Pular para o conteúdo principal

Fé é barreira para discutir questões LGBT nas escolas do Reino Unido

De acordo com pesquisa, os professores do ensino fundamental sofrem mais pressão de alunos e pais em relação aos seus colegados do ensino médio

NATIONAL SECULAR SOCIETY

Um em cada três professores diz que a fé atua como uma 'barreira' para discutir tópicos LGBT+ na escola, revelou nova pesquisa do Reino Unido.

Entre aqueles que trabalham em escolas religiosas, o número aumentou para quase a metade, com 46% sentindo que a fé impedia sua capacidade de se envolver em discussões abertas.

A pesquisa, realizada para a instituição de caridade para jovens LGBT+ Just Like Us, também descobriu que os professores do ensino fundamental eram mais propensos a sentir que tais barreiras existiam em comparação com os professores do ensino médio.

Separadamente, uma nova pesquisa do sindicato de professores NASWUT descobriu que mais da metade dos professores LGBT+ sofreram discriminação e abuso de alunos e pais.

Um em cada quatro relatou que esse tipo de abuso piorou nos últimos três anos, em vez de melhorar.

Apenas 33% relataram que sua escola tem uma abordagem de tolerância zero à discriminação LGBT+, com apenas 14% dizendo que sua escola forneceu treinamento para a alta administração sobre igualdade LGBT+.

A NASWUT pediu ao governo que implementasse várias medidas, incluindo treinamento obrigatório para escolas e líderes universitários, a publicação obrigatória de planos de ação de igualdade LGBT+ pelas escolas e sistemas de inspeção que desafiam os registros das escolas sobre "promoção da igualdade" para professores e alunos.

Em 2018, a pesquisa da National Secular Society descobriu que mais de três quartos das escolas secundárias religiosas financiadas pelo estado na Inglaterra não ensinavam Relações e Educação Sexual (RSE) de forma imparcial.

Das 600 escolas secundárias estaduais, 77% ensinavam a disciplina conforme as escrituras religiosas.


Pais e
alunos
resistem
à inclusão
dos LGBTs

Muitas escolas religiosas promoveram explicitamente a visão de que as relações entre pessoas do mesmo sexo eram moralmente erradas.

A orientação do governo sobre RSE indica que as escolas devem ensinar sobre relacionamentos LGBT, a fim de cumprir a Lei da Igualdade de 2010. No entanto, a mesma orientação afirma que as escolas religiosas, incluindo aquelas financiadas pelo Estado, "podem ensinar a perspectiva distinta da fé nos relacionamentos".

Escolas sem um caráter religioso também frequentemente sofrem pressão de grupos de lobby religiosos que se opõem ao ensino sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Um desses grupos, a organização muçulmana anti-LGBT Parents United, organizou recentemente uma conferência onde os oradores disseram aos participantes que as crianças gays devem ser ensinadas a 'arrepender-se'.

Ele havia reclamado anteriormente sobre a inclusão de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo nas aulas de RSE e pedia currículos "sensíveis à fé".

Em 2019, uma escola de Birmingham suspendeu as aulas sobre diversidade depois que reclamações sobre referências a pessoas LGBT+ foram levantadas, principalmente por pais muçulmanos.

• Evangélicos tiram filhos da escola para ensinar valores morais em casa

• Oregon demite diretor de escola que castigava gays com leitura da Bíblia

• Escolas católicas nos Estados Unidos demitem professores homossexuais



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes