Pular para o conteúdo principal

Cardeal facilitou sequestro de padres, afirma testemunha

do Religión Digital

Jorge Bergoglio
Bergoglio é acusado de ter
colaborado com a ditadura
Um advogado – no caso em que se leva a cabo os delitos lesa humanidade na principal prisão clandestina da ditadura – pediu que se indicie a máxima autoridade religiosa da Argentina, o cardeal Jorge Bergoglio  (foto)  após uma testemunha acusá-lo do comprometimento no sequestro de dois padres jesuítas.

O pedido para que o cardeal primado da Argentina e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, preste depoimento perante o Tribunal Oral Federal 5 foi feito pelo advogado Luis Zamora, disseram fontes judiciais citadas pela agência estatal Télam.

O advogado fez o pedido depois que María Elena Funes, que durante a ditadura (1976-1983) esteve presa na Escola de Mecânica da Armada (ESMA), relatou a dois juízes o sequestro naquela época dos padres Francisco Jalics e Orlando Yorioa, dos quais Bergoglio retirou a permissão de exercer o trabalho pastoral. Bergoglio era desde 1973 superior na Argentina da ordem dos Jesuítas, a qual pertencia os religiosos que exerciam seu trabalho sacerdotal no bairro Chabolas, no sul da capital.

A testemunha, que também realizava trabalho de alfabetização e evangelização nesse bairro pobre, disse que Yoriolhe contou que o “chefe da ordem” lhes havia tirado a permissão para realizar o trabalho nesse bairro por “razões ideológicas”. Relatou que, uma semana depois, ambos os padres foram sequestrados em uma gigantesca operação e levados para a ESMA, onde Yorio permaneceu preso durante cinco meses e então foi solto por uma gestão do Vaticano.

A suposta responsabilidade do agora cardeal primado nesse fato foi denunciada pela primeira vez em 1986 no livro "Igreja e Ditadura" pelo já falecido defensor dos direitos humanos Emilio Mignone, cuja filha catequista Mônica está desaparecida.

Faz vários meses o Tribunal Federal Oral 5 leva a cabo um julgamento oral e público por algum dos crimes cometidos na ESMA, situada na zona norte de Buenos Aires e pela qual os organismos de Direitos Humanos calculam que passaram uns 5 mil presos de forma ilegal.

Entre os 19 acusados nesse processo estão os ex-marinheiros Alfredo Astiz e Jorge ‘Tigre’ Acosta, dois dos principais símbolos da repressão ilegal durante a “guerra suja”.





Com tradução do Cepat para IHU Online.

Acusação ao papa de ter ajudado a ditadura divide argentinos
março de 2013

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça