Pular para o conteúdo principal

Aumenta nos Estados Unidos o uso da chamada medicina alternativa

As pessoas que relataram ter recorrido a esse tipo de prática aumentaram de 19,2% em 2002 para 36,7% em 2022



 
Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

Milhões de adultos nos Estados Unidos usam a chamada medicina alternativa. Em 2012, 55 milhões de adultos gastaram 28,3 bilhões de dólares com práticas da chamada medicina alternativa. 

O valor é comparável a 9% do total das despesas com cuidados de saúde.

Uma análise recente conduzida pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA sugere um aumento substancial no uso geral da medicina alternativa por adultos americanos de 2002 a 2022. 

O artigo publicado no Journal of the American Medical Association destaca um aumento no uso de medicina alternativa, principalmente para o tratamento da dor.

As pseudociências resgatam o
charlatanismo norte-americano da
venda de remédio que cura tudo

Dados das Pesquisas Nacionais de Entrevistas de Saúde de 2002, 2012 e 2022 foram empregados para avaliar mudanças no uso de sete tratamentos tidos como alternativos:
  1. ioga,
  2. meditação,
  3. massagem terapêutica,
  4. quiropraxia,
  5. acupuntura,
  6. naturopatia,
  7. relaxamento muscular progressivo.
As principais conclusões incluem: 

— a percentagem de indivíduos que relataram utilizar pelo menos uma das práticas alternativas aumentou de 19,2% em 2002 para 36,7% em 2022.

— O uso de ioga, meditação e massagem terapêutica teve o crescimento mais significativo, de 5% em 2002 para 16% em 2022.

— A meditação tornou-se o SCAM mais popular em 2022, com aumento de 7,5% em 2002 para 17,3% em 2022.

— A acupuntura teve um aumento de 1% em 2002 para 2,2% em 2022.

— O menor aumento foi observado para a quiropraxia, de 79 para 86%

Terapia Reiki é talvez a farsa mais ridícula da medicina alternativa
As análises também sugeriram um aumento na proporção de adultos norte-americanos que utilizam a medicina alternativa especificamente para o tratamento da dor, com aumento de 42% em 2002 para 49% em 2022.

A pesquisa tem algumas limitações, como dados transversais, possível viés de memória e diferenças na redação das pesquisas.

Os investigadores do Centro Nacional de Saúde Complementar  gostam de tais inquéritos e tendem a dar-lhes um toque positivo. 

O fato de a medicina alternativa parecer estar se tornando mais popular é preocupante. Principalmente porque deveria ser dada mais atenção aos seus riscos indiretos do avanço dessas práticas — entre os quais o fato de os “profissionais” dessa área ter influência na taxa de não vacinação). 

Esse texto foi traduzido para o português e aqui publicado com autorização de Edzard Ernst. A ilustração foi gerada por IA.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih