Pular para o conteúdo principal

Pesquisas confirmam que a Era Secular está chegando a galope nos Estados Unidos

Jovens se afastam da religião

JAMES A. HAUGHT / 
Free Inquiry

A tão prevista Era Secular está chegando a galope. Pesquisa após pesquisa revela aumentos vertiginosos de americanos que dizem que sua religião é "nenhuma".

A Pesquisa da Família Americana de 2017 descobriu que “ninguém” passou de um terço dos adultos nos EUA — a proporção mais alta já registrada. Essas pessoas sem igreja se tornaram a maior categoria de fé do país.

Divulgada em novembro pela Brigham Young University, a pesquisa nacional descobriu que 34% dos entrevistados se autodenominavam ateus, agnósticos ou “nada em particular”. Eles ultrapassaram os protestantes (33%), católicos (21%), judeus (2%), muçulmanos (2%), mórmons (1%), hindus (1%) e “outros” (4%).

Outra pesquisa de 2017, feita pela Pew Research, descobriu que a proporção de americanos que se identificam como religiosos caiu para cerca de metade. Apenas 48% escolheram “religioso e espiritual”, 27% escolheram “espiritual, mas não religioso”, 18% escolheram “nem religioso nem espiritual” e 6% se disseram “religiosos, mas não espirituais”.

Também no mesmo ano o Public Religion Research Institute emitiu um relatório dizendo que "atualmente apenas 43% dos americanos se identificam como brancos e cristãos" e que "em 1976 cerca de 8 em 10 americanos (81%) dos americanos se identificaram como brancos e com uma denominação cristã”,

Claro, parte desse declínio impressionante decorre da demografia. Imigrantes asiáticos, hispânicos, negros e outros aumentam a população da América, reduzindo a proporção de brancos europeus tradicionais. No entanto, o recuo implacável da religião também é um fator importante na mudança.

Com base em uma pesquisa com mais de 100.000 participantes em todos os 50 estados, o PRRI disse que aqueles que respondem abertamente que não têm religião agora constituem um quarto dos adultos, excedendo os católicos (21%), evangélicos brancos (16%) e todos os grupos menores.

Vários estudos anteriores encontraram um recuo implacável da religião nas democracias ocidentais. Começou na Europa após a Segunda Guerra Mundial, depois se espalhou pelo Canadá, Austrália, Japão, Nova Zelândia e outros. No início, a América parecia uma exceção — mas a tendência chegou com força total.

O protestantismo tradicional, com ministros educados em seminários e visões políticas progressistas, foi o primeiro a sofrer o baque.

Grandes denominações começaram a entrar em colapso na década de 1960 e perderam milhões de integrantes, Na sequência, multidões de católicos abandonaram sua igreja — um êxodo tão grande que um décimo dos adultos americanos hoje são ex-católicos. Finalmente, tardiamente, as perdas começaram a atingir os evangélicos brancos.

O fundador do PRRI, Robert P. Jones, autor de The End of White Christian America , comentou que as pesquisas estão "fornecendo evidências sólidas de estar ocorrendo uma nova e segunda onda de declínio de religiões de americanos brancos, a exemplo do que houve na última década nos Estados Unidos".  

O diretor de pesquisa do PRRI, Daniel Cox, disse que especialmente os jovens americanos estão abandonando a religião — muitos deles enojados com valores intolerantes e fanáticos entre os fundamentalistas que denunciam gays, tentam proibir o aborto, protestam contra a sexualidade de Hollywood, querem manter a maconha ilegal e coisas do gênero.

“Os jovens têm muito menos probabilidade de acreditar que esta é uma 'nação cristã' ou de dar preferência à identidade cristã”, disse Cox. 

Os próprios gays renunciam à religião com quase o dobro da taxa de "heterossexuais". O estudo PRRI descobriu que 46% deles dizem que sua fé é "nenhuma".

As perdas de igrejas na América têm implicações políticas. Os evangélicos brancos são o coração do Partido Republicano, enquanto os “não” mais jovens e com formação universitária se destacam na base democrata. O segmento GOP está encolhendo enquanto o grupo liberal está crescendo. Infelizmente, muitos “não” não votam — mas mesmo assim sua ascensão muda a cultura e os valores da América.

A civilização ocidental passa por épocas — a Renascença, o Iluminismo, a Revolução Industrial, a Era Colonial, a ascensão da democracia, etc. Acho que o Ocidente agora está firmemente na Era Secular, quando a religião sobrenatural se transforma em uma franja desacreditada. 

O mundo muçulmano continua atolado na fé mágica, com consequências trágicas, mas o Ocidente está mudando em direção à honestidade intelectual.

Êxodo começou na década de 60

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja. O artigo acima foi publicado em junho de 2018 no Free Inquiry. Ele se mantém atual porque pesquisas mais recentes confirmam suas premissas.

Secularização orgânica que ocorre nos Estados Unidos é força do bem 



Igreja Católica da Alemanha perde mais de 400.000 fiéis somente em 2019


Comentários

Unknown disse…
Nada é puro para os impuros. Quem não tem o Espirito de Deus não compreende as coisas de Deus. Não devemos deturpar as Escrituras Sagradas. Se o olho for mau...
Anônimo disse…
Ta falando de qual deus?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p