Pular para o conteúdo principal

Aumenta nos Estados Unidos o uso da chamada medicina alternativa

As pessoas que relataram ter recorrido a esse tipo de prática aumentaram de 19,2% em 2002 para 36,7% em 2022



 
Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

Milhões de adultos nos Estados Unidos usam a chamada medicina alternativa. Em 2012, 55 milhões de adultos gastaram 28,3 bilhões de dólares com práticas da chamada medicina alternativa. 

O valor é comparável a 9% do total das despesas com cuidados de saúde.

Uma análise recente conduzida pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA sugere um aumento substancial no uso geral da medicina alternativa por adultos americanos de 2002 a 2022. 

O artigo publicado no Journal of the American Medical Association destaca um aumento no uso de medicina alternativa, principalmente para o tratamento da dor.

As pseudociências resgatam o
charlatanismo norte-americano da
venda de remédio que cura tudo

Dados das Pesquisas Nacionais de Entrevistas de Saúde de 2002, 2012 e 2022 foram empregados para avaliar mudanças no uso de sete tratamentos tidos como alternativos:
  1. ioga,
  2. meditação,
  3. massagem terapêutica,
  4. quiropraxia,
  5. acupuntura,
  6. naturopatia,
  7. relaxamento muscular progressivo.
As principais conclusões incluem: 

— a percentagem de indivíduos que relataram utilizar pelo menos uma das práticas alternativas aumentou de 19,2% em 2002 para 36,7% em 2022.

— O uso de ioga, meditação e massagem terapêutica teve o crescimento mais significativo, de 5% em 2002 para 16% em 2022.

— A meditação tornou-se o SCAM mais popular em 2022, com aumento de 7,5% em 2002 para 17,3% em 2022.

— A acupuntura teve um aumento de 1% em 2002 para 2,2% em 2022.

— O menor aumento foi observado para a quiropraxia, de 79 para 86%

Terapia Reiki é talvez a farsa mais ridícula da medicina alternativa
As análises também sugeriram um aumento na proporção de adultos norte-americanos que utilizam a medicina alternativa especificamente para o tratamento da dor, com aumento de 42% em 2002 para 49% em 2022.

A pesquisa tem algumas limitações, como dados transversais, possível viés de memória e diferenças na redação das pesquisas.

Os investigadores do Centro Nacional de Saúde Complementar  gostam de tais inquéritos e tendem a dar-lhes um toque positivo. 

O fato de a medicina alternativa parecer estar se tornando mais popular é preocupante. Principalmente porque deveria ser dada mais atenção aos seus riscos indiretos do avanço dessas práticas — entre os quais o fato de os “profissionais” dessa área ter influência na taxa de não vacinação). 

Esse texto foi traduzido para o português e aqui publicado com autorização de Edzard Ernst. A ilustração foi gerada por IA.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Polarização política exacerba o fundamentalismo religioso. É hora de mais ateus saírem do armário

Frei diz que 'fraqueza' de mulher não é exemplo a seguir. E se torna queridinho do bolsonarismo

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Video: autor de mosaicos de Aparecida foge de confronto sobre abuso de mulheres

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...