Pular para o conteúdo principal

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Por obrigar os fiéis a colocarem no ostracismo quem saiu da religião, a seita perdeu subsídios de dois importantes condados do país 


A Justiça da Noruega manteve a cassação por dois condados (Estados) da Noruega do registro das Testemunhas de Jeová, impedindo, assim, que essa seita fundamentalista obtenha subsídios oficiais.

No dia 22 de dezembro de 2022, Viken e Oslo cassaram o registro das TJs por causa do ostracismo que a religião submete ex-fiéis, exigindo que até mesmo pais dos desassociados (expulsos) tenham contato com filhos.

Para as autoridades, trata-se de desrespeito à Lei das Comunidades Religiosas sobre Liberdade de Expressão, além de afronta aos direitos humanos.


No dia 30 daquele mesmo mês, as TJs obtiveram uma liminar (decisão judicial provisória) suspendendo a cassação do registro, até que a Justiça analisasse de novo o caso, para emitir um julgamento definitivo.

Ao final de abril de 2023, a Justiça cassou a liminar, impondo uma significativa derrota aos dirigentes da seita, porque outros países da Escandinávia e da Europa poderão seguir o exemplo em algum momento.

Na prática, os fiéis continuam com a garantia de seu direito à crença, mas a seita não mais terá qualquer tipo de repasse dos cofres públicos. Ou seja, as TJs vão continuar a discriminar ex-fiéis, mas não mais com a ajuda de dinheiro público.

Estima-se que a seita deixará de receber o equivalente a R$ 8,5 milhões por ano.

> Com informação do portal Andresseavisen e de outras fontes.

Comentários

Paulo Lopes sempre tentando ofender as crenças das Testemunhas de Jeová distorcendo a verdade chamando as Testemunhas de Jeová de seita. Todas as religiões que for séria expulsão membros que cometem crime graves. Até nações fazem isso quando prende um criminoso. Reportagem imparcial @

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Terraplanista vai a Noruega, vê o sol da meia-noite e admite que a Terra é redonda

Bíblia tem mais de 2,5 milhões de mortes em nome de Deus

Contar o número de deuses é difícil porque são muitos, dezenas de milhares, milhões

Ministro 'terrivelmente' evangélico decide que financiar monumento religioso é constitucional

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Igrejas católicas alemãs estão sendo derrubadas. É a demolição da própria religião

Padre autor do mosaico de Aparecida é acusado de invocar a Trindade para ter sexo a três