Pular para o conteúdo principal

Escolas católicas nos Estados Unidos demitem professores homossexuais

por Jack Jenkins
para Religion News Service 

Duas escolas de Indiana chamaram a atenção nacional nos Estados Unidos pelas tentativas de a Igreja Católica lidar com relacionamento LGBT no mês passado, destacando a posição complexa da Igreja em um país cada vez mais receptivo a diferentes identidades sexuais.

A controvérsia começou quando se revelou que a arquidiocese de Indianápolis retiraria o rótulo de católica da Brebeuf Jesuit Preparatory School porque seus administradores recusaram demitir um professor que é casado com um parceiro do mesmo sexo.

Apenas alguns dias depois, a Cathedral High School — que também é católica — anunciou que demitiria um professor que é assumidamente gay depois de receber a mesma ameaça do arcebispo.

Então vem o plot twist (a reviravolta): os dois são casados um com o outro.

Mas quando a controvérsia veio, por que apenas uma escola demitiu seu empregado, e o que deu a Igreja o direito de fazê-lo?

As respostas a essas perguntas são uma teia emaranhada tanto da lei canônica quanto da lei secular.

O debate em Indiana é somente o último capítulo de uma controvérsia sobre funcionários católicos gays que se estendeu alguns anos atrás.

Embora seja difícil identificar a primeira vez que um funcionário de uma instituição católica foi demitido por estar em um relacionamento do mesmo sexo, o debate público sobre o assunto começou a esquentar por volta de 2014, quando um trabalhador de despensa de alimentos e um diretor musical foram demitidos de instituições católicas por estarem em relações com alguém do mesmo sexo.

No ano seguinte, pelo menos dois professores assumidamente gays foram demitidos ou foram impedidos de trabalhar em escolas católicas.

Enquanto algumas instituições tentaram mudar as políticas depois que as demissões atraíram a atenção da mídia, líderes e administradores católicos geralmente justificaram suas decisões apontando para o catecismo da Igreja Católica, que se refere às "tendências homossexuais" como "objetivamente desordenadas".

Uma sólida maioria dos católicos tem uma visão muito diferente: em 2017, 67% dos católicos americanos apoiavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com o Pew Research Center.

Mesmo quando os católicos norte-americanos classificaram a indignação com as demissões, no entanto, surgiu um subtexto: líderes católicos não estavam necessariamente sondando a vida privada de seus empregados, mas pareciam preocupados principalmente com o fato de seus funcionários serem gays em público.

Em 2015, por exemplo, o arcebispo Salvatore Cordileone, chefe da arquidiocese de San Francisco, distribuiu um novo manual para professores em escolas católicas sob sua orientação instruindo-os a se abster de "visivelmente" contradizer os ensinamentos da Igreja sobre homossexualidade e outras questões como aborto ou controle de natalidade.

Da mesma forma, depois que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em todo o país no mesmo ano, o arcebispo de Miami enviou uma carta a seus funcionários alertando que eles poderiam ser demitidos por postar qualquer coisa na mídia social que expressasse apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Os funcionários testemunharão por seu comportamento público, ações e palavras uma vida consistente com os ensinamentos da Igreja Católica", escreveu o arcebispo Thomas Wenski.

A lei de Indiana é de liberdade religiosa, assim como as leis similares de outros Estados, não concede aos empregadores religiosos carta branca para demitir quaisquer pessoas por sua orientação sexual, mas a justificativa legal dos líderes católicos usualmente invoca algo chamado “exceção ministerial”.

Essa designação existiu por algum tempo e tradicionalmente permitiu denominações e grupos religiosos controlar quem contratava ou demitia para posição tipicamente preenchida pelo clero. Mas em 2012, a Suprema Corte dos EUA emitiu uma decisão que efetivamente expandiu a definição para incluir postos ocupados por pessoas que não são necessariamente líderes religiosos ordenados, mas são, no entanto, "ministros" aos olhos dos praticantes.

Desde então, a liderança católica argumentou que isso inclui posições mantidas pelos professores e, como tal, isenta-os de leis de não discriminação que, de outra forma, poderiam impedir a demissão de alguém simplesmente por ser abertamente gay. Essa era precisamente a lógica delineada pelo arcebispo Charles C. Thompson, em Indiana, quando ele argumentou que Brebeuf Jesuit Preparatory School deveria demitir seu professor por estar em um relacionamento com alguém do mesmo sexo.

"Para efetivamente dar testemunho de Cristo, se eles ensinam religião ou não, todos os ministros em suas vidas profissionais e privadas devem transmitir e apoiar os ensinamentos da Igreja Católica," diz a declaração de Thompson sobre Brebeuf.

"A arquidiocese de Indianápolis reconhece todos os professores, orientadores e administradores como ministros."

Nem todo mundo concorda com a definição da igreja. Pelo menos duas pessoas demitidas de organizações católicas já entraram com ações judiciais.

Algumas das proeminentes demissões de professores católicos assumidamente gays desencadearam retrocessos, mas o caso em Brebeuf levantou um novo debate sobre a autoridade da igreja.

Embora a arquidiocese local tenha retirado a designação de católica da escola, Brian G. Paulson, provincial dos Jesuítas do Centro-Oeste (Midwest Jesuit), argumentou em uma carta que Thompson não deveria estar investigando as decisões internas da escola. 

Paulson argumento que desde que a escolha seja considerada um ministério da Companhia de Jesus (uma ordem independente de padres, chamada Jesuítas) e não da arquidiocese, ela deve ter autonomia sobre seu corpo de funcionários.

Paulson prometeu apelar desta decisão "através do processo formal de apelação estabelecido na lei da igreja: primeiro, buscando o recurso local ao Arcebispo e, se necessário, o recurso hierárquico ao Vaticano".

A situação é diferente na Cathedral High School, que, embora afiliada aos Irmãos da Santa Cruz, não é considerada um ministério formal de uma ordem religiosa como é a Brebeuf. Como tal, perder sua designação católica significaria também a perda da afiliação religiosa da Cathedral High – e, com ela, seu status de sem fins lucrativos.

"Como Brebeuf é um ministério específico dos jesuítas, seu status canônico e sem fins lucrativos é diferente do nosso", dizia um comunicado do presidente do conselho da Cathedral. "Portanto, as duas escolas não podem funcionar da mesma maneira se a Catedral receber um decreto similar como Brebeuf".

Resta ver se os Jesuítas do Centro-Oeste cumprirão sua promessa de levar o caso até ao Vaticano, ou como as autoridades em Roma governariam se chegasse a esse ponto. Mas no curto prazo, não parece que a tensão em torno da questão desapareça tão cedo.

Com tradução de Wagner de Fernandes de Azevedo para IHU Online.






Vídeos mostram estudantes de escola católica nos EUA zombando de índios

Nos EUA, escola católica rejeita jovem negra por ela ter cabelo 'inadequado'

Professores impõem suas crenças em escolas laicas

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

Cibermilícias católicas atacam palestra de Drauzio em escola

Blog católico anônimo promove caça a professor ateu da PUC-PR



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...