Pular para o conteúdo principal

Juiz impede que hospital trate Testemunha de Jeová com transfusão

Paciente de 76 anos corre risco de morte, mas se recusa ao procedimento médico


O juiz Antônio Roberto Andolfatto de Souza, da 3ª Vara Cível, negou pedido de liminar à Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) de Rio Preto, para tratar um paciente com transfusão de sangue.

Com 76 anos, o paciente é Testemunha de Jeová, religião fundamentalista que rejeita a transfusão de sangue.

O juiz não concedeu a liminar argumentando que o paciente, em sã consciência, se manifestou contra o procedimento médico.

Representante do idoso afirmou que, no caso de uma transfusão, haveria, para o paciente, "sérios danos morais e psicológicos", fazendo comparação com um estupro.

O hospital da Funfarme esclareceu que recorreu à Justiça porque o paciente corre risco de morte. Pelo menos até ontem (8) ele continuava internado.

Há casos semelhantes em que a decisão da Justiça foi favorável ao tratamento médico.

Para os fundamentalistas,
Bíblia proíbe a transfusão

> Com informações do Diário da Região e de outras fontes.

Menino morre por falta de transfusão, e pais ficam orgulhosos



• Testemunha de Jeová recusa sangue, morre e deixa 9 filhos

• Mais Testemunhas de Jeová


Comentários

Anônimo disse…
Como pode ainda ter juiz que coloca religião acima da vida humana, isso é um monstro.
Excelente notícia! Parece que, finalmente, há algum avanço civilizacional no Brasil. É bom saber que os direitos básicos dos cidadãos brasileiros também estão a ser respeitados. Dou os meus parabéns a esse juiz competente, imparcial e respeitador dos direitos humanos.

Aqui em Portugal, existe um documento legal (o Testamento Vital) através do qual qualquer pessoa pode recusar tratamentos médicos indesejados sem qualquer problema. A autodeterminação e as liberdades civis estão garantidas e protegidas pela lei.
Anônimo disse…
E se fosse seu pai?
Se fosse o meu pai, a minha mãe, o meu tio, etc., seria igual. Não importa se eu concordo com as opiniões religiosas deles. Não está em causa se eles são TJ, hindus, muçulmanos, ateus ou agnósticos. Exigo que as pessoas que eu amo sejam tratadas com dignidade.

Forçar alguém a receber um tratamento indesejado é considerado crime em qualquer país desenvolvido. Um médico que comete esse crime é processado por danos morais e psicológicos.

Em sociedades evoluídas, esta questão nem se discute. A vontade do paciente é soberana e ponto final.
Anônimo disse…
Mas se fosse seu pai a história seria diferente né
Anônimo disse…
Pena que ele não pode se arrepender depois de morto. Tenho pena desses TJs e Mórmons.
Deso disse…
Seria igual a herança.
Mas se sua religião proíbe procedimentos médicos, pra que você vai pra um hospital.
"... Se sua religião proíbe procedimentos médicos, pra que você vai pra um hospital."

Esse é um equívoco comum sobre as Testemunhas de Jeová; um preconceito que surge da ignorância, e que é perpetuado por opositores e ex-membros da religião.

As Testemunhas de Jeová aceitam procedimentos médicos. Por isso, em caso de doença ou acidente, recorrem aos hospitais. No entanto, mantém-se informadas sobre os procedimentos mais atualizados e exigem ser tratadas da forma mais eficiente e segura. E isso é algo que todas as pessoas deveriam fazer.

Veja o que dizem vários médicos sobre o assunto:

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-antonio-pinna/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-luca-weltert/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-massimo-franchi/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-patrizio-mazza/

Se você acredita que a transfusão de sangue é um procedimento eficaz e seguro, muito bem! Continue a aceite as transfusões! Nenhuma Testemunha de Jeová se sente incomodada com isso. Mas elas também têm o direito de fazer as suas escolhas, tais como hemodiluição, eritropoetina, hidroxietilamido, recuperação intraoperatória de células, e outras opções terapêuticas comprovadamente eficazes.

Anônimo disse…
Testemunhas de Jeová se pautam pela religião e não tem culpa de serem enganados, por isso nesses casos a liberdade de consciência não vale nada, pois são manipulados e não se pode aceitar colocarem a vida em risco por causa de uma mitologia.
Anônimo disse…
Ao camarada ali de cima que fica questionando feito um papagaio "e se fosse seu pai?", respondo:

Em 2014 passei exatamente por essa situação. Apesar de toda a pressão da família e até dos médicos, fiquei feliz por terem respeitado a vontade do meu pai.

Ele faleceu, mas pelo menos faleceu com a consciência tranquila de que havia feito aquilo que Jeová mandou. Certamente ele será um dos ressuscitados.

O problema de vocês é achar que essa vida é tudo.
Anônimo disse…
Camarada, em breve veremos quem deve realmente se arrepender.
Anônimo disse…
Nossa, vc deixou assassinarem seu próprio pai. Vc não vale nada.
Paul Muadib disse…
E porque você acha que ele estará entre os somente 144 mil ressuscitados depois de milhões de seguidores dessa seita terem morrido ?
O juiz está correto , pois o paciente "em são consciêcia...". Pois ninguém é obrigado a aceitar tratamentos, vacinas etc DESDE que essa decisão não interfira na vida de terceiros. Nem seja paciente criança, adolescente ou mentalmente debilitado (embora crentes na maioria o sejam... Hehe...).
Uma pessoa é intensamente manipulada, doutrinada... Depois diz "em são consciência abdico de tratamentos em que considero 'inadequados'". Pela doutrinação severa, essa pessoa (pessoa?) ao receber a transfusão teria sérios problemas psicológicos, e isso é real por violar sua vontade, ainda que insana.
O PODER DA MANIPULAÇÃO para algo péssimo, do ADESTRAMENTO insano, da IMBECIBILIZAÇÃO. Essa é a verdade. Mas os TJs (e tantas outras crenças radicais) "se acham" os "corretos".
E ainda por cima um nonsense vem com links e "médicos que dizem..." e o bla-blá-blá de sempre para validar essa tosqueira TJ.
Anônimo disse…
Toda vez que um religioso, como esse senhorzinho da notícia, morre em decorrência de sua religião, fica provada a teoria da seleção natural.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...