ela lamenta que a associação entre esse tipo de transtorno e ao tabagismo seja visto como “frescura” pelo senso comum.

Com informação da Agência USP.

maio de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Transtorno mental acompanhado de um cancer no pulmão....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor