Pular para o conteúdo principal

Tribunal de São Paulo veta Bíblia e invocação a Deus na Câmara Municipal de Araraquara

Para Eduardo Banks, ativista da laicidade de Estado, os vereadores pareciam ter 'funções sacerdotais'


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o enaltecimento pela Câmara Municipal de Araraquara de uma única religião, o cristianismo, afrontado assim o Estado laico.

Portanto, a Câmara não mais poderá ostentar a Bíblia em plenário e promover a sua leitura, bem como invocar a "proteção de Deus" no início das sessões.

A ADI foi proposta pelo Ministério Público, e este acionado por uma representação do ativista da laicidade de Estado Eduardo Banks.

Ele diz que, com tantos rituais religiosos, os vereadores de Araraquara pareciam estar investidos de "funções sacerdotais".

Banks é autor de dezenas de representações ao MP para que instâncias governamentais se submetam à separação entre o Estado e Igreja, como determina a Constituição. A Justiça tem se manifestado quase sempre contra a influência de religiões na administração pública. 

Ateu, Banks critica a militância ateísta que gasta "energia na rede social com memes anticristãos", em vez de ter ação objetiva para mostrar como o ateísmo pode melhorar a sociedade.

Comentários

CBTF disse…
Nem nas igrejas a leitura da Bíblia é obrigatória em todos os cultos, essas câmaras precisam respeitar a laicidade o mais rápido possível, parece que nunca mudam, o Ministério Público tem que começar aplicar multas.

Postagens mais visitadas deste blog

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Contar o número de deuses é difícil porque são muitos, dezenas de milhares, milhões

Pastor de Sorocaba tratava funcionário como escravo

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Mudanças climáticas preocupam 8 em cada 10 brasileiros, revela pesquisa