Pular para o conteúdo principal

Juíza anula decisão de igreja presbiteriana que impedia mulheres de falar

Presbitério de Brasília tentou impor a misoginia 

EDELBERTO BEJS
jornalista

A juíza Thaíssa de Moura Guimarães, da 20ª Vara Cível de Brasília, anulou, na segunda-feira, 22 de novembro, decisão do presbitério da Igreja Presbiteriana do Lago Sul, vinculada à Igreja Presbiteriana do Brasil, que proibia mulheres de pregarem ou de dirigirem a palavra nas dependências do templo, segundo resolução adotada em 2018. Esse direito ficou restrito aos homens.

Thaíssa tornou sem efeito duas atas de supostas reuniões que afastaram o Conselho da Igreja do Lago Sul, também o seu pároco, Marcelo de Oliveira Morais, por descumprirem aquela resolução.

 A juíza acatou os argumentos dos membros do Conselho afastado. Eles alegaram que outra corrente na igreja forjou uma reunião que decidira pelo seu afastamento, tomando o seu lugar.

Para oficializar a reunião e legalizar a decisão do grupo usurpador, o presbítero Valcides José Rodrigues de Souza e a Comissão Executiva da igreja brasiliense redigiram uma ata, que levou o número 410, como se fosse do Conselho da Igreja Presbiteriana do Lago Sul, informou o site Brasília Capital.

A ata foi levada à cartório para registro. O cartório, porém, recusou-se a lavrá-la, sob o argumento de que não havia previsão estatutária indicando que o Presbitério da Congregação Brasília Sul poderia eleger ou destituir membros administrativos da igreja. Foi elaborada nova ata com a mesma numeração para ser aceita no cartório.

A ata registrada no dia 7 de janeiro de 2021 recebeu nova numeração — 420 — e foi assinada por quatro pastores e o tesoureiro.

O pastor Marcelo de Oliveira Morais resolveu descumprir a resolução misógina e passou a promover uma série de atividades inserindo mulheres na congregação, e, por isso, acabou punido.

Para justificar no Tribunal Eclesiástico o afastamento do pastor, o diácono Alberto Jaeger de Carvalho mencionou a história bíblica de Jezabel, argumentando que uma mulher da congregação “estava ensinando os homens da igreja a prestarem culto sexual a outros deuses”, contou Marcelo ao Brasília Capital.

Sem direto à voz

> Com informação da Justiça de Brasília. Esse texto foi publicado originalmente no IHU Online.

Médicos impõem sua religião à mulher quanto ao contraceptivo


Mulher é inferior em todas as religiões, diz feminista egípcia


Comentários

Anônimo disse…
Na Europa as igrejas aceitam mulheres, gays e até ateus e pessoas de outras religiões fazendo palestras em seus templos, cheguei a conclusão que é apenas aqui na América Latina que vivem na idade da pedra, a lógica colonial ainda é imposta nos templos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Número de ateus no Brasil é de 2,1 milhões, 1% da população, revela pesquisa

No no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente a abuso sofrido por um corinho por um padre, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2010 e o sistema de publicidade do Goggle em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.    Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu. Jornalismo puro.   No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no   

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Deputada do Amazonas tenta de novo aprovar punição a vilipêndio ao cristianismo

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Padres pedófilos esvaziam igrejas de Arapiraca

Igrejas de Arapiraca tiveram de ser fechadas temporariamente por falta de fiéis, que ficaram chocados com as denúncias de pedofilia envolvendo pelo menos três padres da cidade. Batizados e casamentos foram adiados. Arapiraca é uma cidade alagoana de 209 mil habitantes que fica a 130 km de Maceió, a capital. O bispo Valério Brêdo afastou os sacerdotes Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes. Os três são acusados de terem relacionamento sexual com jovens que por eles teriam sido aliciados ainda na adolescência, quando eram coroinhas. O SBT transmitiu trechos de um vídeo (foto) no qual aparecem Barbosa, de 82 anos, e Fábio Ferreira, 20, fazendo sexo oral mútuo. Ferreira disse que sofre abuso desde os 9 anos e que, aos 10, se queixou à polícia, e nada foi feito. No vídeo, o sexo é consensual. As imagens repercutiram em todo o mundo, inclusive no Vaticano, já abalado pelas denúncias de que a prática de pedofilia tem sido comum entre os padres de países como a Irlan...

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas