Pular para o conteúdo principal

Governo da Argentina deixa de pagar salário a arcebispos e bispos. Demorou

Benefício foi concedido durante o governo militar. A sua extinção já vinha sendo discutida antes do governo de ultradireita de Javier Milei


A partir deste mês, janeiro de 2024, o governo da Argentina deixará de pagar um salário a arcebispos e bispos. Na rede social, a Conferência Episcopal da Argentina anuncia que "renunciou" ao benefício.

A Igreja Católica, a única a se beneficiar dos cofres públicos, poderia ter tomado a decisão bem antes. O mesmo poderia ter feito o governo, primeiro para aliviar suas finanças e, segundo, para o país ser de fato um Estado laico.

A ajuda financeira aos sacerdotes da cúpula da igreja foi concedida durante a ditadura militar, no governo do general Jorge Rafael Videla.

A lei 21.950 de 1979 estabelecia que os prelados recebessem 80% da remuneração de um juiz nacional de primeira instância e os bispos auxiliares e o secretário-geral do Episcopado, 70%.

Privilégio à Igreja Católica 
foi concedido durante a
ditadura militar, no 
governo de Videla

O valor do salário não vinha sendo atualizado, e cada bispo (e arcebispo) ganhava em média por mês o equivalente a R$ 315 reais (55 mil pesos), sem contar com o salário pago pela Igreja. Cem sacerdotes desfrutavam do benefício.

A pressão dos argentinos contra a ajuda do Governo a sacerdotes cresceu nos anos mais recentes, quando se acelerou a pobreza no país, com muita gente passando fome.

Em 2018, quando a Igreja fez campanha contra a aprovação da lei do aborto, aumentaram, em revide, as críticas ao subsídio oficial à Igreja. A lei do aborto foi aprovado, e Igreja e governo iniciaram uma contagem regressiva para o fim do pagamento.

A Argentina é historicamente católica, mas, a exemplo de outros países, a Igreja se distanciou da população, sendo contra o divórcio, contra a educação sexual abrangentes e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

> Com informação do El País e de outras fontes.

• Em 11 anos, argentinos sem religião aumentam de 11,3% para 18,9%

• Cardeal facilitou sequestro de padres, afirma testemunha

Comentários

CBTF disse…
Por isso que a Argentina está quebrada financeiramente, financiar bispos, padres, etc.. com o dinheiro do povo, logo o Brasil vai estar nessa se não parar de crescer a bancada religiosa daqui.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica