Pular para o conteúdo principal

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Por obrigar os fiéis a colocarem no ostracismo quem saiu da religião, a seita perdeu subsídios de dois importantes condados do país 


A Justiça da Noruega manteve a cassação por dois condados (Estados) da Noruega do registro das Testemunhas de Jeová, impedindo, assim, que essa seita fundamentalista obtenha subsídios oficiais.

No dia 22 de dezembro de 2022, Viken e Oslo cassaram o registro das TJs por causa do ostracismo que a religião submete ex-fiéis, exigindo que até mesmo pais dos desassociados (expulsos) tenham contato com filhos.

Para as autoridades, trata-se de desrespeito à Lei das Comunidades Religiosas sobre Liberdade de Expressão, além de afronta aos direitos humanos.


No dia 30 daquele mesmo mês, as TJs obtiveram uma liminar (decisão judicial provisória) suspendendo a cassação do registro, até que a Justiça analisasse de novo o caso, para emitir um julgamento definitivo.

Ao final de abril de 2023, a Justiça cassou a liminar, impondo uma significativa derrota aos dirigentes da seita, porque outros países da Escandinávia e da Europa poderão seguir o exemplo em algum momento.

Na prática, os fiéis continuam com a garantia de seu direito à crença, mas a seita não mais terá qualquer tipo de repasse dos cofres públicos. Ou seja, as TJs vão continuar a discriminar ex-fiéis, mas não mais com a ajuda de dinheiro público.

Estima-se que a seita deixará de receber o equivalente a R$ 8,5 milhões por ano.

> Com informação do portal Andresseavisen e de outras fontes.

Comentários

Paulo Lopes sempre tentando ofender as crenças das Testemunhas de Jeová distorcendo a verdade chamando as Testemunhas de Jeová de seita. Todas as religiões que for séria expulsão membros que cometem crime graves. Até nações fazem isso quando prende um criminoso. Reportagem imparcial @

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento