Pular para o conteúdo principal

Padre afirma que Instituto Federal Catarinense forma 'ateus convictos' e leva jovens ao suicídio

Entidades de educação repudiaram as afirmações irresponsáveis do sacerdote do interior de Santa Catarina


O padre Mateus Réus dos Reis, de Sobrio (SC), criticou o IFC (Instituto Federal Catarinense) porque, segundo ele, os professores estão "propagando o ateísmo", e os jovens que ali estudam se tornam "ateus convictos". As pregações do padre contêm discriminações e intolerância religiosa.

Em uma homilia no dia 10 de setembro na Paróquia São João Paulo II, Reis afirmou que, para tirar Deus da vida de um jovem, basta matriculá-lo no IFC.

“Quantas famílias da nossa paróquia estão sofrendo? Os filhos eram coroinhas, catequistas, iam para as missas, mas foram pro Instituto Federal e viraram ateus.”

O padre não apresentou nenhuma prova de que professores do IFC estariam fazendo proselitismo ateísta.

Em nota, o IFC rejeitou as acusações do padre e o criticou pela irresponsabilidade de aventar que jovens estariam cometendo o suicido devido ao ateísmo. Parentes desses supostos suicidas poderão processar o padre pedindo reparação por dano moral.

O IFC foi criado em 2008 com a integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú.

O instituto possui 20 unidades em Santa Catarina, 6.100 alunos, 610 docentes e 50 cursos de graduação. Oferece curso técnicos de ensino médio e superior em ciências e tecnologia, como agrícola, agropecuária, agroecologia, eletromecânica, química, informática, edificações e matemática.

"Somos uma instituição que baseia todas as suas ações na disseminação do conhecimento e da educação", diz a nota instituto.

Ressaltando que o Estado é laico, a nota afirma que "é simples perceber que interferir sobre as escolhas religiosas de nossos estudantes não só não nos cabe, também não nos interessa, uma vez que elas nada têm a ver com nossa missão".

O SINTEFB (Sindicato dos Trabalhadores Federal da Educação Básica da Paraíba) emitiu nota de solidariedade ressaltando que a intolerância e o fundamentalismo não passarão".

Para o sindicato, houve um "ataque ao IFC e à liberdade de culto e de crenças, defendidas pelas instituições escolares, assim como, à laicidade da instituição escolar, a qual carrega o dever de formar a juventude com respeito a todas as diferenças".

O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), seção Minas Gerais, afirma ser "lamentável que o padre Mateus tenha optado por difundir declarações que, além de infundadas, demonstram profundo preconceito e desinformação".

"Sugerir que o IFC, por meio de seus professores, esteja envolvido na promoção do ateísmo, afastando os jovens da religião e contribuindo para a desintegração das famílias e para o aumento do suicídio, além de ser uma fala irresponsável, se caracteriza como discurso de ódio."

Comentários

CBTF disse…
Provavelmente queria estudar lá, não conseguiu entrar e acabou virando padre, por isso o ódio a instituição.
CBTF, pode ser. E mesmo se entrasse, ficaria "denunciando" lá por não promoverem a religião, e mesmo assim a que ele professa, ou ao menos próxima.
A maioria dos religiosos tem medo da alta qualidade da Educação, em particular onde começa, a Básica. Vão acusar de antireligiosas, mas isso seria legítimo mesmo se o fisessem, pois o direito só se aplica a PESSOA religiosa, NUNCA a religião (sem "escolhas", se aplicam a todas), nem esoterismos, misticismos e outras fés. Mas nem é necesário isso. Basta expor FATOS HISTÓRICOS envolvidos. Assim como nas Ciências não se limitar apenas e propagar as ciências, e sim o Método Científico, Ceticismo e Racionalismo que são a base etc. Filosofia... Mas mesmo sendo feito desse jeito, vão acusar de serem "antireligiosos".
O Ceticimo, que deveria ser a base educacional, é perigoso. Muito perigoso não apenas às religiões, as pseudociêncis e afins. Mas TAMBÉM ao stablishment, ao status quo. Ao PODER. Por isso a forte oposição, por isso não o vemos na Imprensa também. Ou quando há, é o "ceticismo" das conveniências.
Carl Sagan até escreveu a respeito do "Ônus do Ceticismo".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está