Pular para o conteúdo principal

Ateísmo vai além de não crer em deuses, diz professor. Porque é um movimento político

Autor defende que não se pode dissociar o ateísmo da proposta de uma visão de mundo; a questão é polêmica


Paulo Lopes
jornalista, trabalhou na Folha de S.Paulo, Diário Popular, Editora Abril, onde foi premiada, e em outras publicações

O professor Ricardo Oliveira da Silva, de história, defende que o ateísmo vai além de não se acreditar em deuses, porque, a rigor, segundo ele, trata-se de uma proposta de organização da sociedade, sendo, portanto, um movimento político.

Em vídeo [ver abaixo] de seu canal no Youtube, o professor argumenta que na Grécia do século 5 antes da Era Comum eram designados como ateus aqueles que negavam as divindades protetoras das cidades- estados, então em consolidação, contestando dessa forma o conceito de pólis que estava se impondo.

O ateísmo, portanto, incorporava, já naquela época, a subversão de quem não aceita uma sociedade com valores religiosos, entre outros, propondo outra visão de mundo, bem distinta, e isso é política pura.

Os exemplos históricos que o professor apresenta, inclusive da Europa da Idade Moderna, pressupõem que o ateísmo é um movimento proativo e até revolucionário — o que levanta polêmicas.

Um exemplo: e se pessoa que não acredita em deus mas aceita a sociedade do jeito que é, ou, por outra, está conformada, por motivos que agora não vêm ao caso? Essa pessoa não é ateia?

Não, pela abordagem histórica de Silva. É uma discussão que pode render, até porque ateus alienados e conservadores não são raridades no Brasil, conforme ficou evidente no governo de extrema-direita de Bolsonaro. Como chamar esses ateus bolsonaristas, para um estudo sociológico, por exemplo? Ateus que verdadeiramente não são ateus?  

Com livros como “O Ateísmo no Brasil”, o professor Silva fundamenta e contextualiza o ateísmo brasileiro e levanta questões, como essa, desviando-se da abordagem redutora e frequente de que ser ateu é ser principalmente combatente das religiões instituídas. É um autor que merece ser lido com atenção.

A frase 'ateísmo é apenas não
acreditar em Deus' não se sustenta

Comentários

Lo siento, pero... isso é besteira. Ateísmo é apenas não crer em deuses — e nada mais. Como poderia ser o Ateísmo um movimento? Quem seria seu líder? Que livro seria sua "Bíblia", com doutrinas, etc.? Aliás, é justamente por causa de ateus como esse professor que religiosos acusam o Ateísmo de também ser uma religião. Não, não é. Não é religião, nem movimento. É apenas não crer em deuses. Recomendo os livros de Paulo Bitencourt “Liberto da Religião” e “Perdendo Tempo Com Deus”.
Sim, Bento de Espinosa. Mas ateus PODEM, e se o desejarem, DEVEM fazer um movimento Político. Ou acha que políticos tradicionais, e pior, movimentos religiosos, vão promoverem MESMO o tão importante Secularismo? Religiosos de muitas denominações vivem há séculos se intrometendo na Política, e políticos vivem tirando proveito das religiões. Raros são os político laicistas, mais ainda haverem religiosos assim. Até esses tais "direitos" humanos desconsideram o Laicismo, acham que é ser "contra" a tal "liberdade" religiosa, sendo que esta deveria ser considerada apenas quando ao foro INDIVIDUAL e entre ADULTOS, coisa que nem tem noção.
Dos bolsonaristas, conservadores e afins, há quem é mau-caráter mesmo. Afinal, a maioria dos ateus sabem que Deus existe sim, mas sob a forma IDEOLÓGICA. Deus faz paralelo com Socialismo Capitalismo, Anarquismo... Existem ideologicamente, nada com "sobrenatural", nem "forças energéticas político-cósmicas" para colocar no rol esoterismo pseudocientífico para juntar com Deus (das religiões).
Urge a Secularização do mundo! Logicamente sem nacionalismos, ainda que sejam possíveis de haverem. A diferença que sem Deus e outros apelos ao sobrenatural, fica mais difícil sustentar outras ideologias.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...